A revista Vanity Fair divulgou as primeiras imagens de Duna, novo filme dirigido por Denis Villeneuve que adapta o livro de Frank Herbert.
As imagens destacam os atores Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) – interpretando o protagonista Paul Atreides, Zendaya (Homem-Aranha: Longe de Casa) – como a misteriosa Chani , Jason Momoa (Aquaman) – vivendo Duncan Idaho – um dos mentores de Paul, Oscar Isaacs (Star Wars: A Ascensão Skywalker) – que interpreta Duke Leto – pai de Paul, Josh Brolin (Vingadores: Ultimato) – como Gurney Halleck – segundo mentor de Paul, Rebecca Ferguson (Doutor Sono) – interpretando Lady Jessica – mãe de Paul, Sharon Duncan-Brewster (Rogue One: Uma História Star Wars) – interpretando a Dra. Liet Kynes e Javier Bardem (Mãe!) – vivendo Stilgar – líder da tribo Fremen.
O elenco ainda conta com Stellan Skarsgård (Chernobyl) – dando vida ao vilão Barão Vladimir, Dave Bautista (Guardiões da Galáxia) – interpretando Glossu Rabban e Charlotte Rampling (45 Anos) – como Bene Gesserit.
“Eu não teria concordado em adaptar esse livro em um único filme,” disse o diretor à revista. “O mundo é complexo demais. É um mundo que ganha força nos detalhes.”
“Não importa em que você acredita, a Terra está mudando e teremos que nos adaptar,” acrescenta. “É por isso que eu acho que Duna, esse livro, foi escrito no século 20. Era um retrato distante da realidade do óleo e do capitalismo e da exploração, da superexploração da Terra. Hoje em dia, as coisas estão muito piores. É uma história à frente de seu tempo, mas também pede pela ação para a juventude.”
“Por mais que eu ame profundamente o livro, eu sinto que o barão flertava constantemente com um lado caricato,” diz Villeneuve. “E eu tentei dar um pouco mais de dimensão a ele. É por isso que eu trouxe o Stellan. Stellan tem algo nos olhos dele. Você sente que é alguém pensando, pensando, pensando—que tem aquela tensão e que ele está tramando algo, profundamente nos olhos. Eu posso garantir, que pode ser bem assustador.”
“É um livro que aborda política, religião, ecologia, espiritualidade – e com muitos personagens,” ressalta o cineasta. “Eu acho que é por isso que é tão difícil. Honestamente, é de longe a coisa mais difícil que eu já fiz.”
Duna está previsto para chegar aos cinemas em dezembro de 2020.