Muito em breve, finalmente poderemos conferir o final de Game of Thrones. Ao longo das sete últimas temporadas, conhecemos personagens fantásticos que passaram por diversos locais de Westeros. Muitos morreram pelo caminho, mas os que ficaram, tiveram de vencer muitos desafios.
As vezes, com tantas reviravoltas, é difícil lembrar o caminho que os personagens percorreram, até mesmo os principais! Por isso, resolvemos fazer um resumo das trajetórias dos três personagens centrais da trama.
3. Daenerys Targaryen:
Como Daenerys, a Princesa Targaryen, se tornou a Quebradora de Correntes e como foi sua jornada?
Vendida pelo irmão, Daenerys teve que superar o assassinato de seu primeiro amor, Khal Drogo e a perda de seu filho – que, de certa forma, renasceu em seus dragões. Liderando parte do Khalasar, ela se dirige a Qarth e suas visões na Casa dos Imortais revelaram coisas sombrias sobre o futuro de Westeros.
Em Andrapor, ela compra Imaculados, só para liberta-los depois e queimar o dono deles – e também conquista Yunkai nesse tempo.
Finalmente, ela chega em Meereen onde instala seu governo e mata os mestres de escravos. É aqui que descobre a verdade sobre Jorah e como ele a espionava em nome do Trono de Ferro; sentida pela traição, a Mãe dos Dragões expulsa Mormount.
As Águias da Harpia surgem e começam a trazer problemas para o seu governo, enquanto sua popularidade com o povo comum também cai. Sobrevive a uma tentativa de assassinato e sai voando com Drogon, que a deixa em uma parte do Desertro Dothraki – ela é capturada por Khal Moro, antigo companheiro de seu marido.
Alguns episódios depois, ela bota fogo no templo Dothraki e é aceita como Khaleesi. Na última temporada, com Tyrion como seu conselheiro, a Rainha Daenerys chega em Pedra do Dragão e destrói o exercito Tarly; salva Jon Snow e seus homens no Norte, mesmo tendo lhe custado um dragão. Após negociar com Cersei, ela retorna a Pedra do Dragão para descobrir um jeito de destruir os White Walkers.
2. Jon Snow:
Jon Snow, o pequeno bastardo de Ned Stark, nunca se sentiu parte da família – até mesmo o lobo que adotou, era diferente dos demais adotados por seus irmãos. O menino decide se juntar a seu tio Benjen Stark e servir a Patrulha da Noite; acaba caindo nas graças do Senhor Comandante Jeor Mormont, mas Allister Thorne não vai com a cara do bastardo. Ele quase deserda ao ouvir que seu pai foi assassinado, mas é convencido a ficar e salva a vida de Mormont, que é atacado por um White Walker.
Como Benjen Stark não voltou de sua patrulha, Jon acaba integrando um grupo para procura-lo; Quando o jovem e seu companheiro são capturados por selvagens, ele se infiltra no bando e finge repudiar os antigos amigos – e acaba se aproximando da jovem Ygritte. Após um ataque a Castelo Negro, Jon trai os selvagens e foge, deixando sua amada para trás.
De volta à Patrulha, ele descobre toda a desgraça que caiu sob sua família (da destruição de Winterfell até o Casamento Vermelho). É acusado de traição por Allister Thorne; ao provar sua inocência, vai para uma missão na Fortaleza de Craster, onde o Senhor Comandante Mormont é traído e assassinado, porém Jon consegue derrotar os rebeldes. Retorna em segurança e avisa Thorne sobre um ataque selvagem em Castelo Negro, mas é ignorado; quando o ataque acontece, Jon lidera os patrulheiros e captura Tormund, porém Ygritt morre em seus braços.
Com a ajuda de Lorde Stannis, Jon derrota os selvagens e é eleito Senhor Comandante da Patrulha; apenas para ser morto por seus companheiros. Ele revive três dias depois e lidera ataques a Winterfell, em nome de seu irmão Rickon, mesmo sem a ajuda de diversos líderes Nortenhos – no final, Mindinho e a Senhora Sansa trazem o exercito do Vale e Jon sai vitorioso. Ele vai de encontro com a Rainha Daenerys para pedir ajuda.
1. Cersei Lannister
Cersei Lannister, a única filha de Lorde Twyin e Senhora Johanna, é uma das antagonistas preferidas dos fãs! Sua história começa quando ela bola uma emboscada para o Rei Robert, que estava prestes a descobrir o verdadeiro parentesco de seus filhos – ao matar o marido, seguido por Ned Stark (Mão do Rei, que sabia do incesto entre Cersei e seu irmão, Jaime), seu filho Joffrey se torna rei e ela Rainha Regente.
Twyin não achava que a filha sabia manter controle sobre o garoto, e pede para que Tyrion Lannister sirva como conselheiro; os dois não se entendem, mas Tyrion usa sua influência e manda a única filha de Cersei, Myrcella Baratheon, para se casar com Trystane Martell, herdeiro de Dorne.
Com a chegada de Margaery Tyrell, a nova esposa de Joffrey, Cersei teme perder sua influência e trama planos contra a família. Twyin descobre as ideias de Jardim de Cima, que incluíam casar Sansa Stark com Loras Tyrell – e para impedi-los, casa a jovem nortenha com seu filho anão. A vitória da Rainha Regente dura pouco, e ela é obrigada se casar com Loras.
Acusa Tyrion e Sansa pela morte de Joffrey, e manipula o julgamento para que eles sejam considerados culpados – o anão pede julgamento por combate. Com o lutador de Cersei vencendo Oberyn Martell (que escolheu lutar por Tyrion), o anão é condenado à pena de morte; Cersei se nega a se casar com Loras, mas Tyrion consegue fugir.
A Rainha começa a sofrer consequências pela morte de Oberyn Martell, e sua filha Myrcella é envenenada em Dorne; Margaery se casa com Tommen Baratheon e Cersei tenta brecar Jardim de Cima dando autorização para a Fé Militante. A Fé consegue prender Margaery e Loras, mas também prendem Cersei – já que seu primo, Lancel Lannister, confessou que mantinha relações com ela.
Cersei realiza a caminhada da vergonha de volta à Fortaleza Vermelha, onde descobre que será julgada pelos Sete Deuses. Com Margaery se juntando à Fé Militante e convencendo Tommen a unir a Fé com a Coroa, a Rainha bola um plano e explode o Septo de Baelor – matando Margaery, Loras e o pequeno conselho. Tommen comete suicídio e Cersei se torna Rainha dos Sete Reinos.
Na última temporada, Cersei se encontrou com Jon e Daenerys – mentindo sobre enviar tropas de Porto Real ao Norte. Jaime descobre a mentira e abandona a irmã, para se juntar na luta contra os White Walkers.