A Graphic MSP é um projeto da Mauricio de Sousa Produções, que começou lá em 2011. Ele é herdeiro do Mauricio De Sousa Por 50 Artistas, que tinha o propósito de homenagear os 50 anos de carreira do quadrinista.
Quase três anos depois, nós conhecemos o Graphic MSP, onde artistas brasileiros são convidados a fazer releituras dos famosos personagens do Mauricio; e com mais de dezoito títulos, vamos aos poucos falando de cada um.
Eles trazem uma releitura madura e sensível para os personagens, uma coisa bem diferente das edições tradicionais da Turma da Mônica e da Turma da Mônica Jovem.
As análises sobre a vida que essas obras trazem, podem fazer esses edições virarem seus quadrinhos de cabeceira.
Hoje, vamos conversar sobre Força e Lições; Dois quadrinhos que, de certa forma, abordam o mesmo tema de formas bem diferentes – mas com uma qualidade inegável.
Em Força (escrita por Bianca Pinheiro), Mônica é obrigada a encarar uma luta que ela não pode vencer apenas com coelhadas.
Quase sem diálogos, a obra trabalha muito bem os nossos medos quando pequenos – onde tudo é tão maior que a gente e os problemas dos adultos parecem tão distantes.
O medo é personificado como um monstro e a Mônica precisa se esconder dele; Como você enfrenta algo que, tecnicamente, não existe?
Uma das coisas mais legais é que, mesmo que o problema enfrentado seja algo sério, o foco é como ela lida com isso. As noites mal dormidas, o receio de encarar o problema e como isso atrapalha suas outras interações sociais.
A força mencionada no título, é esse tipo de força, de enfrentar problemas que achava que não existiam. Outra coisa interessante é a presença do Sansão, que é o símbolo do “poder” que a Mônica tem na rua – afinal, ser a Dona da Rua não é fácil.
Ele está presente em quase todas as cenas – tem uma muito bonita, que mostra ela bem pequena com o Sansão no colo, mostrando como a Mônica cresceu com ele.
Os traços são a coisa mais fofa e casam muito bem com o tom dado a história – que apesar de carregar um tema sério, traz uma leveza e facilita muito a leitura.
Lições, (Por Lu Cafaggi e Victor Cafaggi), também fala sobre os problemas enfrentados na infância, só que de forma mais abrangente. Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali aprontam na escola e precisam lidar com as consequências de seus atos. Cada um é punido de forma diferente e os arcos são construídos mostrando a “evolução” de cada personagem.
Toda a punição que a gente recebe quando pequeno parece exagerada, até porque, não foi nada demais né? Então, nosso sentimento de adulto se mistura com as nossas angústias de criança, deixando a leitura bem dinâmica.
Os tons pastéis ajudam a estabelecer o clima e a leitura flui de maneira fenomenal. A sinergia entre os quatro personagens é muito bem trabalhada e você sente o vínculo entre eles crescer em cada página.
Não só isso, mas o quadrinho também fala sobre não encarar a punição como punição, e sim como um desafio – algo que ajude no seu crescimento. E ver os pequenos aprendendo a fazer isso, é de aquecer o coração.
Tanto Força quanto Lições trazem mensagens importantes sobre superação e o mundo visto por uma perspectiva diferente da nossa – os novos adultos da internet. E também mostra que é possível se reinventar, ser original e ao mesmo tempo ser saudosista no mundo dos quadrinhos.
Outro ponto que adoro lembrar, é que estamos falando de um produto, que não só é de qualidade, como também 100% nacional.
Esses são só dois títulos da maravilhosa Graphic MSP. Entre eles, nós ainda temos minhas outras paixões – Bidu: Caminhos e Lembranças – e aos poucos, a gente conversa sobre cada um.