[GUIA] Star Wars Jedi: Survivor | 12 dicas para facilitar sua vida e dominar a aventura!

0
1669

Star Wars Jedi: Survivor, o mais recente lançamento da EA e Respawn, traz o Jedi Cal Kestis em mais uma aventura repleta de perigos com seu fiel companheiro, o droide BD-1. Dessa vez, as ameaças são maiores e o Império não descansará até derrotar o herói.

Antes de começar a jogatina, o Cromossomo Nerd separou 12 dicas para você se preparar para a jornada em grande estilo e estar pronto para qualquer perigo que apareça no seu caminho, como um bom cavaleiro Jedi!

Quem quiser, também pode conferir nosso review completo neste link.

1 – Se atualize na trama

Star Wars Jedi: Survivor se passa cinco anos após os eventos de Star Wars Jedi: Fallen Order, que foi lançado em 2019. Se você jogou há algum tempo, é provável que não se lembre de muita coisa.

Mesmo trazendo uma recapitulação, ela é extremamente simples e não explica pontos da trama anterior. Caso você não consiga rejogar o antecessor, busque um resumo no YouTube para se familiarizar com alguns detalhes e ter a experiência completa.

2 – Aprenda a se orientar

Star Wars Jedi: Survivor é muito maior do que seu antecessor em escopo e exige que você explore mapas maiores e repletos de detalhes. Como é de se esperar, saber para qual local você deve ir pode ser desafiador algumas vezes, por isso não tenha vergonha de ativar o assistente de navegação, um ícone que mostrará no minimapa onde você precisa ir.

Vale também ficar nas cores do mapa. Partes verdes e amarelas indicam locais que você pode passar, enquanto objetos vermelhos indicam um caminho bloqueado por alguma coisa que você ainda não pegou. Preste atenção nos cenários também, muitos deles possuem beiradas escaláveis, enquanto paredes podem ser utilizadas para correr, enquanto rachaduras podem ocultar uma nova área.

3 – Use o pulo duplo SEMPRE

Como um bom Jedi, Cal consegue dar o famigerado pulo duplo, atingindo locais mais latos. Porém, o parkour de Star Wars Jedi: Survivor exige correr pelas paredes para chegar em determinadas partes.

Caso você seja ingênuo e pule uma vez, pode acabar caindo antes da hora. Ao utilizar o pulo duplo, o Jedi terá mais altura e conseguirá percorrer uma distância maior. No combate contra algumas criaturas, saltar por cima delas e atacar suas costas te dará uma vantagem interessante.

4 – Mexa nas configurações sem medo de ser feliz

Star Wars Jedi: Survivor conta com diversas opções de acessibilidade e algumas podem ser bem úteis em determinadas situações. Por exemplo, o jogo conta com diversas seções de plataforma que podem ser um inferno para aqueles que não estão acostumados ou não têm destreza para esse tipo de desafio.

Nas opções, é possível desativar o dano por quedas, permitindo que Cal caia quantas vezes forem necessárias sem penalização da saúde. Se você tem aracnofobia, há algo para ajudar contra inimigos aracnídeos. Porém, se você fica desconfortável com mutilações, é possível desativar os desmembramentos.

5 – Se está no jogo, é para usar

Star Wars Jedi: Survivor traz algumas missões de histórias na companhia de aliados, que eu não mencionarei por spoilers. Eles contam com uma habilidade útil que pode ser ativada ao apertar R1 + quadrado no PlayStation.

Ao utilizá-la, você terá tempo para respirar e até mesmo se curar nas partes críticas. Claro, há um tempo de recarga, mas ele é breve e poderá ser ativado rapidamente em poucos instantes. Use e abuse das habilidades!

6 – Uma arma elegante para tempos mais civilizados

Como todo cavaleiro Jedi, Cal conta com seu sabre de luz e domina completamente a arma. Assim como jogos soulslike, defender no momento certo fazem totalmente a diferença no combate, mas isso não significa que você deva esquecer da defesa comum sempre que possível.

Enquanto seu medidor de defesa não estiver vazio, você conseguirá bloquear a maioria dos ataques. Se seu oponente estiver piscando em vermelho, use o salto duplo ou se esquive para o mais longe possível.

7 – 1001 utilidades

Apesar do sabre de luz ser uma arma fascinante, ela não deixa de ter outras funções simples, porém úteis. Em alguns ambientes escuros, BD-1 acenderá sua lanterna para ajudar, mas ela tem um alcance pequeno.

Para ajudar, ligue o sabre e navegue mais tranquilo por essas partes. Se você usa a postura com duas espadas, melhor ainda.

8 – Procure por atalhos

Como todo jogo de aventura, Star Wars Jedi: Survivor exige que você volte a algumas partes para resolver pendências. Muitas vezes, o caminho de ida é longo e tortuoso, mas ao chegar no final dele, você encontrará alguma coisa para voltar ao ponto inicial facilmente, como tirolesas e cordas.

Além de cortarem bastante caminho, eles são fundamentais por permitir que o jogador chegue a um ponto de meditação rapidamente para se curar ou trocar algum elemento na jogabilidade, como as posturas.

9 – A viagem rápida é sua amiga

Star Wars Jedi: Fallen Order não tinha a melhor exploração do mundo e foi duramente criticado por não contar com uma viagem rápida. Felizmente, a Respawn ouviu as críticas com carinho e implementou a mecânica Star Wars Jedi: Survivor para facilitar a sua vida.

Porém, a viagem rápida apenas funciona no planeta em que você estiver no momento e no ponto de meditação, um bom ponto para que você interaja com todos e tenha uma rede de teletransporte eficaz. Vale frisar que alguns momentos da história, o recurso será desativado temporariamente.

10 – Eu voltarei

Se você adora coletar tudo o que aparece pelo mapa e ama explorar segredos, você perceberá que Star Wars Jedi: Survivor bloqueia diversas partes dos planetas por mecânicas que você não obteve, obrigando o jogador a retornar naquele local.

Não perca seu tempo rachando sua cuca quando você ver um item e não conseguir pegá-lo. Provavelmente, algo está faltando e você precisará progredir na história. Então, apenas aproveite a trama e procrastine sua exploração sem dó.

11 – Olha o consumismo

Se você adora esquema de árvore de habilidades, Star Wars Jedi: Survivor traz oito ramificações diferentes para você personalizar Cal. Desde saúde até o medidor de força, até mesmo as posturas dos sabres de luz possuem vantagens interessantes.

Por mais tentador que seja queimar os pontos e completar as árvores, eles são escassos. Guarde-os, analise seu estilo de jogo e tente escolher apenas aquilo que irá enriquecer sua experiência.

12 – Experiência valiosa

Ao matar inimigos, Cal ganha experiência para encher sua barra. Ao completá-la, você ganhará um ponto. Porém, há um detalhe: se você morrer, sua barra de experiência esvaziada e você precisará procurar pelo inimigo que te matou para recuperá-la. Entretanto, os pontos obtidos pela barra cheia não poderão ser perdidos.

Caso você seja malandro, poderá usar essa mecânica a seu favor. Se você perceber que está próximo de enfrentar um chefe e não quer arriscar perder experiência, encha sua barra até ganhar um ponto, assim você não terá nada a perder (literalmente!).

Além disso, há uma segunda malandragem muito importante. Quando você mata um inimigo brilhando em dourado, você irá recuperar sua experiência, saúde e Força. Em chefes, um pilar ficará no local da sua morte. No confronto com eles, você poderá usar o local da sua morte como uma emergência para recuperar toda a sua vida e prolongar sua sobrevivência.