Internet – O Filme | Se gostou, se inscreve no canal

0
764

Internet – O Filme se passa em um evento de youtubers num hotel de luxo, colocando-os em situações adversas e fazendo de tudo para alcançarem o sucesso. O filme não tem apenas um arco dramático, é dividido em histórias paralelas que vão se desenrolando ao decorrer do longa, havendo pequenas relações entre si uma vez que se passam no mesmo ambiente.

Umas mais relevantes e aprofundadas que outras, fazendo com que o filme não permita que o público consiga se relacionar com todos os personagens, como é o exemplo do personagem Nicolas, interpretado pelo youtuber Mauro Nakada, o mesmo aparece apenas no início, chegando ao evento, e nunca mais é mencionado.

Alguns youtubers, apesar de terem nomes diferentes na trama, acabam interpretando a si mesmos. Enquanto outros, fazem algo totalmente diferente de suas personalidades na vida real e provam o “talento” da atuação. O elenco conta com pouquíssimos atores profissionais, porém não foi uma experiência maçante assistir ao longa, já que não foram interpretações engessadas e extremamente ensaiadas.

Não peca na fotografia, contando com planos e movimentos de câmera dinâmicos, estética e linguagem da internet em cenas que brincam com as plataformas de vídeo, o que acaba aproximando o espectador. Conta com muitas referências de filmes americanos contemporâneos de comédia e ação, tanto na fotografia quanto também na trilha sonora (e o próprio roteiro), que faz uso de músicas fortes em cenas de tensão.

Há a presença de algumas piadas internas que talvez apenas fãs conseguem entender, mas não é algo que se repete muito, o que tornaria o filme pessoal demais e causaria afastamento. Boas sacadas, humor atual e referências a acontecimentos com youtubers estrangeiros também fazem parte da trama, além dos icônicos Raul Gil, Palmirinha e Mr. Catra que fazem pequenas aparições durante o filme que acabam valendo muito mais do que outras cenas que são consideradas peças chave na trama.

O filme é contraditório em certos momentos, por fazer crítica ao uso abusivo da internet. Se tratando de um filme sobre “A Internet”, não esperava esse tipo de questão sendo abordada. Porém concluo que Internet – O Filme não é um filme sobre Internet, mas sim sobre o YouTube e outros aplicativos de imagens e vídeos, visto que quase não faz alusão a outros tipos de mídias digitais.

O filme agrada muito mais os fãs (já que é um grande fan service) do que quem apenas está procurando um filme para assistir num domingo à tarde nos cinemas, mas pode te arrancar algumas risadas.