A franquia Kingdom Hearts conta com uma série de jogos e eventos importantes, o que deixa um pouco confuso entender tudo o que acontece, mesmo nos títulos principais.
Pensando nisso, resolvemos explorar melhor alguns pontos que podem ficar subentendidos, assim como o histórico de alguns personagens principais e a respectiva relação entre eles.
Kingdom Hearts: O coração de todos os mundos
Nos jogos da franquia, o Kingdom Hearts é frequentemente descrito como o coração de todos os mundos e a fonte de toda a luz e poder. Ele é considerado uma entidade de poder supremo, capaz de conceder controle absoluto sobre a luz e a escuridão, e é o objeto de desejo de muitos personagens na série.
Representações de Kingdom Hearts
Kingdom Hearts aparece de várias formas ao longo da série:
- Como uma enorme lua em forma de coração: Esta é a forma mais icônica e visível de Kingdom Hearts, frequentemente associada a eventos cataclísmicos e batalhas finais.
- Como uma entidade mística e intangível: É visto como um portal ou fonte de poder que existe além da compreensão plena dos personagens.
A versão artificial criada pela Organização XIII
A Organização XIII, liderada por Xemnas, busca criar um novo Kingdom Hearts artificial para recuperar seus corações perdidos e se tornar seres completos novamente. Para isso, eles manipulam eventos e coletam corações dos Heartless derrotados pelos portadores da Keyblade.
Coleta de corações
A organização usa Nobodies como Roxas, que podem empunhar a Keyblade, para derrotar Heartless e liberar seus corações. Esses corações são então coletados e acumulados para formar um novo Kingdom Hearts. Cada coração coletado contribui para a formação de um enorme coração no céu, representando o crescimento do Kingdom Hearts artificial.
A criação do Kingdom Hearts artificial
O Kingdom Hearts artificial começa a se formar como uma enorme lua no céu, visível a partir do Castelo Oblivion e outros locais importantes. Esta criação é central para os planos da organização, pois representa sua única chance de se tornarem seres completos novamente.
Por que DiZ tentou digitalizar o Kingdom Hearts artificial?
DiZ (Darkness in Zero), a identidade adotada por Ansem, o Sábio, após ser traído por seus aprendizes, busca vingança contra Xehanort e a Organização XIII. Ele vê o Kingdom Hearts artificial como um abominação e um símbolo da traição e das manipulações de Xehanort.
Plano de DiZ para a digitalização
DiZ cria um dispositivo para digitalizar o Kingdom Hearts artificial e transformá-lo em dados, essencialmente destruindo-o e negando seu poder à Organização XIII. Seu objetivo é impedir que Xemnas e os outros membros da organização realizem seus planos malignos.
Resultado do plano de DiZ
No clímax de Kingdom Hearts II, DiZ ativa seu dispositivo enquanto Sora e seus amigos enfrentam Xemnas. No entanto, o dispositivo sobrecarrega e explode, criando uma enorme explosão de energia. Embora a explosão destrua parte do Kingdom Hearts artificial, ela também danifica gravemente DiZ, resultando em sua morte. O sacrifício de DiZ impede a organização de completar seus planos, mas também cria um caos que Sora e seus aliados devem enfrentar.
O plano de Xehanort
Em Kingdom Hearts III, o verdadeiro Kingdom Hearts torna-se novamente o foco principal dos antagonistas. Xehanort, agora liderando a Verdadeira Organização XIII, planeja usar a χ-blade (X-Blade) para abrir o verdadeiro Kingdom Hearts e reiniciar o universo, criando um novo equilíbrio perfeito entre luz e escuridão.
Forjando a χ-blade
A batalha final ocorre no Cemitério de Keyblades, onde os Sete Guardiões da Luz enfrentam os Treze Seekers da Escuridão. Durante a batalha, Xehanort consegue forjar a χ-blade, utilizando as lutas e os sacrifícios dos personagens para canalizar o poder necessário.
Ascensão de Kingdom Hearts
Após forjar a χ-blade, Xehanort invoca o verdadeiro Kingdom Hearts, que aparece no céu como uma enorme lua em forma de coração. Ele pretende usar seu poder para reiniciar o universo, mas é confrontado por Sora e seus amigos.
A batalha final
A batalha final contra Xehanort ocorre dentro do verdadeiro Kingdom Hearts, onde Sora e os Guardiões da Luz enfrentam Xehanort em uma série de confrontos épicos. Com o apoio de seus amigos e a força de sua própria luz, Sora consegue derrotar Xehanort.
Restauração do equilíbrio
Após a derrota de Xehanort, os heróis trabalham para fechar o verdadeiro Kingdom Hearts e restaurar o equilíbrio nos mundos. A χ-blade é destruída, e a paz é temporariamente restaurada enquanto Sora e seus amigos retornam aos seus mundos.
O Master of Masters
O Master of Masters é uma figura misteriosa e enigmática, introduzida em Kingdom Hearts χ Back Cover.
Ele é o mentor dos Foretellers e Luxo (que falaremos de forma mais detalhada mais adiante), e é responsável por escrever o Livro das Profecias, que prevê eventos futuros. Conhecido por seu comportamento excêntrico e imprevisível, o Master of Masters parece ter um conhecimento profundo sobre o destino dos mundos e um plano elaborado para guiá-los através do caos.
Os Foretellers
Os Foretellers são cinco dos seis aprendizes do Master of Masters, além de Luxu. Eles são:
- Aced: Forte e determinado, é o líder da União Ursus.
- Invi: Leal e observadora, lidera a União Anguis.
- Gula: Perspicaz e solitário, é o líder da União Leopardus.
- Ava: Gentil e altruísta, lidera a União Vulpes.
- Ira: Calmo e responsável, lidera a União Unicornis.
Cada Foreteller é encarregado de liderar uma União de Keyblade Wielders e proteger o equilíbrio entre a luz e a escuridão. Eles recebem uma cópia do Livro das Profecias, que contém previsões sobre futuros eventos catastróficos, incluindo a Guerra das Keyblades.
O destino do Master of Masters
O destino do Master of Masters é um dos maiores mistérios da série. Após dar suas instruções aos Foretellers e a Luxu, ele desaparece misteriosamente. Seu paradeiro é desconhecido, e sua ausência deixa muitos questionamentos sobre suas verdadeiras intenções e o conteúdo de seus planos.
Quem é Luxu?
Luxu é um dos seis aprendizes do Master of Masters. Ele é apresentado pela primeira vez em Kingdom Hearts χ Back Cover. O Master of Masters confia a Luxu a importante tarefa de observar e registrar os eventos que se desenrolam após a Guerra das Keyblades. Para isso, Luxu recebe uma Keyblade especial, a No Name, que contém o olho do Master of Masters, permitindo que ele veja tudo o que acontece.
Missão de Luxu
A missão de Luxu é transmitir a No Name de geração em geração, garantindo que o olho do Master of Masters possa testemunhar os eventos do futuro. Além disso, Luxu carrega uma misteriosa Caixa Preta, cujo conteúdo e propósito são desconhecidos. Luxu deve manter o conteúdo da caixa em segredo, aguardando o momento certo para revelar seu propósito.
A identidade de Xigbar
Em Kingdom Hearts III, é revelado que Xigbar, um dos membros fundadores da Organização XIII, é na verdade Luxu. Esta revelação é um dos momentos mais chocantes da série, mudando a percepção dos fãs sobre o personagem.
A Guerra das Keyblades em Kingdom Hearts
A Guerra das Keyblades é um evento catastrófico que resulta na destruição de muitos mundos e no surgimento dos Heartless. Os Foretellers tentam evitar esse desastre, mas acabam se envolvendo em conflitos internos e desconfianças, levando à guerra que eles tanto temiam.
Porque a Guerra das Keyblades começou
A Guerra das Keyblades foi causada por uma série de mal-entendidos e desconfianças entre os Foretellers. Cada um deles recebeu do Master of Masters uma cópia do Livro das Profecias, que previa um futuro sombrio. A competição por luz e poder, exacerbada por um traidor não identificado entre eles, gerou uma desconfiança mútua. As Uniões, lideradas pelos Foretellers, começaram a lutar umas contra as outras, cada líder acreditando que estava agindo para proteger o equilíbrio da luz e evitar a escuridão predita nas profecias.
Resultado da Guerra das Keyblades
A Guerra das Keyblades culminou em uma batalha massiva no Cemitério de Keyblades. O conflito resultou na destruição de muitos mundos, na disseminação dos Heartless e na quase extinção dos Keyblade Wielders. A luta pela luz resultou em um desequilíbrio significativo, espalhando a escuridão e causando um enorme dano aos mundos. No fim, a guerra levou ao desaparecimento dos Foretellers, que se tornaram os Mestres Perdidos, e deixou uma cicatriz permanente no universo de Kingdom Hearts.
O destino dos Mestres Perdidos
Após a guerra, os Mestres Perdidos desaparecem misteriosamente. No entanto, em Kingdom Hearts III, é sugerido que eles ainda têm um papel a desempenhar no futuro da série. A cena pós-créditos do jogo mostra Luxu, agora como Xigbar, invocando os Foretellers de volta, sugerindo que eles ainda têm um papel crucial nos eventos futuros.
A Caixa Preta
A Caixa Preta, carregada por Luxu, é um dos maiores mistérios da série. Seu conteúdo é desconhecido, mas acredita-se que esteja ligado ao Master of Masters e ao destino dos mundos. Em Kingdom Hearts III, a busca pela Caixa Preta é uma subtrama importante, envolvendo personagens como Malévola e Pete.
Teorias sobre a Caixa Preta
Os fãs têm especulado sobre o conteúdo da Caixa Preta, sugerindo que ela pode conter tudo, desde o coração do Master of Masters até uma arma poderosa ou um segredo capaz de mudar o curso da história. A verdadeira natureza da caixa ainda não foi revelada, deixando espaço para futuras revelações nos próximos jogos da série.
Strelitzia
Strelitzia é uma personagem que faz sua aparição em Kingdom Hearts Union χ [Cross]. Ela é uma Keyblade Wielder e irmã mais nova de Lauriam, que mais tarde se torna Marluxia, membro da Organização XIII.
Strelitzia é uma das líderes escolhidas pelo Master of Masters para guiar os Dandelions, um grupo de Keyblade Wielders selecionados pelos Foretellers e encarregado de salvar os mundos da destruição causada pela Guerra das Keyblades. Ela é designada para ser uma dos cinco novos líderes das Uniões, junto com Ephemer, Skuld, Brain, e Lauriam.
Antes de poder assumir seu papel como líder, Strelitzia é misteriosamente atacada e morta por um indivíduo não identificado. Sua morte trágica impede que ela participe da liderança dos Dandelions. Sua irmã, Lauriam, investiga sua morte, o que eventualmente o leva a se tornar Marluxia na Organização XIII, motivada em parte pelo desejo de descobrir o que aconteceu com sua irmã.
A morte de Strelitzia é um evento significativo que afeta profundamente Lauriam e contribui para a complexidade da narrativa de Kingdom Hearts. Sua história revela as intrigas e perigos que cercam os Keyblade Wielders e a batalha entre luz e escuridão. Além disso, o mistério de sua morte e sua conexão com outros personagens centrais como Lauriam adicionam uma camada de profundidade à série.
Antes dos eventos de Kingdom Hearts Birth by Sleep, pouco se sabe sobre o passado de Ventus, mas em Kingdom Hearts Union χ [Cross], descobrimos que Ventus era um dos Dandelions. Sua inclusão entre os Dandelions indica que ele estava presente durante os eventos que levaram à Guerra das Keyblades e a subsequente formação dos Dandelions para garantir a sobrevivência da luz.
Ventus foi escolhido como um dos cinco novos líderes dos Dandelions. Essa seleção pode ter sido influenciada por sua pureza de coração e potencial como Keyblade Wielder. Como líder, Ventus ajudou a orientar os outros membros e a manter a esperança viva, garantindo que a missão dos Dandelions fosse cumprida.
No DLC Re: Mind de Kingdom Hearts 3, Strelitzia aparece em uma cena crucial onde ela encontra Sora no mundo final conhecido como “The Final World”. Este é um plano de existência onde as almas vão após a morte, mas antes de seguir para seus destinos finais. Neste mundo, Sora está procurando pelos fragmentos do coração de Kairi, e é aqui que ele se depara com Strelitzia.
Durante sua conversa com Sora, Strelitzia revela detalhes sobre sua própria morte e expressa seu desejo de entender o que aconteceu com ela e com seu irmão Lauriam. Ela menciona como estava procurando por alguém (referindo-se a Lauriam) e como se sentia sozinha após sua morte.
Heartless e Nobodies – Surgimento, propósito e diferenças
O surgimento dos Heartless
Os Heartless são criaturas nascidas da escuridão no coração das pessoas. Eles surgem quando um coração é consumido pela escuridão, deixando apenas a forma física transformada em um Heartless. Existem dois tipos principais de Heartless:
- Emblema Heartless: Criados artificialmente pelos cientistas de Radiant Garden, incluindo Ansem, o Sábio. Eles são facilmente identificáveis pelo emblema distintivo em seus corpos.
- Pureblood Heartless: Criaturas naturais que surgem diretamente da escuridão dos corações. Eles não possuem emblemas e têm formas mais sombrias e primitivas.
Propósito dos Heartless
O principal objetivo dos Heartless é buscar e consumir mais corações, espalhando a escuridão por onde passam. Eles são atraídos pela força dos corações, especialmente daqueles que são puros ou poderosos, como o coração das Princesas da Luz ou de Sora, o portador da Keyblade. Ao consumir corações, os Heartless aumentam suas forças e contribuem para o avanço da escuridão no universo.
O surgimento dos Nobodies
Os Nobodies são criados quando uma pessoa com um coração forte se transforma em Heartless. O corpo e a alma que restam formam um Nobody. Esses seres são um reflexo do vazio deixado pela perda do coração e mantêm a aparência física de suas formas humanas originais, mas sem emoções verdadeiras.
Existem diferentes tipos de Nobodies:
- Nobodies Comuns: Incluem formas menores e menos humanóides, como Dusks e Creepers. Eles são mais fracos e seguem as ordens dos Nobodies mais poderosos.
- Nobodies Humanóides: São os membros da Organização XIII, que retêm suas formas humanas e possuem habilidades únicas. Eles são extremamente poderosos e têm um grau de autoconsciência e intelecto elevado.
Propósito dos Nobodies
Os Nobodies buscam recuperar seus corações perdidos e se tornar seres completos novamente. A Organização XIII, em particular, busca reunir corações suficientes para criar um novo Kingdom Hearts, um reino de corações que lhes permitirá recuperar suas emoções e humanidade. Eles manipulam os Heartless e outros Nobodies para alcançar seus objetivos.
A Organização XIII
A Organização XIII é uma das facções mais enigmáticas e influentes da série Kingdom Hearts. Composta por Nobodies, esses seres sem corações desempenham um papel crucial na trama, movendo os eventos de fundo enquanto manipulam os protagonistas. Neste post, vamos explorar como a Organização XIII surgiu, qual é o seu propósito e o destino de seus membros na franquia.
Surgimento da Organização XIII
A Organização XIII foi formada por Xemnas, o Nobody de Xehanort, após os eventos que levaram à criação dos primeiros Nobodies. Xemnas reuniu outros Nobodies com corações fortes e habilidades especiais, formando um grupo de treze membros. Cada membro da organização mantém a aparência de sua forma humana original, mas sem as emoções que vêm com um coração.
Membros fundadores
Os membros iniciais da Organização XIII são:
- Xemnas (Xehanort): Líder da organização e Nobody de Terra-Xehanort.
- Xigbar (Braig/Luxu): Manipulador do espaço e braço direito de Xemnas.
- Xaldin (Dilan): Mestre das lanças e do vento.
- Vexen (Even): Cientista e manipulador do gelo.
- Lexaeus (Aeleus): Guerreiro da terra com força bruta.
- Zexion (Ienzo): Estrategista e ilusionista.
Os membros subsequentes foram recrutados ao longo do tempo, incluindo personagens como Axel, Saïx e Roxas, que são centrais para a narrativa da série.
Propósito da Organização XIII
A principal meta da Organização XIII é se tornar completa novamente, recuperando seus corações perdidos. Eles acreditam que a chave para isso está em criar um novo Kingdom Hearts, um reino feito de corações, que lhes permitirá recuperar suas emoções e humanidade.
Métodos e estratégias
Para alcançar seus objetivos, a Organização XIII manipula os eventos e personagens principais da série. Eles usam os Heartless para coletar corações e canalizá-los para o Kingdom Hearts. Roxas, o Nobody de Sora, é especialmente importante para seus planos devido à sua capacidade de usar a Keyblade, essencial para liberar os corações dos Heartless derrotados.
Manipulação e traições
Internamente, a organização é marcada por intrigas e traições. Membros como Axel e Saïx têm seus próprios motivos ocultos, e o próprio Xigbar (Luxu) segue os planos do Master of Masters. Essas dinâmicas internas adicionam camadas de complexidade à narrativa e ao desenvolvimento dos personagens.
Destino da Organização XIII na franquia
Ao longo dos jogos da série, a Organização XIII passa por várias transformações e reviravoltas.
Kingdom Hearts II
Em Kingdom Hearts II, a organização está em plena atividade, manipulando Sora e seus amigos enquanto coletam corações para criar o Kingdom Hearts. No entanto, um a um, os membros são derrotados por Sora, culminando na derrota de Xemnas e na destruição de seu plano.
Kingdom Hearts 358/2 Days
Este jogo foca em Roxas e sua vida na organização, revelando as relações e conflitos internos entre os membros. A traição de Axel e a descoberta de Xion, uma réplica de Sora, trazem à tona a complexidade e a tragédia dos Nobodies.
Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
A organização retorna sob uma nova forma, agora liderada pelo verdadeiro Xehanort e composta por várias versões dele de diferentes pontos no tempo. Este novo grupo é conhecido como a True Organization XIII e visa criar a X-blade para acessar o verdadeiro Kingdom Hearts.
Kingdom Hearts III
Em Kingdom Hearts III, a True Organization XIII se prepara para a batalha final contra os Sete Guardiões da Luz. No entanto, seus planos são frustrados por Sora e seus aliados. A derrota de Xehanort e a dissipação dos membros da organização marcam o fim de sua influência direta na trama, mas deixam espaço para novos mistérios e conflitos futuros.
A verdadeira Organização XIII: membros e recrutamento
- Mestre Xehanort
Líder e Fundador: O principal antagonista da série, Mestre Xehanort é o arquiteto dos planos da organização. Ele busca obter o poder supremo e reiniciar o universo para criar um equilíbrio perfeito entre luz e escuridão. - Ansem, Seeker of Darkness
Heartless de Terra-Xehanort: Recrutado por Xehanort como uma extensão de si mesmo. Ele é o principal antagonista do primeiro Kingdom Hearts, manipulando eventos para liberar a escuridão nos mundos. - Xemnas
Nobody de Terra-Xehanort: Recrutado como líder da Organização XIII original. Em Kingdom Hearts III, ele continua a servir como um dos principais Vessels de Xehanort. - Young Xehanort
Versão Jovem de Xehanort: Recrutado através da manipulação temporal. Young Xehanort viaja no tempo para ajudar a reunir os Vessels e garantir o sucesso dos planos de seu eu mais velho. - Xigbar (Luxu)
Braig e Luxu: Originalmente um dos aprendizes de Ansem e um dos Foretellers disfarçados. Ele é fiel a Xehanort e desempenha um papel crucial na organização. - Saïx (Isa)
Número VII da Organização XIII original: Amigo de infância de Axel (Lea). Recrutado novamente por Xehanort devido à sua lealdade e habilidades de combate. - Terra-Xehanort
Forma Possuída de Terra: Terra é possuído por Xehanort e se torna um Vessel. Em Kingdom Hearts III, ele luta internamente contra a escuridão de Xehanort. - Vanitas
A Escuridão Pura de Ventus: Recrutado por Xehanort devido à sua conexão com o X-Blade. Vanitas serve como um dos Vessels mais poderosos e malignos da organização. - Marluxia (Lauriam)
Número XI da Organização XIII original: Recrutado novamente por Xehanort por sua força e ambição. Sua lealdade é reforçada pelo desejo de descobrir o destino de sua irmã, Strelitzia. - Larxene (Elrena)
Número XII da Organização XIII original: Recrutada por Xehanort devido à sua lealdade e crueldade. Ela segue Marluxia e compartilha de sua ambição. - Luxord
Número X da Organização XIII original: Recrutado novamente por Xehanort por suas habilidades únicas de manipulação do tempo e do espaço. Sua verdadeira identidade e motivações permanecem misteriosas. - Demyx
Número IX da Organização XIII original: Recrutado novamente por Xehanort, embora sua lealdade e motivação sejam frequentemente questionadas. Ele é visto como uma peça menos importante, mas ainda útil para os planos de Xehanort. - Dark Riku
Replica de Riku: Recrutado por Xehanort como uma réplica perfeita de Riku, mas corrompida pela escuridão. Dark Riku serve como um dos Vessels devido à sua força e conexão com a escuridão.
Processo de recrutamento
Manipulação temporal
Xehanort usa seus poderes de manipulação temporal para trazer versões mais jovens de si mesmo e outros personagens-chave de diferentes pontos no tempo. Este método é crucial para garantir a lealdade dos membros e a execução de seu plano.
Influência e corrupção
Xehanort manipula e corrompe personagens que possuem vulnerabilidades ou conexões com a escuridão. Ele promete poder e propósito, atraindo aqueles que buscam redenção ou vingança.
Renascimento e restauração
Personagens como Marluxia, Larxene, Luxord e Demyx, que já haviam sido derrotados anteriormente, são restaurados de seus estados de Nobody e trazidos de volta com a promessa de novos propósitos e poder. Xehanort usa sua persuasão e manipulação para garantir sua lealdade.
Roxas – Nascimento, principais ações e a misteriosa Twilight Town
O nascimento de Roxas
Roxas nasceu quando Sora se transformou temporariamente em um Heartless durante os eventos do primeiro Kingdom Hearts. Quando Sora sacrificou seu coração para salvar Kairi, seu corpo e alma se separaram, criando Roxas.
Como Sora recuperou seu coração logo em seguida, Roxas, seu Nobody, foi criado com uma aparência humana completa e a habilidade de usar a Keyblade, algo raro entre os Nobodies.
Principais ações de Roxas
Kingdom Hearts 358/2 Days
- Ingressa na Organização XIII: Roxas é recrutado pela Organização XIII, um grupo de Nobodies liderado por Xemnas, e se torna o 13º membro. Ele passa seus dias realizando missões para a organização, coletando corações e lutando contra os Heartless.
- Amizade com Axel e Xion: Roxas forma um forte laço de amizade com Axel, outro membro da organização, e Xion, uma réplica de Sora criada para absorver seu poder da Keyblade. Suas interações exploram temas de identidade e pertencimento.
- Descoberta da verdade: Roxas eventualmente descobre a verdade sobre sua origem e a de Xion, levando a conflitos internos e questionamentos sobre sua lealdade à Organização XIII.
Kingdom Hearts II
- Entra em Twilight Town: Após deixar a organização, Roxas é colocado em uma versão virtual da Twilight Town criada por DiZ (Ansem, o Sábio) para esconder sua presença enquanto Sora recupera suas memórias.
- Perda de memória: No início de Kingdom Hearts II, Roxas não tem memórias de sua vida anterior na Organização XIII. Ele vive uma vida aparentemente normal em Twilight Town, sem saber de sua verdadeira natureza.
- Reunião com Sora: Roxas eventualmente se funde com Sora, devolvendo a ele suas memórias e poderes. Esta fusão é crucial para o avanço da trama e a derrota da Organização XIII.
A perda de memória de Roxas
Roxas perde suas memórias quando é levado para a versão virtual de Twilight Town. DiZ e Naminé, uma Nobody, trabalham juntos para restaurar as memórias de Sora, o que requer a fusão de Roxas com Sora. Durante este processo, as memórias de Roxas são suprimidas para facilitar a recuperação de Sora.
O Que é a Twilight Town?
A Twilight Town é uma cidade fictícia dentro do universo de Kingdom Hearts. Ela é um lugar de transição, representando o crepúsculo entre a luz e a escuridão. É uma cidade tranquila, com uma atmosfera melancólica e uma sensação de nostalgia.
Características da Twilight Town
- Torre do Relógio: Um dos marcos mais reconhecíveis, onde Roxas, Axel e Xion costumavam se encontrar.
- Mansão: Localizada nos arredores da cidade, a mansão é um ponto chave para a trama, abrigando o laboratório de DiZ e a entrada para a versão virtual da cidade.
- Mercado e Bairros: A cidade é composta por várias áreas, incluindo um mercado vibrante e bairros residenciais, onde a vida cotidiana segue seu curso.
Como Roxas foi parar em Twilight Town?
Roxas foi levado para uma versão virtual de Twilight Town por DiZ, que buscava proteger Sora enquanto suas memórias eram restauradas. A versão virtual foi criada para manter Roxas ocupado e desinformado de sua verdadeira natureza e propósito, permitindo que DiZ e Naminé trabalhassem sem interrupções.
Virtual Twilight Town
Na Virtual Twilight Town, Roxas vive uma vida simulada, frequentando a escola e interagindo com amigos. Esta versão da cidade foi projetada para ser indistinguível da real, mantendo Roxas seguro e distraído até que Sora estivesse pronto para despertar.
A história de Naminé – Origem, ações e destino
Quem é Naminé?
Naminé é um Nobody de Kairi, criada em circunstâncias incomuns devido à forte conexão de Kairi com Sora. Naminé tem habilidades únicas relacionadas à manipulação de memórias, o que a torna um personagem vital na série.
Origem e criação de Naminé
Naminé foi criada durante os eventos do primeiro Kingdom Hearts, quando Sora usou a Keyblade de Riku-Ansem para libertar seu próprio coração e o coração de Kairi. No processo, Kairi foi restaurada, mas seu coração, que estava dentro de Sora, resultou na criação de Naminé. Como resultado, Naminé não possui memórias próprias e é ligada diretamente às memórias de Sora.
Ações de Naminé na franquia Kingdom Hearts
Kingdom Hearts: Chain of Memories
- Manipulação das memórias de Sora: Naminé é capturada pela Organização XIII e mantida no Castelo Oblivion, um labirinto mágico que altera a percepção e as memórias de quem o adentra e que serve como um centro de operações para a Organização XIII, onde é forçada a manipular as memórias de Sora. Sob a influência da organização, ela altera as memórias de Sora e substitui Kairi por ela mesma, fazendo Sora acreditar que Naminé sempre foi uma amiga próxima e importante.
- Libertação e sacrifício: Naminé eventualmente se rebela contra a Organização XIII e decide ajudar Sora. Ela revela a verdade sobre as memórias alteradas e oferece a Sora a chance de restaurar suas memórias verdadeiras, embora isso signifique que ele esquecerá de Naminé temporariamente.
Kingdom Hearts II
- Reconstrução das memórias de Sora: Após os eventos de Chain of Memories, Naminé trabalha com DiZ (Ansem, o Sábio) para restaurar as memórias de Sora. Ela cuida de Sora enquanto ele está em um estado de sono profundo, reconstruindo suas memórias e apagando as falsas que ela havia implantado.
- Interação com Roxas: Durante o processo de restauração, Naminé interage com Roxas, o Nobody de Sora. Ela explica sua verdadeira natureza e o papel que ele desempenha na recuperação de Sora. Naminé forma uma conexão com Roxas, entendendo sua luta por identidade e propósito.
Kingdom Hearts 358/2 Days
- Apoio a Roxas e Xion: Naminé, embora não apareça diretamente no jogo, tem um impacto significativo na narrativa ao influenciar os eventos que cercam Roxas e Xion. Suas ações de manipulação de memórias continuam a reverberar, afetando os destinos de ambos os personagens.
Kingdom Hearts III
- Ressurreição e reunião: Em Kingdom Hearts III, Naminé é finalmente restaurada em um corpo físico graças aos esforços combinados de seus amigos, especialmente Kairi e Ansem, o Sábio. Ela é resgatada da escuridão e se reúne com os outros personagens, desempenhando um papel crucial na batalha final contra Xehanort e a True Organization XIII.
- Papel na batalha final: Embora Naminé não lute diretamente, sua presença e apoio emocional são vitais para Sora e seus amigos. Sua habilidade de manipular memórias continua a ser uma ferramenta poderosa na batalha contra a escuridão.
O destino de Naminé
No final de Kingdom Hearts III, Naminé é finalmente restaurada como uma pessoa completa, sendo acolhida por seus amigos e encontrando um lugar no mundo. Sua jornada de um ser manipulado e forçado a manipular para uma figura independente e cheia de compaixão é uma das histórias de redenção mais tocantes da série.
Vida após a restauração
Depois da derrota de Xehanort e da restauração da paz, Naminé se junta aos outros personagens principais em Twilight Town. Ela encontra seu lugar entre amigos, especialmente Kairi, Roxas e Axel, e começa a viver uma vida livre das manipulações da escuridão.
Xion – A réplica de Sora
Quem criou Xion?
Xion foi criada por Vexen, um dos membros da Organização XIII, como parte do Projeto Réplica. Ela é uma réplica de Sora, feita para absorver seu poder da Keyblade e suas memórias. Xion é uma figura trágica, lutando com questões de identidade e propósito ao longo de sua existência.
Principais ações de Xion
- Missões com Roxas e Axel: Xion inicialmente realiza missões junto com Roxas e Axel, formando um forte laço de amizade com ambos. Eles passam muitos momentos juntos na Torre do Relógio, comendo sorvete de sal marinho e discutindo suas missões e dúvidas existenciais.
- Luta contra sua própria Identidade: Ao longo de Kingdom Hearts 358/2 Days, Xion luta com a revelação de sua verdadeira natureza como uma réplica. Ela percebe que sua existência está prejudicando Roxas e Sora, levando-a a tomar decisões dolorosas.
- Sacrifício final: No clímax de 358/2 Days, Xion se sacrifica ao lutar contra Roxas, sabendo que sua absorção é necessária para restaurar Sora completamente. Sua decisão de enfrentar Roxas e permitir que ele a absorva demonstra sua coragem e altruísmo.
Destino de Xion na franquia Kingdom Hearts
Após seu sacrifício, as memórias de Xion são apagadas de todos os que a conheceram, deixando apenas Roxas com uma sensação de perda inexplicável. No entanto, Xion retorna em Kingdom Hearts III, ressuscitada por Xemnas para ser um dos membros da Verdadeira Organização XIII. Durante a batalha final, Xion recupera suas memórias e se une a Sora e seus amigos, finalmente encontrando paz ao lado de Roxas e Axel.
Ansem, o Sábio, DiZ, Ienzo e Vexen
Ansem, o Sábio
Ansem o Sábio, originalmente o verdadeiro Ansem, é um cientista e governante de Radiant Garden. Ele é conhecido por suas pesquisas sobre corações e a escuridão, e por ser um mentor para muitos dos personagens centrais da série.
Pesquisas e traição
Ansem o Sábio dedicou sua vida a estudar os mistérios do coração e a escuridão. No entanto, seus aprendizes, liderados por Xehanort, traíram-no. Eles usurparam seu nome e continuaram suas pesquisas de forma ética e moralmente questionáveis. Isso levou à transformação de Radiant Garden em Hollow Bastion e à criação dos Heartless Emblema.
Transformação em DiZ
Após ser traído e banido por seus aprendizes, Ansem adotou a identidade de DiZ (Darkness in Zero). Sob esse disfarce, ele buscou vingança contra Xehanort e seus seguidores. DiZ é conhecido por seu manto vermelho e máscara, simbolizando sua nova identidade sombria e sua determinação em corrigir os erros de seu passado.
Ações como DiZ
- Manipulação de Roxas: DiZ sequestra Roxas e o coloca em uma versão virtual de Twilight Town. Ele faz isso para manter Roxas ocupado e desinformado enquanto trabalha para restaurar as memórias de Sora.
- Restauração de Sora: DiZ, com a ajuda de Naminé, reconstrói as memórias de Sora, preparando-o para a batalha contra a Organização XIII. Ele vê Sora como uma peça chave para desfazer os planos de Xehanort e seus aprendizes.
- Sacrifício Final: Em Kingdom Hearts II, DiZ tenta digitalizar o Kingdom Hearts artificial da Organização XIII, causando uma enorme explosão. Este ato é um sacrifício final, em que ele busca destruir o fruto das pesquisas corruptas de seus aprendizes e corrigir seu erro. Embora sobreviva à explosão, ele é mortalmente ferido.
Ienzo
Ienzo é um dos aprendizes de Ansem o Sábio, que mais tarde se torna Zexion, membro da Organização XIII. Como criança prodígio, ele foi adotado por Ansem e cresceu em Radiant Garden, contribuindo significativamente para as pesquisas sobre corações e escuridão.
Ações como Zexion
- Manipulação e Estratégia: Como Zexion, Ienzo é um mestre da ilusão e manipulação. Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, ele manipula Riku no Castelo Oblivion, utilizando suas habilidades para criar ilusões e testar a força de vontade de Riku.
- Traição e Queda: Zexion é traído por seus colegas de organização e acaba sendo derrotado por Riku e Axel, que usa uma réplica de Riku para eliminá-lo.
Redenção como Ienzo
Após a derrota de Xemnas e a queda da Organização XIII, Ienzo é restaurado como humano. Ele se redime ao retornar para Radiant Garden, onde trabalha ao lado de outros ex-membros da organização para reconstruir sua terra natal e continuar as pesquisas de forma ética.
Vexen
Vexen, cujo nome verdadeiro é Even, é outro aprendiz de Ansem o Sábio e um membro da Organização XIII. Ele é um cientista dedicado e o responsável pelo desenvolvimento do Projeto Réplica, que busca criar réplicas artificiais de pessoas usando seus dados e memórias.
Ações como Vexen
- Projeto Réplica: Vexen desenvolve réplicas como Xion, uma réplica de Sora, e Riku Réplica. Ele realiza experimentos no Castelo Oblivion, utilizando suas criações para testar e manipular os portadores da Keyblade.
- Conflito com Axel e Sora: Em Kingdom Hearts: Chain of Memories, Vexen enfrenta Sora e Riku várias vezes. Sua obsessão com suas pesquisas o leva a trair a confiança de seus colegas, resultando em sua eventual destruição por Axel.
Redenção como Even
Similar a Ienzo, Even é restaurado como humano após a derrota de Xemnas. Ele retorna a Radiant Garden, onde trabalha para reparar os danos causados por suas ações passadas. Even tenta se redimir ajudando Sora e seus amigos, utilizando seu conhecimento científico para o bem.
A jornada de Xehanort em Kingdom Hearts
Xehanort é um dos personagens mais complexos e influentes da série Kingdom Hearts, desempenhando o papel de antagonista principal. Sua jornada, que se estende desde sua juventude até sua velhice, molda a narrativa de toda a franquia.
A juventude de Xehanort
Relação com o Mestre Eraqus
Xehanort e Eraqus foram colegas e amigos próximos durante seu treinamento como Mestres da Keyblade. No entanto, suas visões divergentes sobre a escuridão e a luz os colocaram em conflito. Enquanto Eraqus acreditava na supremacia da luz, Xehanort via a escuridão como um componente essencial e inevitável do equilíbrio.
Aprendiz sob Ansem, o Sábio
Xehanort começa como um jovem curioso e ambicioso, estudando sob a tutela de Ansem, o Sábio em Radiant Garden. Fascinado pela escuridão e pelo potencial dos corações, ele se rebela contra Ansem, adota seu nome e começa a realizar experimentos proibidos, criando os Heartless Emblema.
Busca pela X-Blade
Ainda jovem, Xehanort desenvolve uma obsessão pela X-Blade e pelo Kingdom Hearts. Ele acredita que ao forjar a X-Blade, poderá invocar o verdadeiro Kingdom Hearts e entender os mistérios do universo. Esta obsessão leva aos eventos de Kingdom Hearts Birth by Sleep, onde ele manipula vários personagens para alcançar seus objetivos.
Relação com Terra, Ventus e Aqua
Possessão de Terra
Em Kingdom Hearts Birth by Sleep, Xehanort possui Terra na tentativa de usar seu corpo jovem para continuar seus planos. Este evento leva à criação de Terra-Xehanort, que mais tarde se tornará o Xemnas da Organização XIII e o Ansem, Seeker of Darkness.
Conexão com Ventus
Após os eventos de Kingdom Hearts Union χ [Cross], Ventus perde suas memórias e é levado por Xehanort, que tenta moldá-lo para seus próprios fins, resultando em sua reencarnação como um aprendiz de Eraqus em Birth by Sleep.
Ventus se torna crucial para o plano de Xehanort de forjar o X-Blade. Essa tentativa levou à criação de Vanitas, a personificação da escuridão dentro de Ventus. A luta interna de Ventus entre a luz e a escuridão é um tema central na série.
Em Kingdom Hearts Birth by Sleep, Ventus é treinado por Eraqus ao lado de Terra e Aqua. Ele luta contra Vanitas e os planos de Xehanort, culminando em uma batalha final que resulta em seu coração se refugiar dentro de Sora para se curar, enquanto seu corpo é levado para a Chamber of Waking no Castelo de Eraqus.
Ventus é finalmente resgatado em Kingdom Hearts III por Sora, Aqua e os outros. Ele desempenha um papel crucial na batalha final contra Xehanort e a Verdadeira Organização XIII, unindo-se aos outros Keyblade Wielders para proteger a luz e derrotar a escuridão.
Manipulação de Aqua
Embora Aqua não seja diretamente possuída por Xehanort, ela sofre as consequências de seus planos. Ela luta contra Terra-Xehanort e é forçada a sacrificar-se para salvar seu amigo, ficando presa no Reino da Escuridão.
Aqua passa anos no Reino da Escuridão, lutando contra a escuridão e tentando manter sua sanidade. Durante esse tempo, ela enfrenta inúmeros desafios, incluindo confrontos com Heartless e a constante tentação de sucumbir à escuridão.
Aqua encontra o Rei Mickey durante sua busca pelo Keyblade do Reino das Trevas. Juntos, eles lutam contra as forças da escuridão, mas acabam se separando novamente. Mickey não consegue resgatar Aqua na ocasião, e ela continua sua luta solitária.
Mesmo no Reino da Escuridão, Aqua mantém a esperança de resgatar seus amigos, Ventus e Terra. Ela guarda a Keyblade de Ventus na Chamber of Waking e busca formas de salvar Terra da influência de Xehanort.
Em Kingdom Hearts III, Aqua é finalmente resgatada por Sora, Riku e o Rei Mickey. Após uma batalha intensa contra a escuridão que havia tomado conta dela, Aqua é restaurada e retorna ao mundo da luz. Sua resiliência e coragem são fundamentais para a luta final contra Xehanort e a Verdadeira Organização XIII.
Relação com Xemnas e Ansem, Seeker of Darkness
Terra-Xehanort é dividido em dois seres quando seu coração é consumido pela escuridão, resultando na criação de Ansem, Seeker of Darkness (Heartless) e Xemnas (Nobody). Ansem, Seeker of Darkness, atua como o principal antagonista do primeiro Kingdom Hearts, enquanto Xemnas lidera a Organização XIII em Kingdom Hearts II.
Xemnas
Xemnas é o Nobody de Terra-Xehanort, criado quando Terra-Xehanort se torna um Heartless. Como líder da Organização XIII, Xemnas busca reunir corações para criar um novo Kingdom Hearts, continuando os planos de Xehanort de obter o poder supremo.
Mesmo enquanto Xemnas, a essência de Terra continua a lutar dentro de seu corpo. Em Kingdom Hearts III, essa luta interna é crucial para a eventual recuperação de Terra.
Ansem, Seeker of Darkness
Ansem, Seeker of Darkness, é o Heartless de Terra-Xehanort. Ele serve como o principal antagonista do primeiro Kingdom Hearts e manipula eventos para liberar a escuridão nos mundos. Ansem continua os planos de Xehanort, tentando obter acesso ao Kingdom Hearts e usar seu poder.
Possessão de Riku
Em Kingdom Hearts, Xehanort, como Ansem, Seeker of Darkness, possui Riku, aproveitando-se de sua vulnerabilidade e desejo de poder. Riku, sob a influência de Ansem, ajuda a liberar a escuridão nos mundos, mas eventualmente luta para recuperar seu corpo e sua vontade.
Xehanort idoso
Após os eventos de Kingdom Hearts Birth by Sleep, Terra-Xehanort perde suas memórias e é encontrado por Ansem, o Sábio. Ele se torna um dos aprendizes de Ansem, e durante esse tempo, Xehanort lentamente recupera suas memórias.
Conforme ele envelhece, Xehanort continua suas pesquisas sobre a escuridão e os corações, levando eventualmente à criação dos Heartless Emblema e ao surgimento da Organização XIII. A velhice de Xehanort é marcada por seu profundo conhecimento sobre os corações e pela manipulação contínua de eventos para alcançar seus objetivos.
Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance
No final de Kingdom Hearts II, após a derrota de Xemnas e Ansem, Seeker of Darkness, Xehanort ressuscita, fundindo suas partes Heartless e Nobody, recuperando assim seu corpo original e suas memórias completas. O personagem torna a aparecer novamente em Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, mas desta vez, como um idoso.
Batalha Final em Kingdom Hearts III
Em Kingdom Hearts III, Xehanort lidera a Verdadeira Organização XIII na batalha final contra os Sete Guardiões da Luz. Seu objetivo é criar a χ-blade e acessar o Kingdom Hearts, mas ele é derrotado por Sora e seus amigos. No final, ele encontra paz ao lado de seu antigo amigo Eraqus, aceitando seu destino.
Quem é o Mestre Eraqus?
Eraqus é um Mestre da Keyblade e líder do Land of Departure, uma fortaleza sagrada dedicada ao treinamento de novos Keyblade Wielders. Ele é um defensor fervoroso da luz e acredita que a escuridão deve ser erradicada para manter o equilíbrio dos mundos.
Relação com Xehanort
Eraqus e Xehanort foram amigos próximos e colegas durante seu treinamento como Mestres da Keyblade. No entanto, suas visões divergentes sobre a escuridão e a luz os colocaram em conflito. Enquanto Eraqus acreditava na supremacia da luz, Xehanort via a escuridão como um componente essencial e inevitável do equilíbrio.
A Jornada de Eraqus
Treinamento de Terra, Aqua e Ventus
Eraqus é o mentor de Terra, Aqua e Ventus, três jovens Keyblade Wielders com grande potencial. Ele os treina com rigor, esperando que um dia um eles herdem seu manto como Mestre da Keyblade. Sua abordagem disciplinada é motivada pelo desejo de proteger a luz e prevenir a escuridão de corromper seus aprendizes.
Conflito com Terra e Ventus
Terra
Eraqus tem um relacionamento complexo com Terra. Embora ele veja grande potencial em Terra, ele também teme a escuridão no coração de seu aprendiz. Essa desconfiança leva a tensões entre os dois, especialmente quando Terra é atraído pelas promessas de poder de Xehanort.
Ventus
Ventus é outro ponto de conflito para Eraqus. Quando Xehanort revela que Ventus deve lutar contra Vanitas para forjar a X-Blade, Eraqus tenta proteger Ventus ao esconder essa verdade e isolá-lo. No entanto, seu desejo de proteger Ventus resulta em mais dor e sofrimento para seu aprendiz.
Batalha Final e Sacrifício
Em Kingdom Hearts Birth by Sleep, o conflito de Eraqus com Xehanort atinge seu ápice. Quando Eraqus descobre o plano de Xehanort de usar Ventus para criar a X-Blade, ele tenta eliminar Ventus para impedir a catástrofe. Terra intervém, acreditando que seu mestre está agindo de maneira equivocada, e isso leva a um confronto devastador entre eles.
Eraqus é ferido mortalmente por Xehanort, que usa Terra para realizar o golpe final. Antes de sua morte, Eraqus se reconcilia com Terra, demonstrando seu amor e preocupação genuínos por seus aprendizes. Seu sacrifício é um ato final de proteção e amor, mesmo que suas ações tenham sido mal interpretadas.
O Destino de Eraqus
Reino dos Corações
Após sua morte, Eraqus não desaparece completamente. Em Kingdom Hearts III, é revelado que seu coração encontrou refúgio dentro de Terra, ajudando a manter a resistência de Terra contra a escuridão de Xehanort. Essa conexão espiritual é crucial para a eventual libertação de Terra do controle de Xehanort.
Reunião com Xehanort
Na batalha final em Kingdom Hearts III, Eraqus reaparece ao lado de Xehanort, seu velho amigo e rival. Os dois se reconciliam, reconhecendo seus erros e aceitando seus destinos. Eraqus ajuda a guiar Xehanort para a redenção, e juntos, eles desaparecem pacificamente, sugerindo que encontraram um tipo de paz no além.
Legado de Eraqus
O legado de Eraqus continua através de seus aprendizes. Terra, Aqua e Ventus carregam os ensinamentos e o espírito de Eraqus em suas batalhas contínuas contra a escuridão. Sua dedicação à luz e à proteção dos mundos inspira os heróis de Kingdom Hearts a seguir em frente, mesmo diante das adversidades mais sombrias.