Kubo e as Cordas Mágicas | A beleza da cultura japonesa em forma de animação

0
1190

Semana passada fomos convidados pela Universal Pictures para assistir sua nova animação, produzida pela Focus Features e  LAIKA, Kubo e as Cordas Mágicas e iremos falar um pouco sobre essa animação que corre na direção oposta das animações atuais, que optam em sua grande maioria pelo recurso da animação 3D e resgata a beleza das animações em stop motion.

02

Fica claro desde o início que a grande preocupação do diretor Travis Knight era criar algo que se ressaltasse aos olhos dos espectadores e ele conseguiu entregar isso. A parte fotográfica do filme merece ser citada como uma categoria à parte, apoiando-se em cenários bem construídos e atrativos visualmente, o enredo do filme se completa com o visual e permite uma imersão maior na história e no mundo de Kubo (dublado originalmente pelo ator Art Parkinson), um jovem que tem de lidar com situações adversas e um mistério mágico em sua família, mas acaba transformando isso em aprendizado.

A animação é impecável, todos os efeitos são utilizados de maneira excelente e mais uma vez reafirmam a competência do estúdio vencedor do Oscar 2016, a utilização do stop motion foi muito bem aplicada e compensou a demora no tempo em que o filme esteve em produção (5 anos). A preocupação com os detalhes e elementos da cultura japonesa são de cair o queixo, desde as icônicas flores de cerejeira até as famosas armaduras de Samurai, o filme é sem dúvidas uma homenagem e tanto à esta cultura tão rica e incrível e os admiradores dela com certeza devem assisti-lo.

11

Apesar da história ter um desenrolar um pouco lento, o filme não chega a ficar cansativo, tudo foi construído de forma coerente para que as pontas soltas ao longo da narrativa se unissem no final, todos os personagens conseguem ser cativantes e bem executados, desde a Macaca (interpretada originalmente por Charlize  Theron) ao Hashi (Cary-Hiroyuki Tagawa), uma das coisas mais interessantes no filme são as reações de Kubo e a forma em que ele lida com as adversidades, apoiando-se em sua criatividade e conseguindo se divertir mesmo em situações difíceis (um ótimo exemplo para as crianças).

09

Em suma, Kubo e as Cordas Mágicas não é apenas uma “animação de fim de semana”, o filme apresenta camadas muito densas e por mais que seja feito para crianças, com certeza divertirá aos adultos e amantes de animação e consegue passar uma mensagem muito positiva (e cativante).

O filme estreia em 13 de Outubro em toda a rede de cinemas nacional.