Neil Druckmann fala sobre os filmes de ‘Uncharted’ e ‘The Last Of Us’

Naughty Dog, a desenvolvedora de jogos de Santa Monica, CA, lançou alguns dos jogos mais importantes da última década. Jogos como a série Uncharted ou The Last of Us encontraram grande sucesso tanto criticamente, quanto financeiramente, então seria sensato que, quando Hollywood chegou batendo na porta da empresa, essas eram as franquias que todos estavam procurando para adaptar.

Neil Druckmann, o diretor criativo da empresa, não quer adaptações diretas. Em vez disso, Druckmann está mais interessado em ver cineastas expandir as mitologias e os mundos apresentados nos jogos. É por isso que ele está entusiasmado com o próximo filme de Uncharted, que reorientou sua narrativa de adaptar o primeiro jogo às origens de um jovem Nathan Drake. Falando para Dan Trachtenberg, Druckmann indicou que acredita que o filme está fazendo o certo:

“O filme Uncharted, sim, tivemos algumas conversas com Shawn Levy. E ele é realmente apaixonado entende, e acho que ele entende onde estamos. Nós evoluímos nossos sentimentos para esse tipo de adaptações ao longo dos anos. Nós costumávamos nos empolgar, ‘Oh, meu Deus, Hollywood está nos obsevando. Poderia haver um filme sobre Uncharted.’ E então, à medida que mais tempo passa, não estamos entusiasmados com uma adaptação direta da história que contamos, porque sentimos que já contamos essa história muito bem, cinematicamente, então eu não sei o que mais você poderia trazer para ele [Shawn Levy], querendo contar uma história diferente das principais quatro aventuras – com potencialmente um jovem Nathan Drake, que enche as lacunas – acho muito mais interessante do que tentar recontar Uncharted 1, 2, 3 e 4”.

É também essa linha de raciocínio que faz Druckmann querer que o filme The Last of Us permaneça desfeito. Após o anúncio de adaptar o jogo em 2014, um roteiro foi escrito rapidamente para o filme produzido por Sam Rami. Um script que foi escrito pelo próprio Druckmann. Druckmann co-dirigiu o jogo com Bruce Straley, e o roteiro que ele transformou foi uma versão mais simplificada dos eventos do jogo. Agora, quatro anos depois que o roteiro foi escrito, Druckmann não quer que o filme seja feito:

“… E até eu trabalhei no roteiro do filme do The Last of Us, que era uma adaptação direta. E agora, tendo alguma separação dele, olho para trás e penso, ‘Não quero que esse filme seja feito’.

Talvez haja algo que possa ser feito no mundo, seja com foco em outros personagens ou em outros momentos. Mas, para mim, e eu sei que para a Naughty Dog e para muitos dos nossos fãs, Nolan North é Nathan Drake, Ashley Johnson é Ellie, Troy Baker é Joel. E seria muito triste ver outras pessoas nesses papéis.”