O Espetacular Homem-Aranha #1-6 | A Teia agora é Global

0
1724

Durante Homem-Aranha Superior, Otto Octavius tomou o corpo, os poderes e a responsabilidade de Peter Parker para si, determinado a se tornar um Homem-Aranha melhor (ou superior) que seu maior inimigo tinha sido. Enquanto agia como Peter Parker, Otto conseguiu, entre outras coisas, terminar o doutorado do cientista e fundar uma companhia que levava o seu nome: As Indústrias Parker.

Eventualmente retornando ao próprio corpo, Peter precisou assumir as novas responsabilidades trazidas pelas ações que seu arqui-inimigo tomou em seu lugar. Desde então, se passaram oito meses no universo Marvel. E é de onde O Espetacular Homem-Aranha #1, com seu arco intitulado “Global”, publicado pela Panini em novembro de 2016, começa.

As Indústrias Parker são agora uma das maiores empresas do mundo graças ao seu maior produto, o Webware, um computador de pulso à prova d’água que tem acesso fácil à internet, serve como comunicador, gravador, GPS, lançador de microrrastreadores-aranha, etc. Isso também garantiu uma parceria com a SHIELD, onde a companhia produz e fornece tecnologia para a organização de espionagem.

Peter Parker agora projeta tecnologia para a SHIELD.

Graças a isso, a popularidade do Homem-Aranha, o mascote da companhia e guarda-costas pessoal de Peter Parker (ao melhor estilo Tony Stark), também cresceu ao redor do globo, permitindo que o herói aumente o escopo de suas aventuras, rodando por lugares como Londres, Paris, Hong Kong e Nova Iorque. A vizinhança do Aranha agora é o mundo inteiro.

O herói também conta com novos apetrechos e recursos tecnológicos de ponta como um novíssimo Aranhamóvel extremamente veloz e versátil, com diversas funções que vão desde aderir às superfícies até um sintetizador de voz (porque até os heróis gostam de cantar), um Aracnofoguete e até uma Hidroaranha. Cartuchos de teia com diversas funções também são parte do novo arsenal do Aranha, que agora tem de tudo: Teias ácidas, teias de cimento, teias de espuma…

Andando pelas ruas de Xhangai com o novíssimo Aranhamóvel.

Todas essas melhorias elevam o nível do Aranha que agora também ganha inimigos de alto nível: A organização conhecida como O Zodíaco, cujos objetivos levam o Homem-Aranha a todos os cantos da Terra, do mar e do espaço. Apesar do Zodíaco ocupar o papel principal nesse primeiro arco, vemos os primeiros vislumbres de Norman Osborn e seu novo Exército Duende, bem como o retorno do Regente das Guerras Secretas e um misterioso vilão recrutando a clássica galeria de vilões do herói com objetivos obscuros.

O elenco de suporte também é incrível. Dan Slott faz um excelente uso de todos os personagens, clássicos ou recentes, que pode. Harry Osborn (agora Harry Lyman), Johnny Storm, Nick Fury, Bobbi Morse, Anna Maria Marconi, Hobie Brown, Max Modell (e todos os antigos membros do Horizonte) são alguns dos personagens que marcam presença enquanto o aracnídeo cruza o globo atrás do Zodíaco.

Bobbi Morse é uma das personagens que têm sua relação com Peter sendo mais explorada.

O aumento do número de personagens reflete a grandiosidade da fase, que é realmente o resultado de uma soma construída ao redor de anos de mitologia do Homem-Aranha. E, assim como com seus novos recursos tecnológicos, Peter sabe que pode recorrer a seus aliados para combater o crime. Esse não é mais um Homem-Aranha solitário, embora essa talvez seja a versão mais independente do herói.

Mérito de Dan Slott, que continua sua fase no personagem de forma magnífica, evoluindo cada vez mais o personagem em um adulto responsável e bem-sucedido, mas que não deixa de ser divertido, abobalhado, sincero ou gentil, características humanas que construíram sua popularidade. A arte de Camuncoli (que assume a maior parte do título) continua competente e capaz de traduzir as acrobacias típicas do herói aracnídeo.

Apesar de tudo, Peter nunca deixa de lado suas responsabilidades.

Em suma, a fase pode exigir alguns conhecimentos prévios tanto na mitologia recente quanto na clássica do herói para que o leitor mergulhe completamente no competente texto de Dan Slott, mas, no geral, o recomeço pós-Guerras Secretas é contextualizado para os leitores, sanando todas as maiores dúvidas que possam surgir e abrindo um novo (e divertido) capítulo na história do Aranha.

“Global” acontece entre O Espetacular Homem-Aranha 1 e 6, publicados pela Panini entre novembro de 2016 e maio de 2017, com cada edição custando R$ 9,40.