Um dos maiores eventos de games da América Latina chegou ao Rio de Janeiro em sua terceira edição, a Brasil Game Cup. A cidade maravilhosa ficou pequena ao receber três finais importantíssimas de alguns dos games mais badalados dos últimos tempos. Durante os dias 7, 8 e 9 de Abril pudemos prestigiar as finais dos campeonatos de Overwatch, Dota 2 e Counter Strike: Global Offensive, bem como conferir tudo o que o evento trouxe para o Rio, e vamos destacar alguns pontos sobre o mesmo.
Outro grande destaque do evento, é a sempre bem-vinda área nerd/geek, que incluiu até mesmo uma competição de cosplay. Vários personagens diferentes e conhecidos estavam presentes e levaram o público ao delírio com suas performances. A ganhadora do concurso foi uma Arlequina!
A estrutura seguiu os moldes da tradicional Brasil Game Show (que este ano acontecerá em São Paulo nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de Outubro). A intenção foi levar os visitantes a um ambiente que remetesse aos fliperamas que fizeram tanto sucesso nas décadas de 80 e 90 (e até hoje ainda fazem em alguns shoppings), mas nem só de games se resumia o evento, tendo até mesmo lojas de tradicionais clubes de futebol do RJ. O ambiente era espaçoso e aconchegante, e até mesmo as filas de entrada estavam aparentemente organizadas e sem grandes problemas para os visitantes.
Um dos pontos mais altos do evento (além das emocionantes partidas dos campeonatos), foi a seção que destacava a evolução do videogame, exibindo dos tradicionais Atari e Nintendinho até os consoles mais recentes. Falando em consoles atuais e PC’s, eles estavam à disposição do público, e o melhor, sem custo adicional.
A ideia de expandir o conteúdo exibido na Brasil Game Show em São Paulo para outros estados é louvável, isso mostra que o público gamer e os e-Sports cada vez estão ganhando mais força e público aqui no Brasil, e isso foi comprovado durante o evento, que inclusive, foi uma ótima oportunidade de apresentar novos integrantes à essa comunidade.
No primeiro dia de evento, a Brasil Gaming House foi a vencedora do campeonato de Overwatch contra a Keep Playing, ganhando 3 de 5 partidas (MD5). Já no sábado, foi a vez da SG e-Sports derrotar a Midas por 3 x 0. E por fim, no último dia, foi a vez do aguardado campeonato de CS:GO, depois de partidas acirradas, a equipe da Ilha da Macacada foi a grande vencedora.
Em suma, o evento cumpriu seu objetivo, abrir um novo espaço para os gamers e reunir integrantes novos e veteranos desta comunidade que cada dia mais ganha força ao redor do mundo.
Gostaríamos de agradecer ao pessoal do Cebola Verde por terem sido nossos correspondentes e nos ajudado com a cobertura, bem como à fotografa Júlia Knop pelo excelente material.