Os 10 melhores embates entre o Homem-Aranha e Norman Osborn

0
2703

O Duende Verde é uma figura histórica na vida do Homem-Aranha. Sendo Norman Osborn considerado por muitos o maior inimigo a cruzar as teias do aracnídeo, os dois partilham uma história pouco convencional, regada de socos e cicatrizes que nunca sumirão.

Dan Slott, o escritor atual do Aranha, declarou que o próximo arco da revista O Espetacular Homem-Aranha trará o retorno do antagonista do herói e, com o passado sangrento entre os dois prometendo se degringolar em um conflito de grandes proporções, nada mais justo do que relembrar as melhores (e mais importantes) contendas entre os dois rivais.

10. Cidadão Osborn

“Você provou que existem bem menos diferenças entre nós do que imaginei. Apesar da sua conversa sobre decência e moralidade… você é um selvagem sob a pele — Igual a mim!”
Após infrutíferas tentativas de exterminar o Homem-Aranha, Osborn decide adotar outra postura. Chantageando Jameson, ele compra o Clarim Diário e retorna para o mundo com o nome limpo de todas as acusações anteriores. Sem resistir às provocações, Peter agride Norman em momento registrado em vídeo pelo vilão, que consegue convencer a todos que o Homem-Aranha é perigoso e oferece uma recompensa de um milhão pela captura do herói, gerando a saga conhecida como Crise de Identidade.

The Spectacular Spider-Man Vol 1 #250

Publicação brasileira: A Teia do Aranha n° 115

9. Nação Duende

“Vocês nunca enfrentaram o verdadeiro Norman Osborn, um homem com juízo perfeito. Pobres tolos. Da próxima vez, vocês nem vão me ver chegando.”
 No grand finale de Homem-Aranha Superior, Norman Osborn ataca toda a cidade de New York com o seu exército duende. Pondo em xeque os próprios Vingadores com seu poderio, Norman deixa Otto Octavius, que residia no corpo e mente de Peter Parker atuando como tal, sem opções senão devolver a vida do único homem que poderia deter toda a insanidade do Duende Verde: O primeiro e único Homem-Aranha.

Superior Spider-Man Vol 1 #31

Publicação brasileira: Homem-Aranha Superior 19

8. Morte em Família

“Eu não preciso te prender… Você só precisa existir – É uma vida sem liberdade condicional.”
 E se o Duende Verde não tivesse mais nada a perder? E se, após anos de lutas e perdas, tudo o que ele quisesse fosse destruir incondicionalmente a vida de Peter Parker? Em Morte em Família, os dois se revelam cansados de suas constantes disputas e decidem resolver sua relação. De uma vez por todas.

Peter Parker: Spider-Man Vol 2 #44-47

Publicação brasileira: Homem-Aranha n° 17 ao 20

7. A Noite do Duende

“Agora… seu dia das bruxas acabou. Sem mais truques. Sem mais bombas. Sem mais teias. Sem mais máscaras.”
 Após anos dado como morto e sem reencontrar o Homem-Aranha desde a fatídica morte de Gwen Stacy, Norman se revela como o arquiteto de toda a confusão causada no período conhecido como “Saga do Clone” e parte para a sua vingança final contra Peter, investindo esforços para matá-lo e a todos os seus amigos, sendo necessários os dois Homens-Aranha para finalmente deter o Duende Verde.

Spider-Man Vol 1 #75

Publicação brasileira: A Teia do Aranha n° 110

6. Reinado Sombrio: A Lista

“Você pode sair perseguindo justiceiros como o Homem-Aranha o quanto quiser. Mas, aqui nos EUA, quando se trata de um homem comum como Peter Benjamin Parker… Você trabalha para mim.”
Determinado a deter a ascensão de Norman no período conhecido como Reinado Sombrio, Peter, ao lado de Norah, Ben e Joe, seus colegas jornalistas, decide invadir os domínios do Patriota de Ferrp em busca de provas a respeito de seus experimentos ilegais. Confrontando seu maior rival tanto como Homem-Aranha quanto Peter Parker, o herói protagoniza uma das melhores histórias do período.

Dark Reign: The List – Amazing Spider-Man Vol 1 #1

Publicação brasileira: Reinado Sombrio Especial – A Lista 2

5. O Capítulo Final

“Eu matei o Homem-Aranha!”
 Convencido de ter adquirido o Poder e ter se tornado um deus após um ritual sombrio envolvendo outros quatro participantes, Norman atrai a fúria do Homem-Aranha após revelar alguns de seus antigos planos envolvendo, inclusive, a sua tia May. Publicado em quatro edições, O Capítulo Final é um dos arcos mais angustiantes envolvendo os dois personagens.

The Amazing Spider-Man Vol 1 #441
Spider-Man Vol 1 #97
The Spectacular Spider-Man Vol 1 #263
Spider-Man Vol 1 #98

Publicação brasileira: Homem-Aranha 1ª série n° 20

4. O Herdeiro do Duende

“Venha agora. Entre na escuridão. Seja um homem. Seja um Osborn.”
 O Duende Verde retorna determinado a fazer de Peter o herdeiro de seu legado através de uma intensa campanha de tortura e lavagem cerebral. Mais indefeso e balançado do que nunca, o Homem-Aranha se vê numa posição difícil ao ter que travar uma batalha não com seus punhos, mas com a própria mente.

The Amazing Spider-Man Vol 2 #25
Peter Parker: Spider-Man Vol 1 #25
The Amazing Spider-Man Vol 2 #26

Publicação brasileira: Homem-Aranha n° 3 e 4

3. Como era Verde o meu Duende

“Dê uma boa olhada, Parker – Uma boa, longa olhada – É o último rosto que o Homem-Aranha verá. É o verdadeiro rosto do Duende Verde — O rosto de Norman Osborn!”
 Como era Verde o meu Duende traz o conflito que eternizou a rivalidade dos dois ao fazer o Duende Verde descobrir a identidade secreta do Homem-Aranha. Dali em diante, o Duende, que já tinha se mostrado um adversário perigoso, se eternizaria como uma constante ameaça em razão do seu conhecimento único a respeito do seu adversário.

The Amazing Spider-Man Vol 1 #39

Publicação brasileira: Biblioteca Histórica Marvel – Homem-Aranha n° 4/ Coleção Histórica Marvel: O Homem-Aranha n° 1/ O Homem-Aranha n° 16 (editora Bloch)/ O Homem-Aranha n° 23 (editora Ebal)/ Homem-Aranha: Grandes Desafios n° 3/ Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha n° 1/ Marvel Especial n° 1/ Spider-Man Collection n° 9/ A Teia do Aranha n° 27

2. Herói da Resistência

 

“Cuide-se e durma bem. Sempre vou orar por você, e espero que faça o mesmo por mim. Abraços, Norman.”
 Tramando uma grande conspiração, Norman manipula (mais uma vez) o Homem-Aranha, levando-o ao limite físico e mental em uma busca pela desaparecida May Parker. A conclusão da história se dá através de uma carta enviada pelo vilão, na qual ele parabeniza o herói pela vitória e o agradece pelo desafio oferecido em sua vida.

Marvel Knights: Spider-Man Vol 1 #9-12

Publicação brasileira: Homem-Aranha n° 47 ao 50/ Homem-Aranha – Caído entre os Mortos

1. A Noite em que Gwen Stacy Morreu

“Você matou a mulher que eu amo! E, por isso, você vai morrer!”
 Talvez o mais famoso conflito entre os dois, a disputa que resulta na morte de Gwen Stacy e do próprio Norman Osborn foi considerada, durante muito tempo, a luta final entre os dois, gerando consequências marcantes durante toda a vida de ambos.

The Amazing Spider-Man Vol 1 #121-122

Publicação brasileira: Coleção Histórica Marvel: O Homem-Aranha n° 1/ A Coleção Oficial de Graphic Novels – Clássicos n° 19 (editora Salvat)/ Homem-Aranha n° 18 (editora Rge)/ O Homem-Aranha n° 54 (editora Ebal)/ Homem-Aranha: Grandes Desafios n° 4/ Marvel Especial n° 2/ A Teia do Aranha n° 23