Ao longo de quatro séries e cinco temporadas, nós aprendemos para quem torcer. Fosse contra uma aquisição hostil criminosa, um manipulador de mentes, um grande esquema de tráfico de armas ou um poderoso clã ninja, sabíamos que era possível confiar em Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.
Contudo, quando esses heróis de juntarem pela primeira vez como os Defensores, a novíssima série resultante da parceria Marvel/Netflix que estreia no dia 18 de agosto pelo serviço de streaming, resta a dúvida: quem eles enfrentarão?
Além de ter sido anunciada como uma personagem chamada Alexandra, interpretada por Sigourney Weaver, pouco sabemos sobre a vilã principal da série, que promete dar trabalho ao recém-formado grupo de heróis urbanos. E sabemos menos ainda sobre o papel que ela desempenhará perante os heróis.
Contudo, sabemos da presença de Stick, o mentor de Matt Murdock, claramente envolvido com as ameaças trazidas pelo Tentáculo, uma organização que ainda não conheceu o seu fim, apesar de ter antagonizado tanto o Demolidor quanto o Punho de Ferro. Sua trama, assim como a de Elektra, não foi finalizada, deixando claro que o retorno de ambos em Defensores é mais do que apenas uma participação especial, sendo os seus destinos claramente ligados à vida dos heróis.
E o que dizer então da participação de Jessica Jones e Luke Cage, assim como os legados que ambos trarão de sua série, ao lidar com esse ambiente novo? Apesar de que Black Mariah e Shades dificilmente podem aparecer, assim como Killgrave não irá, é possível que elementos da vida de ambos (como, por exemplo, as balas Judas, capazes de penetrar até a pele de Luke Cage) interfiram na jornada dos heróis. Prova disso é o fato de, tanto Misty Knight quanto Patsy Walker, personagens fundamentais na mitologia de ambos, estarem confirmadas na série.
Com um número reduzido de episódios e toda uma construção prévia para estabelecer seus conceitos, Defensores dificilmente irá propor uma nova e radical ameaça, preferindo entregar algo próximo ao esperado, se limitando a revelar os mistérios restantes deixados pelas temporadas passadas e a, enfim, entregar o épico encontro entre seus maiores heróis urbanos para consagrar mais um grande segmento do MCU e dar seguimento ao grande trabalho da Marvel com as adaptações de seus personagens.