“Transforma-te, homem, transforma-te! Abandone as impurezas da carne, pois no peito de fogo o coração arde! Abandone a forma humana, vilã! Erga-se o demônio Etrigan! ”
Ninguém faz animações de super-heróis como a DC Comics, com diversas adaptações de qualidade diretamente dos quadrinhos em seu catálogo. Recentemente começou a transformar alguns arcos dos Novos 52 em animações, como os recentes “Liga da Justiça: Trono de Atlântida” e “Batman: Sangue Ruim”. Dessa vez se aventurando no mundo magico do universo DC, dando destaque para diversos personagens desconhecidos do grande público e desvalorizados pela editora.
Com aproximadamente 75 minutos de duração, o filme passa a sensação de estar foleando página por página dos quadrinhos, com um ritmo acelerado, mas de fácil entendimento, conduzido pela trama proposta e sem enrolação. Dirigido por Jay Oliva da animação do homem morcego “O Cavaleiro Das Trevas” e escrita por The JM DeMatteis, conhecido por escrever a fase dos novos 52 da equipe, juntamente com o roteirista Ernie Altbacker, responsável pela série animada do Lanterna Verde em 2011.
O grupo de anti-heróis sobrenaturais se unem para enfrentar ameaças ocultas e sobrenaturais, que talvez Batman e o resto da liga não conseguiriam vencer usando apenas força bruta. A equipe é formada pelos personagens John Constantine, Zatanna, o Monstro do Pântano, Etrigan, o Demônio e o Desafiador, com Batman apenas em segundo plano durante toda a trama. A Liga da Justiça, com John Stewart substituindo Hal Jordan no posto de Lanterna Verde, faz uma participação especial no decorrer do longa, mas assim como o Batman, serve apenas para dar consistência no enredo.
A história coloca Constantine como o protagonista, mostrando o seu relacionamento com os outros membros da equipe e citando situações que ocorreram fora da trama principal, com um vilão totalmente ligado as consequências das ações irresponsáveis do mago. Matt Ryan, conhecido por interpretar o personagem na série de televisão transmitida pela NBC, retorna para emprestar sua voz ao britânico.
A arte de Phillip Bourassa, veterano nas animações da editora continua surpreendendo, com os personagens se mantendo fieis as suas versões mais conhecidas. A surpresa do filme fica por conta do Mostro Do Pântano, com uma movimentação cheia de ação, digna de grandes estúdios japoneses.
Mais afinal quem são os integrantes da Liga da Justiça Sombria?
- John Constantine é o protagonista da série Hellblazer, criado por Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben, apareceu pela primeira vez em “Swamp Thing #37” em junho de 1985, na revista do Monstro do Pântano. As histórias de John são geralmente ligadas à magia e ao sobrenatural sendo inicialmente publicado pelo selo Vertigo, selo adulto da editora DC Comics.
- Filha de John Zatara, um poderoso mágico, Zatanna Zatara, apareceu pela primeira vez em “Hawkman #4” em outubro de 1964, integrante da Sociedade da Justiça. Tem o costume de conjurar seus truques de mágica através de frases ou palavras pronunciadas ao contrário.
- O Monstro do Pântano, criado por Len Wein e por Berni Wrightson apareceu primeiramente na revista “Casa dos Segredos #92” em junho 1971, ele era originalmente Alec Holland, um homem que foi transformado num monstro composto por matéria vegetal depois que uma explosão em seu laboratório o encharcou com produtos químicos.
- Deadman ou Desafiador, como ficou conhecido no Brasil, é o fantasma do trapezista Boston Brand, que vaga pela Terra possuindo corpos. Apareceu primeiro em “Strange Adventures #205” em outubro de 1967, criado por Arnold Drake e Carmine Infantino. O personagem também é famoso por ter sido desenhado posteriormente por Neal Adams.
- Etrigan criado por Jack Kirby, é um demônio do Inferno que, apesar de suas tendências violentas, geralmente se alia às forças do bem, principalmente por causa da aliança entre os heróis do Universo DC e Jason Blood, um humano a quem Etrigan está vinculado. O personagem residia originalmente em Gotham City, levando a inúmeras aventuras ao lado de Batman.
Lançado diretamente em mídia física, digital no começo de 2017 e agora juntamente com a edição limitada do jogo Injustice 2, Liga da Justiça Sombria, foca mais no público adulto com a uma história mais pesada, consegue ser uma das melhores adaptações da editora nos últimos anos, servindo para apresentar os personagens até então desconhecidos para o grande público. Um filme recomendado especialmente para os fãs da cancelada serie Constantine, que buscam conhecer mais sobre o personagem.