Depois de anos de espera, finalmente assistimos a Longe Noite! O evento foi previsto durante anos, dizendo que os mortos se levantariam trazendo o Longo Inverno.
O episódio começa com a chegada dos mortos, Jon (Kit Harrington) e Daenerys (Emilia Clarke) não conseguem resolver seus problemas pendentes e saem para a luta. Eles montam em seus dragões e seguem para o campo de batalha.
Lá em baixo, as coisas não caminham muito bem. Os zumbis são fortes e resistentes causando dificuldades para serem derrotados; Arya (Maisie Williams) manda Sansa (Sophie Turner) se esconder nas criptas, e proteger aqueles que não conseguem lutar. Tyrion Lannister (Peter Dinklage) também vai para lá.
Melisandre (Carice Van Houten) aparece, e ajuda na batalha com sua magia de fogo, que é mortal para os zumbis. Mesmo assim, o exército dos humanos começa a perder; a jovem Lyanna Mormont (Bella Ramsey) é morta por um gigante, mas o mata também.
Brienne (Gwendoline Christie) é quase morta porém escapa; Sam (John Bradley-West) também escapa por pouco, mas perde um amigo no caminho.
Arya Stark é salva por Beric Dondarrion (Richard Dormer), que se sacrifica por ela – Melisandre conta que a missão dele era salvar a garota.
Enquanto isso, Jon e Daenerys lutam contra o Rei da Noite e seu dragão de gelo. Jon vai para cima e derruba o vilão de sua montaria – e acaba caindo também.
Jon tenta atacar o zumbi, mas ele revive os mortos ao seu redor; o rapaz é salvo por Daenerys, que queima todos os inimigos – menos o próprio Rei, que permanece ileso. Jon pede para que ela ajude Bran, mas os zumbis sobem no dragão, que sai voando sem ela.
A Rainha e Jorah Mormont (Iain Glain) ficam encurralados e lutando contra os inimigos – Jorah leva uma facada no peito e permanece de pé.
Os mortos das criptas também se levantam e atacam quem estava escondido por lá, inclusive a jovem Gilly (Hannah Murray) – Sansa e Tyrion escapam ilesos.
Jon consegue escapar do Rei da Noite e entra em uma luta contra o dragão de gelo – enquanto os mortos invadem Winterfell.
Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) fica ao lado da árvore coração, protegido por alguns soldados que acabam morrendo, sobrando apenas Theon Greyjoy (Alfie Owen-Allen). O Rei da Noite chega até o rapaz e Theon se sacrifica por ele.
Quando o grande vilão chega até Bran, pronto para elimina-lo, Arya Stark chega por trás e mata o monstro; com sua morte, todos os outros zumbis morrem, inclusive o dragão de gelo – os humanos venceram a batalha contra os mortos!
Jorah morre ao lado de Daenerys, que chora segurando o amigo.
Depois dessa épica batalha, nos basta apenas esperar pelo destino de Cersei Lannister (Lena Headey) e do Trono de Ferro!