Vingadores: Ultimato | Como o filme altera as histórias anteriores do Universo Cinematográfico Marvel

0
871

O POST ABAIXO CONTÉM SPOILERS DE VINGADORES: ULTIMATO.

Agora que Vingadores: Ultimato finalmente chegou aos cinemas, os fãs podem descobrir o que realmente aconteceu na segunda batalha contra Thanos, quais teorias estavam corretas e ter um vislumbre do futuro do Universo Cinematográfico Marvel.

No filme, os Vingadores originais, com a ajuda de Nebulosa, Máquina de Combate, Rocket e Homem-Formiga, descobrem uma maneira de viajar no tempo através do Reino Quântico, dimensão microscópica apresentada nos filmes do Homem-Formiga. Com esse recurso, os heróis coletam as Joias do Infinito antes que Thanos as reunisse durante os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, criando uma nova Manopla e desfazendo os eventos do estalar de dedos.

Diferente de outros filmes que utilizam viagens no tempo, em Ultimato, alterar eventos do passado não muda o futuro, mas sim, cria uma realidade paralela a partir do momento em que a história foi alterada. Isso pode ter deixado algumas pessoas confusas, com isso, iremos explicar algumas das ramificações criadas pelo filme e como elas podem alterar o futuro.

Logo no começo do filme, vemos os Vingadores matando o Thanos de 2018, que estava extremamente fraco por ter destruído as Joias do Infinito. Cinco anos depois, vemos Thanos sendo morto pelos heróis novamente, mas dessa vez, sua versão do ano de 2014, que veio para o futuro quando descobriu os planos dos heróis através das memórias de Nebulosa.

Quem também morre do ano de 2014 é a Nebulosa original, bem como todo o exército de Thanos e sua Ordem Negra. O fato de tais personagens de 2014 terem morrido, não significa que eles deixaram de existir de 2015 em diante (até o momento que foram mortos novamente em 2018), porém uma nova realidade foi criada em 2014, fazendo com que os Guardiões da Galáxia e os Vingadores desse ano passem por novos eventos em suas vidas.

A prova disso, se dá pela Nebulosa de 2014, que é morta por sua versão futura de 2023. O fato da versão mais recente ter matado a versão mais antiga, não faz com que ela desapareça.

Outra ramificação de 2014 acontece através de Gamora, que é trazida para o futuro e desaparece logo após o confronto contra Thanos. Embora Gamora tenha morrido em 2018, sua versão passada foi trazida para o presente dos Vingadores e, provavelmente, substituirá a anterior.

Outra possibilidade, é que Tony Stark tenha feito ela desaparecer com seu estalar de dedos, já que todos daquele ano sumiram.

Loki, outro personagem que morreu durante os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, também é outro que pode dar as caras em 2023. Durante os eventos do primeiro filme dos Vingadores, o Deus da trapaça conseguiu fugir da prisão iminente usando o Tesseract, ou seja, aquela versão criou uma nova ramificação no tempo, que não passará pelos eventos de Thor: O Mundo Sombrio, Thor: Ragnarok e Guerra Infinita, porém, teremos de aguardar para descobrir para onde ele foi e o que irá aprontar.

Por fim, temos o Capitão América, que decidiu mudar seu próprio passado, alterando também seu presente. No fim do filme, Steve Rogers pega as Joias do Infinito que foram emprestadas de evento dos passados e sai com a missão de devolve-las a seus períodos de tempo, evitando danos maiores nas realidades paralelas.

Embora ele tenha cumprido a missão, Steve decide ficar no ano de 1970, junto com Peggy Carter, o amor de sua vida. Muitos ficaram confusos com isso, afinal, o mesmo Steve aparece em 2023 bem velho, mostrando que seguiu o curso da vida normal.

Ao que parece, Steve viveu em segredo com Peggy enquanto seu outro eu continuava congelado. Assim, ele foi descongelado normalmente, entrou para os Vingadores, brigou com Tony Stark e derrotou Thanos da mesma maneira que o Steve que ficou no passado, porém quando tudo havia acabado, as duas versões se “uniram” e o Steve velho passou a ser o único.

Quando Steve visita seu museu durante os eventos de Capitão América: Soldado Invernal, vemos ele assistindo um vídeo de uma antiga entrevista de Peggy, que revela que o Capitão América resgatou os prisioneiros de um acampamento da Hydra, incluindo o homem que se tornaria seu marido no futuro. O nome do marido de Peggy nunca foi revelado, porém considerando que Rogers voltou para o passado e se casou com ela, é provável que o homem a quem Peggy se referia no vídeo era o próprio Steve, mas isso é apenas uma teoria.