“Autobots, provaremos quem somos e porque estamos aqui.”

Transformers: A Era Da Extinção entrega tudo o que se espera de um filme dos Transformers, tanto as coisas boas quanto as ruins. Michael Bay apresenta um design novo sobre os robôs utilizando temática de cavaleiros medievais para exceder seus predecessores tanto em escala quanto visualmente. Dependendo da perspectiva, isso é uma proposta atrativa ou totalmente repelente.

Cade Yeager (Mark Wahlberg) “encontra um Transformer”, o próprio Optimus Prime (Peter Cullen), enquanto ele está caçando tecnologia ultrapassada, ou seja, lixo. Infelizmente, o governo, através de Harold Attinger, de Kelsey Grammer, declarou uma guerra não oficial contra os alienígenas. Os Autobots mesmo salvando a Terra no filme anterior não são excluídos da cruzada de busca e execução. Cade, sua filha de 17 anos, Tessa (Nicola Peltz), o assistente Lucas (TJ Miller) e o amante secreto de Tessa, o motorista de carro de corrida profissional Shane (Jack Reynor), estão presos no fogo cruzado entre os soldados de Attinger e o líder de Autobot.

Assim, conclui a presunção básica do enredo e a extensão da história que contém uma linha lógica. O roteiro de Ehren Kruger é muitas vezes previsivelmente sem sentido e pode passar a sensação como uma mistura de tramas tiradas de um bando de sucessos recentes, e alguns não tão recentes. O impulso para aniquilar os Transformers é semelhante aos vistos em Days of Future Past, como os “inimigos” são caçados, experimentados e utilizados como base na criação de um ser superior. Mas isso não é um ponto negativo.

O público que gosta da extravagância do diretor encontrará em Age of Extinction toda a familiaridade de um filme dos Transformers. As explosões elaboradas e o trabalho de efeitos especiais estão mais perfeitos do que nunca, deixando os robôs alienígenas extraordinários, adicionando uma diversidade inovadora ao que os Transformers são e podem ser, sem mencionar a atenção aos detalhes incluídos nos efeitos visuais verdadeiramente impressionantes.

Além da estética impressionante, as máquinas com alma são dotadas de uma ampla gama de traços de personalidade, uns meios bobos, mas outros legitimamente atraentes. Além disso, você pode dizer quem é quem quando eles estão se destruindo. A história fornece algumas sugestões tentadoras no backstory dos Transformers, e eles sobrepõem os humanos. Os Dinobots muito esperados, por outro lado, não estão tão presentes quanto alguns gostariam. Dito isso, Optimus cobrando lealdade de Grimlock, enquanto acena a espada do julgamento fazendo com que os dinossauros deem um grito de guerra é tão glorioso que chega a ser uma das melhores cenas de toda franquia nas telonas.

Os puristas podem se queixar com as mudanças, mas a maioria da audiência provavelmente aproveitará o método de transformação “atualizado”, que é inovador e divertido. Há algumas citações do desenho clássico que provavelmente emocionara os aficionados da série, mas também há uma mudança radical na mitologia dos Transformers. A “semente” evolutiva e um criador recém-imaginado tomam o lugar do Allspark.

Dito isto, a introdução do Lockdown, um Optimus amargurado e a hostilidade humana contra os Transformers, servem para criar um tom um pouco refrescante e mais escuro para a franquia. O humor muitas vezes fora de lugar ainda está lá, mas é atenuado na maior parte. Parecia que Tucci era responsável pela maior parte da comédia, o que é bom, pois ele entendeu o que era necessário e entregava. Em geral, os personagens são amplamente criados para dizer o mínimo possível e o filme ocasionalmente se dirige para representações equivocadas e estereotipadas.

Wahlberg traz todo seu charme, frequentemente amoroso e pateta, bem como um recurso de ação, superando o antigo protagonista interpretado por Shia LaBeouf. Ele realmente se sente como um homem em circunstâncias extraordinárias ao invés de uma força desumana da natureza da maneira como alguns ícones de ação aparentam. Os recém-chegados Nicola Peltz e Jack Reynor são decepcionantemente.

Apesar de ser um pouco longo, ele atende às expectativas com algumas reviravoltas e adições inéditas a franquia. Embora não seja inteiramente original ou completamente pensado, a nova visão do mythos que Lockdown apresenta é deliciosamente bizarra e divertida. Ele também deixa a franquia em um novo lugar potencialmente intrigante pela conclusão do filme.