[ANÁLISE] Dreams: Muito mais do que um jogo

Para definir Dreams, é necessário entender qual o seu propósito.

Por mais que ele tenha a cara de um jogo, ele é muito mais profundo do que isso. Respondendo de forma simplificada, Dreams é uma ferramenta de criação em forma de jogo, com um leque de possibilidades quase infinitas.

O jogador poderá criar desde jogos de plataforma até shooters, onde a limitação é apenas a imaginação e paciência do jogador para criá-los. A ferramenta é tão extensa que permite não só criar jogos em si, mas também histórias pequenas, itens que podem ser utilizados na construção de projetos de outros jogadores e até musicais.

Dreams conta com um modo história, criado com as próprias ferramentos do jogo, que não deverá levar mais do que duas horas para ser terminado. Tudo é bem simples e tem um objetivo direto: ensinar o básico para que o jogador possa começar a investir nas suas criações ou experimentar projetos já criados de outros jogadores pelo mundo.

Inicialmente, Dreams pode parecer intimidador, mas o jogo pega na sua mão e te leva para percorrer as funcionalidades da ferramenta, permitindo que você possa entendê-la, sem maiores complicações. Um ponto bacana do jogo é o uso do touchpad do Playstation 4, ferramenta extremamente promissora mas raramente utilizada como deve.

Possibilidades Infinitas

Caso o jogador não seja muito fã de criações e não deseje mergulhar nesse meio, não há o menor problema: Dreams permite que todos os projetos dos jogadores fiquem numa grande biblioteca onde qualquer um poderá experimentar os diversos jogos.

E aí que o jogo brilha: você encontrará um acervo gigantesco, para agradar todos os gostos. Durante a minha experiência, encontrei novidades e até rostos “conhecidos”.

Devido a capacidade da ferramenta de criar jogos onde a imaginação é apenas o limite, me deparei com uma versão de Crash Bandicoot que impressionava pelo nível de detalhamento em sua recriação.

Outro rosto conhecido que me surpreendeu foi um jogo de Sonic, em que o jogador, talvez frustrado pelas sequências decepcionantes que o ouriço ganhou ao longo dos anos, fez uma espécie de remake dos primeiros jogos, que não deixava nada a desejar de um projeto profissional.

Até personagens como Mario tiveram seus jogos recriados e até sequências não oficiais que impressionam pela sua qualidade e diversão.

No campo de novidades, Dreams permite que vejamos quantas pessoas talentosas estão espalhadas pelo mundo. Project Ikelos, um jogo na veia dos soulsborne, impressiona pelo nível de detalhes e, por diversas vezes, você irá perguntar-se como foi possível desenvolver um jogo daquele porte dentro da ferramenta de Dreams.

Shadow Dance at Olivetop Reach é um jogo que chama a atenção pela sua simplicidade e diversão, sendo um RPG por turnos bem feito e nostálgico.

Para Dreams sobreviver, ele necessitará do apoio da comunidade. Nesse aspecto, a Media Molecule, desenvolvedora da ferramenta, demonstra diversas ideias boas e um futuro promissor, já que irá dar suporte total ao jogo, ouvindo o feedback dos jogadores e permitindo que criadores de conteúdos de qualidade possam receber algum dinheiro pelas suas criações e ajudá-los a encontrar oportunidades de negócios.

É cedo dizer se isso realmente irá concretizar-se, já que ainda estão pensando em como isso pode ser implementado, mas a desenvolvedora indica um comprometimento grande com isso.

Para projetos mais elaborados, o jogador irá necessitar de um bom tempo estudando o sistema de Dreams e isso só será possível dominando todos os recursos mais avançados disponibilizados, o que poderá afastar alguns da experiência, por mais que seus tutoriais sejam bem explicativos. Podemos dizer que por mais fácil que ele seja de mexer, ele é extremamente difícil de ser dominado e irá requerer dedicação.

Considerações Finais

Dreams é uma experiência diferente de tudo que já foi feito. A Media Molecule consegue entregar muito mais do que um jogo e sim, uma ferramenta extraordinária em que o limite será a sua imaginação e dedicação.

Caso não tenha essa pretensão, você contará com um acervo de jogos gigantesco que irá fazer algo difícil: agradar a todos os gostos.

Com um futuro promissor, certamente veio para ficar.