[ANÁLISE] Escape Doodland | Um jogo que te fará chorar de nervoso!

0
278

Escape Doodland é o jogo de estreia do estúdio polonês FlukyMachine, lançado para PC e Nintendo Switch.

Nesse universo, nós entramos no corpo de um habitante de Doodland – ou Terra dos Rabiscos, enquanto seu pacifico mundo é atacado por um monstro impiedoso, que não deixa alternativa ao personagem senão fugir.

Os controles são bem simples e nada muito diferente do padrão de plataforma; Nós podemos pular, dar pulos duplos, correr e usar nossos problemas de estômago para afastar inimigos e dar saltos maiores.

Não se engane com o visual fofo e descontraído, pois esse game vai tirar até sua última gota de sanidade! Em gráficos 2.5D, teremos o prazer de morrer diversas vezes, até decorar passo por passo daquela fase.

Claro, o que esperar de um jogo cujo os únicos níveis de dificuldade são: difícil e muito dificil?

Os cenários são bonitos e engraçados – e os monstrinhos são um amor, tudo isso para enganar o jogador ou tentar acalma-lo após tantas derrotas. Mas não adianta, você ainda vai receber suas conquistas por números exorbitantes de morte.

Se fossemos comparar, poderíamos dizer que Escape Doodland é o CupHead do Nintendo Switch, em níveis de qualidade gráfica e dificuldade. Em meio a uma geração que valoriza tutorais e jogos menos estressantes, é ótimo ver um projeto que realmente te dá satisfação ao terminar uma fase.

Além do notório nível de dificuldade, existe uma variedade de cenários: Doodland, Floresta, Gelo e até debaixo d’água, o que não deixa o jogo ficar enjoativo. Em cada fase, dependendo do tipo de cenário, o gameplay muda – você ainda faz os mesmos movimentos, só que em condições diferentes, precisando encontrar novas estratégias.

O jogo não é muito pesado, mas em certas fases ele acaba travando um pouco – então garanta que sua máquina, se for um PC, tenha pelo menos 800MB livre e 2084MB de RAM.

Além de ser um jogo alternativo e de estréia, ele ficou em produção por dois anos e, segundo o próprio co-criador, Piotr Karski, ele foi feito para ser difícil. Então se prepare, durante os dez níveis, você vai passar muita raiva.

Desafiador, bonito, engraçado e viciante, Escape Doodland é jogo de plataforma perfeito para você que estava com saudade de se sentir desafiado em um jogo – só não vale jogar o controle na parede.

Link do jogo na Steam.