[ANÁLISE] Zombie Rollerz: Pinball Heroes | Mistura exótica de estilos que funciona!

0
348

Zombie Rollerz: Pinball Heroes vem com a proposta de entregar uma aventura peculiar e divertida ao misturar elementos de pinball clássico, defesa de torres e elementos roguelike. O novo título promete levar a franquia a novos patamares e colocar o jogador para enfrentar hordas de zumbis com heróis, poderes e muita ação. Será que ele conseguirá?

O jogo está sendo lançado hoje (02) para Nintendo Switch e PC.

Jogabilidade

A campanha coloca os jogadores em um mapa com áreas hexagonais onde você move seu personagem por áreas de interesse para encontrar tesouros e fases de pinball. Pelo jogo ter elementos roguelike, as áreas nunca são iguais e ao morrer, você voltará para o início do jogo. Embora essa mecânica de recomeço não agrade todos os jogadores, existem itens que podem ser desbloqueados e que permanecem no seu inventário.

Como o jogo aborda um apocalipse zumbi, isso também é incorporado na jogabilidade. Ao finalizar fases e se mover pelo mapa, você verá uma névoa densa roxa que simboliza uma praga que torna as pessoas em mortos-vivos. Ao transitar por ela, seu personagem perde vida e pode até morrer, jogando você para o início. Ou seja, você também precisará de estratégia para transitar pelo mapa.

Eu confesso que tive minhas dúvidas se o elemento roguelike funcionaria na proposta, mas a boa notícia é que ele deixa o título mais desafiador e obriga o jogador a tomar decisões bem pensadas quando explora o mapa. Regularmente, você precisa decidir entre enfrentar um esquadrão de inimigos poderosos para aumentar o nível de suas habilidades ou utilizar uma pá para escavar um tesouro? Escolha sabiamente, porque isso poderá influenciar diretamente em batalhas com chefes.

Por falar neles, um dos grandes destaques de Zombie Rollerz: Pinball Heroes são as batalhas contra os chefões. O jogo conta com 11 deles e obrigará os jogadores a combinarem suas habilidades especiais com a jogabilidade pinball para dar cabo deles. Pode parecer que não, mas elas são desafiadoras e repletas de emoção.

Eu não tenho o costume de jogar pinballs e caso você esteja receoso, fique tranquilo: a jogabilidade é bem divertida e intuitiva. Mesmo que você seja iniciante, você conseguirá experimentar as partidas sem muita dificuldade. Você consegue saber a trajetória da bola por uma linha que indicará onde ela acertará.

Além disso, caso a bola fique presa, você poderá apertar um botão para que ela retorne ao ponto inicial automaticamente. Além de ser satisfatório esmagar as hordas de zumbis, os cenários contam com diversas mecânicas interessantes como fases secretas repletas de bônus e armadilhas para eliminar zumbis. Tudo é acionado ao acertar a bola.

O jogo também permite que seu personagem ganhe níveis, melhore habilidades e ganhe bônus por acessórios. Cada um dos poderes fica atrelado a um botão e também há um especial que varre a tela, destruindo tudo o que estiver na sua frente. À medida que for avançando, você desbloqueará também novos heróis, itens e poderá upar permanentemente habilidades.

Esse senso de recompensa torna a aventura ainda mais viciante e dá uma dinâmica interessante à jogabilidade. Mesmo assim, o jogo sofre com a maldição da repetição, principalmente depois que o jogador passa da metade.

O elemento roguelike pode acabar se tornando um pouco injusto por ser praticamente baseado na sorte. Em algumas partidas, eu estava indo extremamente bem e sem maiores dificuldades, mas o jogo gerou um cenário de dificuldade absurda e totalmente fora da curva, o que me levou a morrer e recomeçar o título.

Aspectos Técnicos

Graficamente, Zombie Rollerz: Pinbal Heroes é um jogo bonito e conta com gráficos cartunescos, onde tudo é bem detalhado. Apesar de zumbis serem criaturas repulsivas, o jogo os torna até simpáticos. O trabalho de áudio contribui para a imersão com efeitos interessantes e até engraçados do combate. Na trilha sonora, apesar de soar como de um filme infantil, cai bem ao título.

O problema é que em alguns momentos, tudo pode ficar excessivamente confuso pelo elevado número de coisas na tela. Em alguns níveis que deveriam ser fáceis, o caos pode te atrapalhar e te fazer perder segundos importantes para tomar uma decisão. Por diversas vezes, eu perdi a bola de pinball, que não é pequena, de vista e não entendi o que estava me causando dano.

Considerações Finais

Zombie Rollerz: Pinball Heroes é um título que surpreende por ousar ao combinar diferentes estilos para criar uma experiência única e muito divertida. Caso você busque um jogo fora do padrão para matar o tempo, ele é uma boa escolha.

*Agradecemos à MKTR Agency por nos ceder uma cópia de Nintendo Switch para análise.