[CRÍTICA] Projeto Gemini | Uma aventura deslumbrante visualmente e com pouco conteúdo narrativo

0
361

Projeto Gemini, novo filme estrelado por Will Smith e dirigido por Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mountain), parece extremamente promissor à primeira vista. De cara, temos um dos atores mais queridos de Hollywood como protagonista, além do atrativo de que ele enfrentará uma versão mais jovem de si mesmo. Isso já é o bastante para deixar os fãs bem ansiosos, certo? Sem dúvidas! Porém o material final acaba deixando a experiência bem inferior ao mínimo que se esperava.

No filme, Henry Brogan (Smith) é um atirador de elite que consegue feitos incríveis com uma arma. Ao decidir se aposentar, acaba virando alvo de seu próprio governo. Até aí tudo bem, parece um roteiro um pouco clichê para um filme de ação, mas seria extremamente satisfatório se conduzissem essa premissa de maneira envolvente, mas não é bem isso o que acontece.

Projeto Gemini se esforça muito em enaltecer a figura de Will Smith como um personagem que força o arquétipo de herói idealista e sofrido, que está cansado da batalha e que carrega traumas de seu passado – e isso acaba sendo um pouco maçante em certos momentos, visto que este detalhe nem desenvolve muito o personagem e acaba deixando-o mais raso do que deveria.

O roteiro se pendura em momentos de ação extremamente exagerados, o que é um prato cheio para quem gosta de ver tiroteios e lutas corpo a corpo humanamente impossíveis (o que realmente é muito bem feito no longa) e, somado à tecnologia 3D+, que mostra imagens a 120 frames por segundo, podemos assistir muitas dessas situações de maneira clara e nítida. É possível ver cada soco desferido e cada disparo de arma, sem falar no rejuvenescimento do ator, que ficou impecável, fazendo parecer que voltaram no tempo e contrataram um Will jovem para participar do filme.

Mas, infelizmente, as imagens em alta definição e de tirar o fôlego não são suficientes para segurar o ritmo do filme e personagens pouco carismáticos.

Projeto Gemini é um marco na indústria cinematográfica em termos visuais e pode até ser um baita filme de ação gostoso para passar o tempo e nos maravilhar com seus exageros, mas poderia ser bem melhor.