[DOSSIÊ] Metamorfo | A metamorfose ambulante da DC

0
3353

Metamorfo, o homem dos elementos.

Criado em 1964 por Bob Haney, com a arte de Ramona Fradon, o herói teve sua primeira aparição em Os Bravos e Destemidos #57.

Um arqueólogo conhecido e famoso antes mesmo de se tornar herói, Rex Mason é o protagonista desse mais novo artigo. Pega aquela água geladinha e ajeita essa coluna antes de acompanhar um pouquinho sobre o herói Metamorfo.

Como arqueólogo, Rex Mason realizou diversas viagens e buscas pelo mundo, trabalhando pra todo tipo de gente, algumas não tão boas e outras quase que sem coração, como no caso do poderoso Simon Stagg.

Simon Stagg era um cientista brilhante e um empresário que tornou sua empresa em uma companhia global usando táticas um tanto quanto duvidosas pra aumentar sua fortuna.

Uma das suas ideias de enriquecer estava em explorar os talentos arqueológicos de Rex Mason e foi isso que ele fez ao criar um reality show chamado Caça ao Tesouro. Stagg só não contava que a sua filha Sapphire Stagg se apaixonasse por Rex e isso complicasse seus planos.

Rex passou de um grande arqueólogo pra um mero mercenário, fazendo as vontades de Stagg, em busca de audiência para o seu programa de TV.

Rex Mason foi se afundando em um mundo no qual só dinheiro e audiência importavam. Apesar de ter feito muita coisa, ele ainda não conhecia os limites da busca por poder e dinheiro do homem que o comandava.

Durante as gravações do reality Caça ao Tesouro, Mason se enfiou em todo tipo de aventura, pondo sua própria vida em risco. De certa forma, isso trazia alegria a Mason, apesar dele não concordar com os métodos de seu chefe.

Em uma dessas aventuras, Mason encontrou os restos mortais de uma sub-espécie perdida da raça humana em um pântano da Indonésia. Em pouco tempo, as indústrias Stagg aproveitaram essa oportunidade pra usar sua avançada engenharia genética para ressuscitar o aborígene morto há muito tempo e trazer de volta a vida uma espécie esquecida.

O homem-coisa se chamava Java, o Brutal, e Simon Stagg fez dele o seu guarda-costas pessoal. Uma criatura sem remorso ou escrúpulos que fazia tudo o que seu mestre mandasse sem questionar.

Por trás das câmeras, embaixo do nariz

Rex Mason sabia que seu chefe Simon Stagg não era flor que se cheire, mas isso não fez com que o futuro herói sentisse o cheiro podre das falcatruas que Stagg armava pra ele. Durante as gravações da season finale da série Caça ao Tesouro, Mason e o cão de guarda do seu chefe, Java, exploravam uma antiga pirâmide egípcia.

Simon Stagg, com toda sua fortuna, pagou enormes quantias pro governo egípcio para que escavações pudessem ser feitas na tumba de Ahk-Ton em busca de um orbe que, caso fosse encontrado, seria seu.

Investigando a tumba, Rex descobriu que o orbe era real e apenas um fragmento de um meteoro místico, também desaparecido.

O que Rex não sabia é que o seu chefão planejava aumentar ainda mais a audiência do Caça ao Tesouro com a morte de Rex Mason durante as gravações do programa. Isso geraria um grande impacto e colocaria o programa no topo de audiência, além de livrar Sapphire de Mason, já que Stagg não aprovava o relacionamento dos dois.

Transformado!

Ao encontrar o orbe, Java partiu pra cima de Rex Mason para concluir o desejo de seu mestre: MATAR O ARQUEÓLOGO!

Rex foi golpeado pelas costas e acabou caindo em uma espécie de alcova, que o levou para uma sala dentro do coração da pirâmide. Rex não fazia ideia do que o aguardava e que a partir dali, sua vida sofreria uma verdadeira mudança, a metamorfose com qual ele não contava.

Naquela sala, estava escondido o meteoro poderoso que o Faraó usou pra criar o poderoso orbe que Rex buscava. Ao tocar no meteoro, todo seu material genético foi remodelado.

De um belo rostinho e cabelos castanhos a um ser colorido de faceta cinzenta

Rex Mason agora era mais do que um homem. Era uma criatura com capacidades de transmutar-se pra diversas formas; líquida, gasosa, sólida e praticamente qualquer elemento que fizesse parte da construção genética humana. O homem elemental, a própria tabela periódica ambulante. Uma metamorfose, sim, eu vou fazer essa piada!

UMA METAMORFOSE AMBULANTE!

Confuso e horrorizado com a careta feia e a pele colorida que ele tinha agora, Rex voltou aos Estados Unidos atrás de Stagg e em busca de respostas.

Metamorfo cobrava Simon Stagg por ajuda e queria que o gênio usasse sua fortuna e ciência pra reverter seja lá o que havia transformado ele naquela aberração elemental. Stagg não estava nem um pouco afim de cooperar e então usou o Orbe de Rá para drenar as forças de Metamorfo e, de uma vez por todas, dar cabo de Rex Mason, já que seu guarda-costas não foi capaz.

Sapphire, a filha de Stagg e amada de Rex percebeu que aquela aberração era seu namorado Rex Mason e impediu o pai de matar o herói.

A mudança… ?

Sapphire forçou seu pai a buscar a cura pra situação de Mason e, por anos, o bilionário conduziu experimentos, mas a verdade é que eram todos falsos.

Para o gênio Simon Stagg, era mais vantagem ter Rex como lacaio e transformado naquela coisa do que curado da situação que o assolava; pelo menos, por enquanto.

No fim, transformado naquela coisa, Mason não tinha tantas opções além de aceitar sua condição e tentar corrigir os erros que cometeu no passado, sendo um novo homem, ou um novo homem elemental, ou seja lá o que Mason fosse.

Mason começou sua carreira heroica, enfrentou todo tipo de vilão, máquinas, cientistas loucos, alienígenas, mas a criatura que o trazia maiores problemas era da sua espécie, o homem: Simon Stagg.

Salvar o dia não apagava a auto-aversão pela sua forma física atual. E, para completar, Simon Stagg decidiu desmascarar Rex publicamente, expondo a verdadeira face do herói: um monstro elemental com o rosto cinzento que mais parecia massinha de modelar.

Carreira heroica

Após a exposição e humilhação pública, Mason se isolou durante um tempo, até voltar à ativa e foi até convidado a participar da Liga da Justiça. Apesar de Mason se alegrar de usar seus poderes pra ajudar as pessoas, ser aquela criatura não o fazia feliz e ele sabia que, para ser membro da Liga, teria que ter seus poderes. Ou seja, ter aquela forma estranha pra sempre. Portanto, o herói recusou o convite.

Anos se passaram e Stagg decidiu que era a hora de ajudar Mason a voltar ao seu estado normal, já que ele sentiu que um Rex com poderes e atuando ao lado da justiça traria muito mais problemas pra ele do que um Rex Mason humano normal e sem poderes.

Durante esse tempo, Rex acabou mudando de ideia e reconsiderou se juntar a outros heróis em uma super equipe para ajudar o mundo com suas boas ações. Não demorou muito até que o Cavaleiro das Trevas criasse uma nova equipe e convidasse Mason.

Os Renegados

Ao lado de Raio Negro, Divina, Halo, Geoforça, Batman e a ninja Katana, Mason se sentia acolhido e decidido a mudar o mundo. Durante sua estadia na equipe, Sapphire e Mason vieram a se casar até que eventos a seguir deram fim a vida do herói.

Milênio 

Durante o evento chamado Milênio, publicado entre os anos de 1986 e 1987, a Drª Helga Jace – Sim, para quem assiste Raio Negro, aquela doutora louca que aparece na série – se uniu aos Caçadores Cósmicos e traiu os Renegados.

A Drª Jace, com a ajuda dos Caçadores Cósmicos, fez uma lavagem cerebral no herói Metamorfo e, no fim do processo, o herói quase morreu.

Homem elemental… E imortal?

Metamorfo já “morreu” algumas vezes, sendo dissecado, queimado vivo, congelado, esmagado, explodido por bombas atômicas e tudo o que você puder imaginar.

Após um tempo”morto”, depois do evento chamado Milênio, Metamorfo se reconstruiu quando alienígenas conhecidos como Dominadores lançaram uma bomba genética e a radiação entrou em contato com Mason, que encontrava-se enterrado, o reativou e trouxe de volta a vida.

Uma nova equipe foi formada e Metamorfo fazia parte dela: a Liga da Justiça Europeia.

Uma equipe cheia de heróis entusiasmados vivendo novas aventuras tornava Rex Mason uma criatura com propósitos, mas logo o passado voltou a assombrá-lo.

Simon Stagg conseguiu convencer sua filha Sapphire a se casar com o Bruto Java, com quem ela criava um filho chamado Joey. O bebê era filho de Rex Mason, que ela esperava quando o herói foi morto e, assim como o pai, o bebê tinha poderes. Sapphire descobriu que Mason, sem as memórias de antes, ainda estava vivo e foi encontrá-lo.

O herói não a reconheceu até que o vilão Java o atacou; ele recobrou a memória e logo lembrou do seu amor por Sapphire. Joey, o filho de Sapphire e Rex Mason herdou os poderes do pai, mas de uma forma diferente.

Seus poderes não alteravam sua própria forma física, mas a de tudo que ele tocava, exceto sua mãe, Sapphire, que tinha imunidade genética aos poderes do filho. Qualquer pessoa ou objeto que tocasse o bebê, poderia ser vaporizado, liquefeito ou transformado em cubos de gelo em questão se segundos.

Ainda que Metamorfo se sentisse traído por sua antiga amada, ele precisava manter os olhos no seu filho e a cura que ele procurava pra si mesmo agora precisava de uma certa urgência.

Metamorfose no Egito antigo

Durante anos pesquisando o meteoro que lhe concedeu poderes em busca de uma possível cura pro seu filho e quem sabe, pra si mesmo, Mason descobriu coisas interessantes sobre o meteoro. A grande rocha havia sido usada anteriormente pela divindade egípcia Rá para transformar seu exercito e criar “metamorphaes”, guerreiros transmorfos que lutaram contra Apep, “a Serpente que nunca morre”.

Apep ou Apófis é a personificação do próprio caos, vinda do Submundo, segundo a mitologia egípcia e oponente direta de Ma’aT, a personificação da Ordem/Verdade.

Pulemos isso e voltemos ao que interessa…

O antigo sacerdote Ahk-Ton, responsável por criar o Orbe com um pedaço do meteoro foi transformado e controlado pelo conquistador louco e imortal VANDAL SAVAGE e o mundo teria caído em desordem se não fosse pela Sociedade da Justiça que voltou no tempo e impediu o vilão de conquistar o antigo Egito.

O que seria uma metamorfose ambulante sem seus amores?

Durante sua estadia na Liga da Justiça Europeia, Metamorfo acabou se apaixonando pela heroína Raposa Escarlate, mas ele não fazia ideia do grande segredo que ela, ou melhor, elas escondiam.

Raposa Escarlate não vivia uma vida dupla mesclando vida heroica e vida civil, na verdade, era uma vida QUÁDRUPLA.

O manto da Raposa era dividido entre duas mulheres, irmãs gêmeas, Costance e Vivian, que criaram a identidade heroica pra caçar o assassino responsável pela morte do seu pai. Rex era apaixonado por Vivian e a heroína nunca contou a Rex seu segredo, até que foi morta e substituída por sua irmã, Constance, que contou ao herói sobre sua irmã.

Os dois se uniram pra encontrar com Vivian, que, na verdade, não havia morrido ainda. O momento certo chegaria, drama e tristeza, é disso que alguns quadrinhos são feitos né?

E assim aconteceu, eles encontraram Vivian apenas para vê-la morrer em sua frente.

O imortal morre novamente

Quando a Torre da Liga da Justiça é atacada por uma raça alienígena que depois, dentro da história, são revelados como Marcianos Brancos, Mason fica responsável por salvar os que estavam no espaço e é isso que o herói faz.

Quando o satélite é destruído no espaço, os heróis são lançados em alta velocidade em direção a terra, então Metamorfo faz o que é preciso pra salvar seus amigos e, com isso, acaba se sacrificando. Ele se transforma em uma grande esfera de um liquido que absorve impacto e ao encostar no solo, salva os heróis, mas acaba “morrendo” no processo.

Morfo ou Metamorfo?

Um novo herói surge  no pedaço, seu nome é Morfo, ele tem poderes parecidos com o de Rex Mason e não demora muito pra uma nova da equipe de Renegados ser formada, dessa vez, com Arsenal no comando junto com Asa Noturna.

Morfo é convidado por Dick Grayson, o Asa Noturna e passa a ser membro da equipe junto com outros que passaram pela equipe como Estelar, Jade, Índigo, Grace Choi e companhia.

A Volta dos (mortos) que não foram

O que muitos não sabiam é que Rex Mason foi trazido de volta a vida pelo Orbe de Rá e o mesmo integrava a equipe Patrulha do Destino (a propósito, VEJAM A SÉRIE), o grupo de loucos, aberrações e heróis estranhos não tão respeitados. Então o herói confrontou sua “cópia”, Morfo, e então foi revelado que Morfo era na verdade um fragmento autônomo do herói Metamorfo.

Esse fragmento se desconectou de Mason quando ele entrou na orbita da terra em alta velocidade com os heróis “encapsulados” dentro de si para salvá-los. Morfo cresceu absorvendo minerais e materiais genéticos encontrados na terra até finalmente ingressar nos Renegados.

E aí  é que se deu o caô:

Metamorfo queria seu pedacinho de volta onde ele pertencia, mas os Renegados são uma família e família não desiste.

Grayson e companhia convenceram Metamorfo a deixar seu “pedaço autônomo” numa boa fazendo parte da equipe, e assim foi feito. Morfo começou a ter sentimentos pela sua colega de equipe Índigo, sobre quem pouco sabia até que veio a grande reviravolta. Índigo, o projeto cibernético era na verdade um construto artificial enviado pelo vilão Brainiac para se infiltrar no grupo e assassinar Donna Troy.

Morfo foi forçado a derrotá-la e destruí-la e durante uma missão. Em Iron Heights, ainda se recuperando da perda da sua amada, os poderes de Morfo se descontrolaram o que acabou causando a morte de 44 pessoas, sendo elas criminosos e funcionários da prisão.

Amargurado com o incidente, Morfo decidiu voltar e se reconectar a Metamorfo. Para ele, que tinha uma consciência e vontades próprias, seria como suicídio a forma que o triste herói encontrou de se livrar da dor e finalmente sentir paz…

Mas a paz não veio, na verdade, mais tristeza e solidão, mas não para ele, para Rex Mason.

Quando ele saltou pra dentro de Rex Mason e deu fim a sua própria existência, apenas seu corpo físico se foi, as lembranças de tudo o que Morfo viveu agora estavam compartilhadas entre ele e Metamorfo, que viveria pra sempre com aquele peso.

Inclusive, nunca façam isso. Sei que não nos conhecemos, mas de uma certa forma prezo pelo seu bem estar e desejo sempre o bem do meu próximo; você, mesmo que eu não conheça, incluso nisso.

Se estiver passando por um momento difícil, busque ajuda. Entre em contato com amigos, especialistas ou disque 188 e converse com alguém do CVV. Às vezes pra diminuir o peso do seu problema, você só precisa contá-lo pra alguém.

Voltando ao foco, Rex Mason não se deixou abalar. O grande Mason apesar de toda essa tragédia continuou sua carreira heroica e voltou a fazer parte dos Renegados, agora sob liderança do Batman. Estamos próximos de encerrar, vou deixar aqui um resumo sobre os outros Metamorfos e umas informações soltas no geral.

Sempre que possível (e que eu aprendo algo novo) eu atualizo esses artigos, e como eu ainda tenho muito pra ler, tenho muito pra atualizar.

Os Outros

Houve outras pessoas que tiveram contato com o meteoro, sendo elas:

Algon, O metamorfo anciente, um soldado romano de 2000 anos atrás ao entrar em contato com o Orbe se tornou um metamorfo e jurou dar fim aos outros metamorfos. Metamorfo #20

Urania Blackwell, uma agente da CIA que ao investigar a pirâmide de Ahk-Ton, acabou assassinada pelo seu ex-namorado que era membro de uma organização criminosa e trazida de volta a vida por Simon Stagg nos seus laboratórios. Urania também já deu as caras em histórias do Sandman, mais especificamente em Sandman Vol 2 #20.

Urania ficou conhecida então como Element-Girl, aqui no Brasil, garota elemental.

Jillian Conway, uma arqueologista que teve contato com o mesmo meteoro que deu poderes a Rex Mason, só que em quantidades maiores ao ponto de quase remover sua humanidade.

Pesquisando em textos egípcios antigos, ela descobriu que o Orbe de Rá poderia ser capaz de devolver sua humanidade e torna-la cura-la da sua condição.

Só que Jilian havia traduzido errado os textos que lia e ao roubar o Orbe e fazer o ritual, quando a luz do sol se chocou contra o Orbe e foi em direção a ela, Jilian morreu instantaneamente. Metamorfo VOL 2 #4

Emily Sung, a Mulher Elemental.

Dá as caras em Flashpoint, é uma das convidadas por Ciborgue para a equipe que ele formava para acabar com a guerra entre as Amazonas e os Atlantes. Também já fez parte da Patrulha do Destino.

Primeira aparição em: Justice League Vol 2 #16

Abaixo eu vou deixar o nome de algumas histórias que eu usei pra montar esse artigo e também a indicação para que leiam:

Batman e os Renegados Anual 2 (1985)

Espetacular história de Mike W. Barr, David Ross e Dan Adkins contando um pouco sobre o casamento de Rex Mason, o Metamorfo com a filha do magnata Simon Stagg, Sapphire.

Liga da Justiça da América 101-104 (Julho/Outubro 1995)

O casamento de Rex com Sapphire havia terminado após ele ter ficado morto por um tempo, depois dos eventos ocorridos em Milênio.

Agora membro da Liga da Justiça da América, Rex estava iniciando um relacionamento com sua colega de equipe Vivian D’Aramis, a Raposa Escarlate.

Uma épica história de amor, traição e muita lutinha de heróis cabeludos e peludos bem estilo anos 90 de Gerard Jones, Chuck Wojtkiewicz, Scott Kolins, Drew Geraci e Ken Branch.

Essa história e o ocorrido em Os Renegados Anual 1 – 2003 são tidos como os momentos mais trágicos da carreira do herói Metamorfo.

Metamorfo: Ano 1 (2007)

Metamorfo também deu as caras na clássica animação Liga da Justiça, onde encara sozinho toda a Liga da Justiça.

Mason junto com os Renegados também da as caras em Batman: Os bravos e Destemidos, mas também, naquela animação aparecem quase todos os personagens da DC.

E pra mim, o melhor momento do personagem até então foi esse mostrado na terceira temporada de Justiça Jovem.

Encontrem essa animação, Doom Patrol, Pacificador e muito mais assinando HBO Max.

 

Uma passagem interessante do herói acontece em Liga da Justiça: Desígnios divinos.

Nessa história, lançada dentro do selo Elseworlds, um evento universal faz com que todos os seres que tenham poderes de fontes não tecnológicas, percam seus poderes e precisem lidar com isso. Os vilões que nunca tiveram poderes começam a ficar mais ousados do que nunca e os heróis, agora sem poderes, precisam se virar pra salvar o dia.

E ai abre-se o debate: “O que é ser um herói? Ser herói é ter poderes?”

Essa história mostra um Wally West conturbado por ver um policial ser baleado na sua frente e não conseguir desviar a bala, um Kyle Rayner enlouquecido por não conseguir invocar mais os poderes do anel da tropa dos Lanternas e muitos outros heróis lidando da sua própria forma com a situação.

Mas não é só de tristeza que essa história fala, por um outro lado, alguns tiram um peso das costas. Guy Gardner abre um bar com temática de Super heróis e Rex Mason finalmente encontra a felicidade de não ter mais aquela forma monstruosa e colorida que ele tinha antes.

Um pouco mais recente, mas também nem tanto, Rex fez parte de uma nova equipe conhecida como The Terrifics.

Acompanhado do Sr Incrível, Etérea (Phantom Girl) e de um dos meus heróis favoritos, o Homem Borracha. Pelo que li da revista, eles viajam pelo multiverso resolvendo problemas ligados a toda essa história do Batman: Metal e esse lance de Multiverso sombrio. Não cheguei a ler ainda, mas é escrita pelo Jeff Lemire e tem arte do incrível Ivan Reis e Joe Prado, muito provavelmente é boa.

Só é uma tristeza que as últimas noticias que vi sobre a HQ foram dela ter sido cancelada, mas não pesquisei a fundo, já que não vou ler agora.

É chegada a hora de dar tchau e, mais uma vez, deixo o meu grande agradecimento a você que leu até aqui.

Obrigado por acompanhar meu trabalho, por compartilhá-lo e nos vemos novamente logo logo.

E lembrem-se:

Rex Mason enfrentou sua auto-aversão, monstros, aliens, traição, perdas e não desistiu de si mesmo e nem de todos que contavam com sua ajuda, assim como você jamais deve desistir de si mesmo.

Rex Mason, o Metamorfo, é um herói de histórias em quadrinhos.

Seja você o herói da sua própria história!

Cuide-se, cuide da sua família e use máscara para que distantes, mas juntos, lutemos contra o COVID e vençamos!