O Vingador Fantasma foi criado por John Broome – conhecido por dar vida ao maior Lanterna Verde de todos os tempos: Hal Jordan e Carmine Infantino, famoso por desenhar o velocista Flash durante a Era de Prata dos quadrinhos. O personagem teve sua primeira aparição em Phantom Stranger#1 (1952) –
O Vingador guarda a humanidade há muito tempo, sendo um protetor contra qualquer força maligna que ofereça risco à realidade.
Pega um suco ou uma água, separa um tempinho do seu dia e vamos investigar o sobrenatural juntos. Depois de aprender um pouco sobre o Etrigan e Espectro, já estamos nos tornando especialistas no oculto (se cuidem, irmãos Winchester).
O fantasma
A origem do Vingador Fantasma é um mistério, uma das poucas coisas que se sabe é que ele serve diretamente a um poder superior supremo. Como um “Fantasma andante”, ele vaga pelo mundo ajudando e protegendo os mais necessitados e amparando pessoas perseguidas por forças ocultas que não conseguem compreender.
Em tempos sombrios, o Vingador Fantasma é responsável por unir os seres poderosos do campo mágico do universo DC para protegerem a realidade.
Por ironia do destino, ou talvez não, o Vingador Fantasma está sempre no lugar certo e na hora certa, mas isso não quer dizer que ele vá interferir nos eventos, na verdade, em muitos casos, ele age apenas como catalisador das mudanças.
Mesmo vagando tanto tempo na Terra, o personagem continuou sendo um enigma pra todos à sua volta. Alguns acreditam que ele seja um anjo caído e rejeitado tanto pelo céu quanto pelo inferno, outros acreditam que ele seja o primeiro pecador de tempos bíblicos.
Há quem também acredite que ele foi o primeiro humano praticante de magia e que foi amaldiçoado com a imortalidade.
A única certeza que se tem sobre o Vingador é que ele é um estranho para todos que encontra.
Os poderes do vingador abrangem uma vasta área da magia, dentre eles temos:
– Visão Espectral
– Manipulação de energia
– Precognição
– Capacidade de viajar entre as dimensões sobrenaturais
O Vingador usa suas forças pra acolher aqueles que se encontram em perigo, encruzilhadas morais ou incertos de que caminho tomar para evitar a danação. Ele não apenas usa seus poderes mágicos, como também sua compaixão pra auxiliar os perseguidos e aqueles que sofrem com dilemas morais, sem saber pra onde ir ou o que fazer.
O vingador atuou como um salvador, tirando das garras do mal muitas almas que já estavam encaminhadas à danação eterna e fazendo isso, logo despertou o interesse de Tala, uma feiticeira que vem amaldiçoando a Terra desde o início dos tempos.
Tala usa de sua beleza e seus poderes pra corromper a humanidade, principalmente homens (Lex Luthor e Grodd são exemplos, na animação Liga da Justiça), e os usa para o seu propósito sombrio.
Por mais absurdo que pareça, Tala declarou seu amor pelo Vingador Fantasma. Ele a rejeitou e colocou fim a suas maquinações malignas, por enquanto.
Um outro inimigo que Vingador Fantasma encontrou ao longo de sua jornada foi Tannarak.
O vilão se alimentava da alma de pessoas descuidadas para aumentar sua existência na Terra. Quando Tannarak começou sua busca por mulheres afim de encontrar a alma reencarnada de sua amada, seu caminho foi cruzado pelo Vingador Fantasma.
O Vingador rastreou as atividades de Tannarak, encontrou seu covil e o atacou. Tannarak tentou usar seus poderes ancestrais vindos da Pedra de Sangue, mas foi frustrado, pois num deslize, escorregou e foi esmagado por uma enorme estátua dourada.
As ações do Vingador atraíram a atenção de Terrence Treze. Terrence era meio que um “Caçador de Mitos”, focado em desmascarar falsos magos e expor trapaceiros.
“Vingador Fantasma, um dia você será exposto e todos verão que assim como os outros, você não passa de uma farsa!”
Treze falhou em derrubar o vingador e com o passar do tempo, enfrentaram muitas ameaças do oculto juntos.
Mesmo rivais, Treze e Vingador se respeitavam e desfrutavam da sua rivalidade em jogos ocasionais de xadrez. Ainda que com todas as provas dadas pelo Vingador de que seus poderes são reais, Treze se recusava a acreditar.
Super poderoso mas não onipotente, Vingador foi nocauteado enquanto tentava salvar a vida de um homem de um grupo de assaltantes. O Vingador acordou algumas horas depois no apartamento de Cassandra Craft, uma jovem sensitiva que sentiu que Vingador estava em perigo e foi em seu socorro.
A cruzada do Vingador o levou a entrar em conflito com diversos magos, bruxos e feiticeiros poderosos e de nomes conhecidos, dentre eles, estava um monge budista chamado Kismet e um assassino sobrenatural chamado Cerberus. Cada inimigo que o arauto sobrenatural derrotava, um novo e mais forte aparecia em seu caminho.
Com o tempo, Vingador percebeu que os vilões não estavam trabalhando sozinhos – na verdade, eram membros de uma aliança maligna chamada de Círculo Negro e tinham como objetivo a erradicação da raça humana.
O circulo negro fez o Vingador Fantasma desperdiçar tempo numa busca sem propósito, deixando pistas falsas e sempre mudando de localização para manter o Vingador ocupado enquanto colocavam seus planos em prática.
Na França, o Círculo Negro buscou desvendar os mistérios do Pilar de Almas – um antigo artefato que podia libertar forças terríveis sobre a Terra. Cassandra usou suas capacidades extrassensoriais para ajudar o Vingador a encontrar o Círculo Negro até seu paradeiro na França e chegando lá, ele se espantou com um dos membros que fazia parte do culto:
Tannarak, seu inimigo que até pouco tempo encontrava-se morto.
Vivo e pronto para causar problemas sob ordens dos líderes do Círculo Negro, Tannarak atacou o Vingador Fantasma.
O Círculo Negro prometeu vida eterna para Tannarak caso ele conseguisse eliminar o Vingador Fantasma, mas o Vingador convenceu Tannarak que isso não passava de uma mentira e que o Círculo Negro estava apenas usando-o para seus propósitos. Tannarak concordou em não lutar e junto do Vingador e Cassandra, saíram em busca do Círculo Negro pra dar fim em seus planos de uma vez por todas.
O mais novo “time” seguiu as pistas e rastreou o Círculo Negro até, acreditem se quiser, o Rio de Janeiro e lá descobriram que a cabeça por trás de todos os planos era um nome já conhecido por Vingador, Tala, a Bruxa.
Tala estava cansada de brincar com a humanidade e decidiu dar fim nos humanos de uma vez por todas, conjurando Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
Durante a Lua dos Feiticeiros, evento que ocorria uma vez por século, na fase minguante da Lua, Tala sequestrou o Vingador Fantasma e usou seus poderes mágicos pra causar o Armagedom. Os Cavaleiros começaram a emergir do Inferno, mas num último momento, um “poder superior” interveio para libertar o Vingador Fantasma.
Com Tannarak ao seu lado, o Vingador enfrentou Tala num combate místico. Durante a luta, a fortaleza de Tala começou a ruir, assim, ela e Tannarak caíram em um abismo e, aparentemente, foram esmagados até a morte.
Cassandra Craft escapou do terrível cataclismo e achava que o Vingador havia morrido junto com Tala e Tannarak dentro da fortaleza, mas na verdade, o Vingador havia sobrevivido, porém não queria revelar à sua amada que estava vivo. Ele a amava, mas precisava deixa-la partir, Vingador Fantasma estava decidido que assim como Jesus carregou sua cruz, ele devia carregar a dele, sozinho.
” Chore, Cassandra… deixe as lágrimas rolarem!
Que o pranto me remova para sempre do seu coração…
Eu fiz o que é melhor para nós dois Cassandra…
E talvez algum dia eu possa me fazer acreditar nisso! “
Durante sua Jornada, Boston Brand, o Desafiador, também cruzou os caminhos do Vingador Fantasma.
Brand era um artista circense que foi assassinado por um homem conhecido como Gancho e ressuscitado pela deusa do equilíbrio, Rama Kushna. O Desafiador era como um agente terreno de Rama, só que depois que o assassino de Boston foi levado à prisão, Desafiador passou a questionar sua real missão na terra.
Juntos, eles participaram de muitas aventuras, derrotaram um exercito de gárgulas vivas, o Demônio Quabal e até mesmo uma Tala Renascida. Desafiador era um dos poucos seres “vivos” que podia entender um pouco sobre como era o fardo carregado por Vingador Fantasma e isso os tornou companheiros de longa data, mesmo que depois tenham se separado.
O Vingador também já se aliou ao Morcego de Gotham e usou essa conexão para convocar a Liga da Justiça para deter uma invasão demoníaca causada pelo vilão Félix Fausto. Depois de banirem os demônios e capturarem Fausto, Batman convidou o Vingador Fantasma para a Liga da Justiça. Em vez de aceitar ou recusar, o Vingador simplesmente desapareceu sem dar uma resposta, mas voltou a trabalhar em conjunto com a Liga em outras ocasiões.
O Vingador se viu encarando ameaças universais com outros heróis dotados de grande poder mágico, tais como Senhor Destino, O Demônio Etrigan, Monstro do Pântano e novamente seu amigo de longa data, Desafiador. Juntos, lutaram contra o mal primordial que ameaçava tanto o céu quanto o inferno, quando o enlouquecido e superpoderoso Espectro começou a eliminar toda a humanidade. Foi de suma importância a atuação de Vingador Fantasma juntando outros guerreiros pra que pudessem dar fim aos catastróficos eventos que logo depois veio a ser reconhecido como O Dia do Julgamento.
Os mestres da Ordem e do Caos travaram uma guerra invisível pelo controle do mundo. Em algumas vezes, a Ordem estava em ascendência, em outras, o Caos. Depois de anos e anos dessa guerra invisível, os Mestres da Ordem e do Caos decidiram deixar que o mundo tomasse suas próprias escolhas e que estivessem a mercê do seu próprio destino. O Vingador não concordava com isso e por esse motivo teve grande parte dos seus poderes removidos. Os mestres afirmaram que foram eles que deram a sua missão sagrada e por isso não deviam ser desacatados.
Mesmo com seu status e poderes diminuídos, Vingador Fantasma ainda não tinha desistido de se opor aos Mestres do Caos e seu agente terreno Eclipso.
“Eles tomaram meu poder… Mas não vão tomar o meu mundo!”
Eclipso foi o primeiro “portador do manto” do Espectro, sendo responsável por ser a própria Ira de Deus, mas acabou se tornando mau e foi substituído, e agora, age como agente dos Mestres do Caos. Eclipso montou planos pra destruir a terra de três maneiras: Aniquilação nuclear, perturbação geológica (terremotos, tsunamis e afins) e invasão demoníaca.
Com a ajuda dos dois novos amigos, os doutores Janet Klyburn e Bruce Gordon, o Vingador deteve as duas primeiras. Então, usou as pedras místicas conhecidas como Stonehenges como talismã pra canalizar toda a vontade humana, fechar as fendas interdimensionais e colocar fim nos planos do maligno Eclipso.
Depois dessa incrível vitória o Vingador Fantasma percebeu que a sua maior força vinha de todos aqueles que ele jurou proteger: Os humanos e a terra. Em um ato de respeito e reconhecimento, os Mestres da Ordem devolveram os poderes do Vingador Fantasma.
O Vingador Fantasma se juntou a Dr. Oculto, John Constantine e Mister Io para instruir um jovem garoto chamado Timothy Hunter nos caminhos do sobrenatural.
O herói levou o garoto numa viagem através do tempo, mostrando pra ele a verdadeira natureza do bem e do mal. Timothy tinha potencial pra se tornar o mago mais poderoso do mundo e percebendo isso, o Vingador não podia permitir que ele trilhasse o caminho das sombras.
Mais tarde, o Vingador convocou outros sentinelas da magia para ajuda-lo a libertar o Espectro da influência do Anjo Renegado Asmodel. Senhor Destino, Zatanna, Retalho e Demônio azul foram seus companheiros nessa missão.
Ele também fez parte de um grupo de seres cósmicos chamado de A Quintessência, grupo formado pelo Mago Shazam, O Pai Celestial (Nova Gênese) e Zeus e juntos, eles monitoravam o descontrolado Espectro.
Suas desconfianças se justificaram, pois logo que o Espectro perdeu seu hospedeiro humano, o Espírito da Vingança divina se tornou incontrolável…
Durante o arco Dia de Vingança, Eclipso, que possuía o corpo da insana ex-mulher do herói Átomo, Jean Loring, seduziu o Espectro e o convenceu que a magia era raiz de todo mal do mundo.
Convencido disso, o Espectro decidiu que se erradicasse todos os seres mágicos do universo, estaria livrando o mundo do mal. Seus alvos eram exatamente qualquer usuário de magia, bruxaria, feitiçaria, ocultismo, satanismo ou qualquer coisa que mexesse com o sobrenatural.
Um dos seus primeiros atos foi um ataque à Atlântida, matando centenas de magos.
Em seguida, Espectro tentou matar o Vingador Fantasma, mas o Vingador se mostrou imune a danos. Pra impedir que o Vingador atrapalhasse seus planos de erradicar a magia, Espectro transformou o Vingador Fantasma em um camundongo.
Com a ajuda do Camundongo (Vingador) Fantasma, o Pacto das sombras conseguiu domar o Espectro e ligá-lo a um novo hospedeiro humano.
O Vingador voltou à sua forma humana e juntou-se ao Pacto das Sombras pra que pudessem rastrear os Sete Pecados Mortais que haviam escapado da Rocha da Eternidade, durante o ataque do Espectro e à turbulência na origem da magia.
O Dia da Vingança marcou o fim da Nona Era Mágica e o inicio de uma nova era sobrenatural repleta de incertezas.
Durante a Noite Mais Densa, a personificação viva da escuridão buscou obliterar o próprio conceito de vida, então o Vingador Fantasma novamente confrontou o insano Espectro e diminuiu seus poderes até que os outros heróis pudessem dar cabo da situação.
Passada a Noite Mais Densa, Vingador voltou à sua missão de proteger os fracos e desatentos, e hoje, caminha entre nós, nos guiando e nos protegendo como um bastião da luz.
Após 60 anos da criação do estranho e de origem ainda não confirmada, Vingador Fantasma, a fase Novos 52 nos trouxe uma revelação bombástica.
Em Os Novos 52: A trindade do Pecado – Vingador Fantasma #0, é revelado que o Vingador Fantasma é na verdade Judas Iscariotes, o traidor de Jesus Cristo.
Acompanhem agora duas histórias do Vingador Fantasma que são consideradas clássicos do personagem
Esta edição especial de Origens Secretas apresentou quatros vislumbres do passado do Vingador Fantasma.
Vale ressaltar que nenhuma dessas histórias é dita como a verdadeira origem do Vingador, por isso, ele continuou como um personagem misterioso por tantos anos.
Na primeira, o roteirista Mike Barr e o Ilustrador Jim Aparo sugerem que o Vingador é um homem chamado Isaac, que depois de pronunciar o nome de Deus em vão, foi condenado com uma existência eterna e sem sentido vagando pela terra.
Numa outra, de Paul Levitz e José Luis Garcia López, também com tom bíblico, mostram o Vingador como o único sobrevivente digno de um cataclismo que caiu sobre uma cidade de pecado (referência a Sodoma e Gomorra).
A terceira história, por Dan Mishkin e o artista Ernie Colon relatam o Vingador Fantasma como um cientista do futuro que é enviado para o Big Bang, lá ele adquire enormes poderes mas fica preso em um ciclo de morte e renascimento eterno.
E fechando com chave de ouro, por Alan Moore e desenhada por Joe Orlando, somos apresentados a um Vingador Fantasma que seria um anjo caído, rejeitado pelo céu e pelo inferno, fadado a viver pela eternidade no plano terrestre.
Os heróis e o mundo se mantinham ocupados com os eventos de Crise Infinita, que poderia dar fim em tudo pra sempre – e nesse momento, Eclipso mais uma vez assume forma humana.
Tomando o controle de Jean Loring e usando suas artimanhas femininas pra seduzir o Espectro, ele convence o Espectro de que a magia é a origem de todo mal do universo.
Espectro sai em caçada de todos aqueles que sejam usuários de magia, sejam eles fracos ou poderosos.
O primeiro a cair nas mãos do Espectro é o Vingador Fantasma, que não morre, mas é transformado em um rato.
Com suas habilidades arcanas, Vingador se comunica com Detetive Chimp e o guia pra que una força com outros heróis do campo da magia pra formar o grupo conhecido como Pacto das Sombras.
Depois da luta, quem seriam os responsáveis pra arrumar toda a bagunça? O Pacto das sombras. O grupo fica responsável por ajudar o mundo a voltar a sua ordem natural depois que a Nona Era da Magia chega ao fim.
O Dia da Vingança confirma a posição do Vingador Fantasma no panteão do Oculto na DC e de quebra forma uma nova equipe de heróis.
Um breve resumo sobre alguns personagens recorrentes na carreira do Vingador Fantasma
Doutor Treze, o Destruidor de Fantasmas
Gerações da família Terrence Treze foram denunciadas como bruxas e feiticeiros. Para escapar do preconceito e perseguição sofridos por seus antepassados, Terrence adotou o mundo científico bem cedo: Estudou parapsicologia e se tornou um desmascarador de fraudes sobrenaturais.
Leitura essencial: Phantom Stranger Vol. 2 5 (Fevereiro de 1970)
Action Comics 631-634 (Dezembro de 1988)
A autoproclamada Rainha da Escuridão governa sua própria dimensão infernal com mãos de ferro.
Tala se fortaleceu durante milênios enganando e seduzindo homens de boa fé, corrompendo-os e convencendo a praticar atos malignos em seu nome.
Apesar da rixa com o Vingador Fantasma, Tala já declarou seu amor pelo próprio e tentou seduzi-lo diversas vezes, todas em vão.
Cansada de brincar com a humanidade, Tala invocou os quatro cavaleiros do apocalipse afim de destruir a humanidade mas foi detida por Vingador Fantasma e Tannarak.
Tala foi morta durante o confronto mas os Mestres do Caos a trouxeram de volta um tempo depois.
Leitura essencial: Phantom Stranger Vol 2 4 (Dezembro de 1969)
Phantom Stranger Vol. 2 19-24 (Junho de 1972 – Abril de 1973)
Nascido numa das famílias britânicas mais ricas de um século atrás, Tannarak passou a infância no Egito e se tornou obcecado em escapar da morte depois de se deparar com um corpo embalsamado.
Tannarak usou magia e alquimia pra desenvolver um elixir que retardasse o envelhecimento do seu corpo mas pra isso, ele precisava roubar almas.
Tannarak foi descoberto e detido por Vingador Fantasma e durante uma luta, Tannarak morreu. Foi trazido de volta pelo Circulo Negro mas decidiu se aliar ao Vingador para derrotar a bruxa Tala e deter seus planos malignos.
Tannarak recentemente abriu uma casa noturna e restaurante frequentada pela comunidade ocultista da Terra.
Leitura essencial: Phantom Stranger Vol.2 10 (Dezembro de 1970)
Action Comics Weekly 631-634 (Dezembro de 1988 – Janeiro de 1989)
Eclipso foi a primeira manifestação da Ira de Deus: Um anjo vingativo que se tornou mal e acabou sendo substituído por Espectro.
Sua essência física foi confinada dentro de um diamante chamado de Coração da Escuridão, enquanto sua essência mental ficou presa no lado escuro da lua.
Em 1981, um joalheiro cortou o coração da escuridão em milhares de fragmentos menores, fazendo isso, enfraqueceu o feitiço de aprisionamento que segurava Eclipso e permitindo que Eclipso possuísse qualquer um que ficasse com raiva enquanto tivesse contato com algum pedaço do diamante.
O astrônomo Bruce Gordon foi hospedeiro do Eclipso por um longo período mas acabou escapando da influência maligna do Anjo Sombrio. Aliado aos Mestres do Caos, Eclipso tentou destruir a terra mas foi detido por Bruce Gordon e o Vingador fantasma.
Mais tarde, Eclipso tomou Jean Loring, ex-mulher do Átomo como sua nova hospedeira humana.
Leitura essencial: Phantom Stranger Vol.3 1-4 (Outubro de 1987 – Janeiro de 1988)
Obrigado a todos que leram e até a próxima!
“Deixa que acreditem no que querem, é melhor assim. A voz que da conselhos e parece partir da cabeça deles, na verdade, ecoa de mim.”