O Mandaloriano – 1ª Temporada | Primeiras impressões

Star Wars é uma das maiores franquias da história e durante todo seu tempo de existência, originou diversas obras além dos filmes, que vão desde jogos e animações até livros e histórias em quadrinhos, expandindo as histórias daquele universo, mas até então, não havíamos recebido uma série desse universo. Afinal, produzir uma série não é trabalho fácil, principalmente com algo tão adorado e famoso. O serviço de streaming Disney+ decidiu aceitar o risco e chegar com tudo com uma produção de Star Wars direto para a TV, apostando muito alto. Assim, nasceu O Mandaloriano.

Para criar este show de TV foram chamados Jon Favreau e Dave Filoni, ambos atuando como produtores executivos. Trazer uma franquia conhecida do cinema para a televisão não é missão fácil, mas o primeiro episódio consegue provar que isso é muito possível quando se tem pessoas capacitadas e com intenção de respeitar a obra original.

Star Wars, inicialmente, nunca escondeu uma certa influência dos faroestes, principalmente nos momentos que éramos apresentados ao planeta Tatooine e o carismático Han Solo atirando com sua blaster. O Mandaloriano assume completamente o clima de faroeste, onde acompanhamos a jornada de um misterioso caçador de recompensas, interpretado por Pedro Pascal. O ator consegue captar o clima de pistoleiro solitário e entrega uma atuação boa, mesmo que não fale tanto.

A série se passa 5 anos após o Retorno de Jedi (1983), onde o Império foi derrotado – e 25 anos antes do nascimento da Primeira Ordem, o regime que dominou a galáxia no período do Despertar da Força (2015). Para os fãs atentos, as referências ao período da trilogia original são fortíssimas e o próprio episódio lembrou muito o Episódio VI, principalmente na estética. Claramente, essa decisão foi certeira e dá um tom de nostalgia muito bem vindo.

Com um universo enorme e muita coisa para explorar, iremos ver mais do povo mandaloriano, no qual o personagem principal faz parte e que nunca foi explorada nos filmes, mas sim nas animações. Os humanos provenientes do planeta Mandalore são conhecidos por serem guerreiros extremamente habilidosos e respeitarem suas tradições. Durante toda a história do universo Star Wars, são conhecidos por tomarem parte em diversos conflitos, inclusive contra os Jedi, representando uma ameaça notável que faz com que sejam temidos por toda a galáxia.

Durante a ascensão do Império, a raça foi subjugada, com muitos sendo obrigados a tomar o exílio para sobreviver. O primeiro episódio demonstra que iremos ver um ataque imperial à vila do protagonista no decorrer da série e como isso o influenciou. Por mais misterioso que o protagonista possa ser, será bem interessante ver mais de seu passado. Além disso, também veremos como o povo mandaloriano encontra-se depois de ser liberto das amarras do Império.

Os efeitos especiais demonstram um capricho enorme na produção e impressionam pela sua qualidade, principalmente quando lembramos que é a primeira temporada de uma série em uma plataforma de streaming que acabou de estrear. Os figurinos também, inclusive a armadura do Mandaloriano, são muito bem feitos e detalhados. A trilha sonora é épica e consegue captar bem o clima de “faroeste espacial”. As cenas de ação são incríveis, bem construídas e até um pouco mais violentas para o padrão Star Wars, aproximando-se de Rogue One, por serem mais cruas e realistas, sem firulas. Até o humor teve seu lugar, mas de forma contida e sutil, sem nada fora de hora.

Um dos grandes charmes da série é o mistério, que não irá envolver apenas o protagonista. Diversos personagens aparecem, mas não sabemos  quase nada sobre eles ainda, mas  mesmo assim, a narrativa se desenvolve de forma fluida, coerente e deixando o espectador intrigado. Não há dúvidas de que o primeiro episódio levantou muito mais perguntas do que respostas. Inclusive, o final do episódio deixará os fãs com o queixo caído, com uma surpresa que deverá ser explicada aos poucos, durante a temporada.

O Mandaloriano começou bem e promete ser uma das melhores obras baseadas em Star Wars já feitas. Com um tom sombrio, inspirado em faroestes, cenas de ação muito bem elaboradas e uma narrativa envolvente que empolga, a série terá mais 7 episódios que mal podemos aguardar. Felizmente, tudo indica que a longa espera por uma série no universo de Star Wars valeu a pena.