Resident Evil 3 | Como encarar o Nemesis e sair vivo de Raccoon City

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Resident Evil 3 marcou a memória de muitos por um personagem muito especial: o vilão Nemesis. A arma biológica inteligente feita pela Umbrella para caçar e matar os integrantes do esquadrão S.T.A.R.S. era implacável, brutal e causava momentos de dor e desespero nos jogadores que tentavam ajudar Jill Valentine a fugir de Raccoon City. Com o remake, era de esperar-se que a criatura voltasse e desta vez, tenha certeza de uma coisa: Nemesis está mais mortal e inteligente do que nunca. Neste guia, iremos te ajudar a saber como proceder diante dos encontros com o vilão e já podemos adiantar uma coisa: preparare-se para correr muito!

Vale frisar que nem sempre você precisará derrubá-lo para prosseguir. Porém, em alguns momentos específicos, vale a pena encarar o monstro porque ele irá deixar itens únicos que facilitarão a vida de Jill durante a aventura.

Uma pergunta feita por muitos jogadores é: Nemesis pode ser morto em encontros regulares? A resposta simples é NÃO! No jogo original, após causar dano suficiente, o monstro caía e ficava no chão, só aparecendo mais tarde em momentos específicos. No remake, Nemesis apenas ficará atordoado por uns segundos de joelhos, mas levantará eventualmente para continuar infernizando a sua vida. Então, caso queira derrubá-lo para obter os itens especiais, faça UMA vez e fuja, economize sua munição.

Durante as lutas obrigatórias, em que o monstro irá comportar-se como um chefe, você estará liberado para descarregar tudo o que estiver ao seu alcance para vencê-lo e prosseguir na história, porém as batalhas são diferentes devido às mutações que a criatura sofrerá ao longo do jogo, assim como no original.

Uma dica importantíssima: guarde TODAS as granadas de fragmentação que encontrar. Elas conseguem derrubar o Nemesis instantaneamente, caso não seja uma batalha de chefe. Em alguns momentos que você irá querer obter os itens únicos que o monstro carrega ou apenas precisa de uns segundos para respirar e completar os objetivos sem o vilão te enchendo o saco, a granada de fragmentação será a sua melhor amiga.

*Este post terá SPOILERS da trama, então caso não queira saber detalhes da história, volte agora!

Primeiro Encontro – Apartamento de Jill Valentine

O jogo mal começa e você irá deparar-se com o monstro tentando te matar de forma implacável. Neste momento, a única coisa que você poderá fazer é correr. Não há rotas alternativas, apenas um único caminho. Continue correndo até chegar no estacionamento e você precisará pressionar os botões indicados no tempo certo para despachar o monstro. Não há mistério aqui: apenas corra e aperte os botões que a tela indicar.

Segundo Encontro –  Centro da Cidade

Após religar a energia, a criatura irá surgir de surpresa, quebrando uma parede. Como foi dito anteriormente, não tente matá-lo com o intuito de livrar-se dele porque ele apenas ficará caído por uns segundos e continuará a perseguição. Nemesis, mesmo sendo uma criatura grande, é extremamente ágil, dando socos e podendo correr em velocidades absurdas.

Neste momento, é válido enfrentá-lo mas é necessário estratégia para não desperdiçar sua sagrada munição. Na cidade de Raccoon City, você verá geradores em algumas ruas. Atraia Nemesis para perto de um deles e atire. O rajada de eletricidade fará com que Nemesis fique atordoado, dando minutos valiosos para que você ataque. Caso tenha uma granada, basta jogá-la que o vilão cairá de joelhos, derrubando uma maleta que conterá o pente aumentado para pistola. Caso tenha barris explosivos por perto, a estratégia também é válida. Se você não tiver granadas, recomendo que use a escopeta, dando tiros certeiros no dispositivo que ele tem perto no peito. Após vencê-lo, continue correndo e siga os objetivos principais.

Terceiro Encontro – Centro da Cidade

Nemesis irá surgir novamente, mesmo que você o tenha derrubado anteriormente. Neste momento, é válido vênce-lo para liberar outro item único, mas apenas caso você esteja jogando em dificuldade Normal ou acima. Para saber exatamente quando começa o terceiro encontro, basta que uma cutscene toque mostrando Nemesis segurando um zumbi normal e transformando-o em um Alpha, um zumbi mais forte que ganha novos ataques e tem uma aparência grotesca. Siga a estratégia citada anteriormente no segundo encontro e você ganhará o Moderador, que nada mais é do que um silenciador para a pistola. Quando vencê-lo, continue correndo.

Quarto Encontro – Metrô

Neste momento, Jill precisará segurar o monstro para que civis possam ser resgatados. Em áreas grandes, Nemesis dá muito trabalho por ser extremamente ágil e aqui, em ambiente fechado, a coisa fica muito pior. Para começar, corra sem medo de ser feliz para não gastar sua munição. Você chegará em uma sala com prateleiras e uma abertura amarela para circulação de ar. Este é o local para você fugir, mas não interaja com ela ainda. Perceba que há dois barris vermelhos e é justamente ali que você deverá levar o vilão. Atraia-o e mantenha a cabeça fria, sendo paciente. Quando ele estiver próximo dos barris, dispare que ele cairá atordoado com a explosão. Agora, interaja com a saída de ar amarela até quebrá-la e fuja.

Quinto Encontro – Canteiro de Obras

Nemesis consegue dar trabalho e infernizar sua vida completamente desarmado. Desta vez, ele irá persegui-lo com uma lança chamas enorme. Não tente enfrentá-lo agora, apenas corra na direção oposta e siga a única rota clara possível, não perca tempo e nem gaste sua munição tentando atrasá-lo. Quando encontrar um ponto de salvamento e o baú de itens, pegue itens de cura e munição e suba a escada, é hora de enfrentar o vilão.

Na primeira fase, você deverá concentrar seus tiros no tanque do lança chamas, nas costas de Nemesis. Felizmente, o tanque é tão grande que você conseguirá acertar de longe, sem muito esforço, apenas preste atenção na movimentação do vilão para não ser surpreendido com um jato de fogo. Cuidado porque alguns objetos próximos serão incendiados e caso Jill encoste em algum deles, tomará dano. Nemesis tem um ataque extremamente chato que jogará fogo para o céu e causará literalmente uma chuva incendiária. Quando isso acontecer, não fique parado: corra imediatamente ao redor dele, mantendo a distância. Há suprimentos espalhados pela arena e um gerador para atordoá-lo, caso precise.

Após explodir o tanque, Nemesis entrará na segunda fase, utilizando ataques corpo a corpo e tentando empalar o jogador com o que restou do lança chamas. Por mais assustador que seja, essa fase é mais fácil do que a primeira e você deverá esquivar-se no momento certo, basta ter paciência e deixe que ele venha até você. Nesta parte, você está liberado para descarregar TODA a munição do seu inventário no monstro. Dê prioridade a armas mais fortes, como a escopeta e o lança granadas. Em pouco tempo, você irá vencê-lo e poderá continuar a história.

Sexto Encontro – Beco no centro da cidade

Após sair da loja de armas Kendo e abrir o portão para o beco, siga e você perceberá que Nemesis voltou e desta vez, utilizando um lança mísseis. Não adianta dizer para você manter a calma e não desesperar-se porque é praticamente impossível ter uma reação tranquila neste momento. Apenas continue correndo e siga a rota óbvia, não tente enfrentá-lo e sempre que a mira a laser da arma do monstro passar de laranja para vermelha, significa que ele fará um disparo naquela direção, então desvie imediatamente até encontrar Carlos, que irá salvá-lo.

Sétimo Encontro – Praça de Raccon City

Nemesis sofreu mutação e começará a agir de forma feral, semelhante a um lobo gigantesco. Para enfrentá-lo, é bom que você esteja municiado do lança granadas com a munição azul, que contém minas, e a boa e velha escopeta. A criatura não tem ataques a distância, mas em compensação, é extremamente veloz e mortal: poucos golpes irão levar Jill a morte. Guarde o lança granadas com munição azul para a segunda fase, você já entenderá o porquê.

Quando Nemesis atacá-lo com um golpe normal, esquive para trás. Caso ele comece a preparar um ataque forte ou saltar, esquive para os lados. Nemesis utilizará ataques que podem tirar até 50% da sua vida num único golpe. Caso você precise decidir entre causar dano ou desviar, DESVIE SEMPRE. Apenas ataque o vilão quando tiver um bom espaço entre você e ele para ter abertura para esquivar. Outro detalhe importante: olhe bem o mapa antes de sair esquivando, você poderá acabar encurralado e será bem desagradável.

Após tirar bastante vida da criatura, você entrará na segunda fase da luta. Nemesis irá correr pelas paredes em círculos e pular nos carros. Perceba que algumas portas dos veículos irão cair e você poderá pegar suprimentos dentro deles. Prepare seu lança granadas e equipe-o com a munição azul. Observe que Nemesis correrá em círculos pelas paredes e nesta hora, ao perceber a trajetória do monstro, atire uma mina em seu caminho. Ao pisar nela, ele cairá e você poderá dar dano de forma mais efetiva nele. Repita o procedimento que ele não demorará a ser derrotado. Antes da sair da área, pegue TODOS os suprimentos, já que você não terá como voltar.

Oitavo Encontro – Laboratório da Umbrella

Ainda na forma feral, Nemesis voltará para dar trabalho. Desta vez, o monstro estará mais forte e terá novos ataques, com a maior parte voltada a nova mutação que seu braço sofreu. Quando Nemesis utilizar um ataque concentrado, esquive-se para os lados, caso você recue, é bem provável que o ataque irá atingir Jill.  A estratégia é válida para o ataque de tentáculo que o monstro utilizará, lembre-se de esquivar-se para os lados!

Caso você tenha munições incendiárias para o lança granadas, elas serão uma benção. Caso não tenha, apenas concentre-se em atirar no Nemesis e não tente apenas acertar a cabeça, não irá compensar por ela ser pequena e o vilão continuar em constante movimento, acerte-o em todas as partes do corpo com o que você tiver.

Quando Nemesis começar a rugir, zumbis irão surgir, mas Carlos irá ajudar dando dicas. Preste atenção nelas e fique esperto para não ser surpreendido. Quando Nemesis ficar em duas patas e preparar-se para bater no chão, CORRA O MAIS RÁPIDO E DISTANTE POSSÍVEL. Quando ele começar um combo de golpes, continue afastando-se dele e não tente interromper os golpes com tiros. Quando Nemesis ficar parado em cima dos tanques, atire com o lança granadas. Repita o processo que eventualmente, você irá vencê-lo.

Nono Encontro – Luta Final

Nemesis sofrerá sua última mutação e a mais grotesca de todas virando uma grande massa nojenta amorfa. Não tente atirar nele com armas convencionais, não irá funcionar. Corra na direção oposta até o terminal e interaja com o mesmo. Você encontrará a arma de raios e deverá utilizá-la no monstro, mas não anime-se tanto: ela irá esgotar-se rapidamente. Os cilindros azuis com as células de energia ficarão vermelhos, indicando que precisam que alguém manualmente os coloque no lugar e caberá a você fazer isso e como não poderia ser diferente, Nemesis irá fazer de tudo para impedi-lo.

Os ataques de Nemesis irão requerer que você desvie para os lados no último momento possível, então tente conter o desespero e tenha paciência. Para impedir que Nemesis o ataque repetidamente, você deverá destruir as pústulas rosas que crescem em seu corpo. Fazendo isso, o monstro ficará atordado e você terá tempo para colocar as células de força no lugar. Com todas as células no lugar, utilize a arma de raios novamente e mate o vilão de uma vez por todas. Pode respirar tranquilo que desta vez, ele não voltará.