A Torre Negra deveria ter ficado só nos livros

0
148

A Torre Negra é uma adaptação cinematográfica da obra de mesmo nome escrita por Stephen King, que conta a história de Jake Chambers (Tom Taylor), um garoto com dons especiais que tem visões sobre um mundo desconhecido que possui um monumento chamado de Torre Negra, que serve como proteção para todos os mundos contra monstros das trevas.

Se tem uma palavra que pode descrever o filme é: confuso. O filme conta muito bem a história de Jake e seu propósito na trama, mas deixa um grande vazio nas histórias por trás dos demais personagens centrais, como por exemplo o Pistoleiro (Idris Elba) e o grande vilão do filme, o Homem de Preto (Matthew McConaughey). A trama dos coadjuvantes acaba não sendo amarrada como deveria, temos de nos contentar com algumas visões de Jake que mostram interações entre eles e nada mais, apesar de ser um filme feito para os fãs, ele também precisa atrair pessoas que não conhecem o material fonte, fazendo com que aqueles que não os conhecem acabem ficando perdidos.

Jake consegue passar um certo carisma, mas nada tão grandioso, ele está ali apenas para desenrolar a trama, tendo alguns momentos de comicidade ao interagir com o Pistoleiro. Em relação ao vilão, temos o típico vilão já visto diversas vezes, aquele que quer algo e mata os que entram em seu caminho para conseguir, sendo totalmente megalomaníaco e excêntrico, ao ponto de castigar seus subalternos só para mostrar que é poderoso.

Apesar da trama ser de certa forma confusa, o diretor se esforça para que você a entenda, entretanto, o resultado acaba sendo algo raso e que não te deixa interessado pelo que está por vir. No fim das contas o filme acaba não fazendo jus às obras profundas e complexas de Stephen King e acaba sendo algo genérico e esquecível.

Os efeitos especiais estão bonitos e acabam passando credibilidade paras cenas, uma das cenas até mesmo remete à icônica tempestade de areia de Mad Max, outra a um Parque Temático deteriorado que acaba se tornando uma espécie de sítio arqueológico, entretanto isso não é suficiente para melhorar o resultado final, e além disso, McConaughey não se mostra confortável em ter de atuar como um personagem com poderes, entregando uma atuação fraquíssima e cômica ao demonstrar o uso de seus poderes.

O saldo final de A Torre Negra acaba sendo negativo, o que é uma pena, pois o material fonte e o elenco oferecem uma base sólida para uma incrível adaptação, mas esse não foi o caso.