[ACESSO ANTECIPADO] Arcadegeddon | Mirando em Fortnite e acertando em…

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Anunciado durante a última State Of Play de 8 de julho, Arcadegeddon é um jogo de tiro com enfoque em ação cooperativa desenvolvido pela Illfonic, a produtora de Friday the 13th: The Game e Predator: Hunting Grounds.

Logo após o fim do evento, o jogo ficou disponível em acesso antecipado, ou seja, ele atingiu estado jogável, mas ainda não foi finalizado.

Aqueles que o comprarem agora, conseguirão por um preço abaixo do que será praticado no lançamento e, à medida que o jogo for atualizado, os compradores receberão tudo gratuitamente até que chegue em sua versão finalizada em 2022.

Na história, Gilly é o dono de uma rede de jogos arcade e com seus negócios em decadência, ele decide criar o que seria o magnum opus dos jogos arcade: uma supermáquina unindo todos os jogos em um só. Infelizmente, a coisa sai de controle quando sua invenção é hackeada e um vírus de uma megacorporação contamina o equipamento, obrigando o jogador a entrar na máquina, ao estilo Matrix, e vencer todos os desafios para retomar o controle.

Jogabilidade

Arcadegeddon é um jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de roguelite. De forma simplificada, podemos dizer que ele é uma mescla da movimentação de Fortnite, o sistema de loot de Borderlands e o fator aleatório de Returnal. O jogador poderá jogar solo ou com mais três jogadores, formando um quarteto.

A movimentação segue o tradicional dos jogos de ação em terceira pessoa, salvo pelos controles padrão que utilizam o R3 para esquivar dos tiros e círculo para usar combate corpo a corpo. Felizmente, isso pode ser trocado nos controles e usar o que seria um esquema de comandos padrão, fazendo com que jogadores do estilo sintam-se em casa.

Além das armas variadas, que vão desde a fuzis de assalto até lança mísseis, o jogador conta com um poder especial que é carregado com o tempo. Ao jogar, você poderá liberar mais poderes e personalizar o estilo de jogo do seu personagem. Devido à fluidez de sua jogabilidade, explodir tudo e navegar pelos cenários acaba tornando-se uma experiência bem agradável.

O principal objetivo do jogo é completar “runs”, que são fases geradas aleatoriamente. Os objetivos, cenários, inimigos e equipamentos mudarão para obrigar o jogador a adaptar-se constantemente a novos desafios. Ao termina-las, você poderá continuar jogando e encarando mais fases ou voltar para o início, saindo da máquina. Ao fazer isso, todas as suas armas e equipamentos serão perdidos. O jogador poderá obter recompensas para liberar itens cosméticos que atualmente são poucos, mas as atualizações introduzirão mais.

O jogo constantemente tenta ser visualmente único com seus cenários coloridos e estilizados, mas tirando o “cabeção”, que parece uma versão com defeito do Marvin de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, os inimigos são genéricos e pouco inspirados. Geralmente, representam desafio pela sua quantidade elevada e por renascerem constantemente, nada além disso.

Felizmente, as batalhas com chefes ajudam a esquecer um pouco os inimigos sem graça e acabam sendo as melhores parte do jogo. Inclusive, lembram bem os antigos jogos arcades: inimigos apelões, impiedosos e criativos que farão de tudo para que você volte ao início do jogo. Para mim, foram o ponto alto da experiência.

Infelizmente, chega um ponto que o jogo cai na repetição, já que por estar em acesso antecipado, não dá para se esperar uma grande variedade. Creio que por volta de 6 horas de jogo, você já terá experimentado tudo o que o jogo poderia te oferecer. Jogar com amigos e optar pela experiência cooperativa contribuirão muito para que o jogo possa continuar divertido.

Os desenvolvedores disponibilizaram um road map, dizendo o que os jogadores podem esperar e temos 4 grandes atualizações no horizonte, que prometem adicionar muito conteúdo e melhorias de acordo com o feedback dos fãs.

Aspectos Técnicos

Graficamente, Arcadegeddon apresenta um estilo cartunizado e uma paleta de cores interessante, que tenta misturar o estilo futurista com o tema arcade, produzindo um belo espetáculo visual. A trilha sonora é formada por música eletrônica e cumpre bem seu papel dentro da proposta, mas não impressiona.

O jogo roda em 4K e 60 quadros por segundo de forma estável e sem maiores problemas. O dual sense é utilizado de forma satisfatória e contribui para uma experiência mais imersiva, mas nada revolucionário.

Não presenciei bugs em minhas partidas, mas o que incomodou é a demora para encontrar partidas com outros jogadores. Em alguns momentos levei mais de 5 minutos esperando e fui obrigado a optar por jogar sozinho um jogo que foi designado para ser jogado em equipe.

No dia 17 de julho, o patch 0.1.3 adicionou a AMD FidelityX Super Resolution no PS5 e PC, que equivale ao DLSS da NVIDIA. Esta tecnologia permitirá que o jogo tenha uma performance melhor ainda.

Caso isso seja um problema para você, esteja ciente de que Arcadegeddon atualmente não conta com dublagem e nem legendas em português.

Considerações Finais

Arcadegeddon é uma experiência interessante e que causa uma boa impressão, mesmo estando em acesso antecipado. Ele ainda precisa de mais conteúdo e que a organização de partidas seja aprimorada, além de pequenos acertos.

Caso a Illfonic acompanhe o feedback dos fãs de perto e introduza em suas atualizações uma boa parcela de conteúdo, o jogo tem de tudo para ser um dos grandes sucessos de 2022.

*Agradecemos a Illfonic por ter nos cedido uma cópia do jogo para esta análise.