[ANÁLISE] Battlefield V | Ainda existe espaço para inovações na 2ª Guerra Mundial

0
313

Após a incrível representação da 1ª Guerra Mundial em Battlefield 1, a EA e a DICE decidiram continuar com as guerras antigas e retornam com um novo Battlefield V, situado na 2ª Guerra Mundial. Mesmo não sendo o primeiro jogo da franquia nesse período de tempo, diversas coisas novas são apresentadas no jogo, onde temos a chance de explorar mais opções de um dos maiores conflitos da humanidade.

 Campanha

Apesar da franquia ter um grande foco no modo multiplayer, Battlefield 5 possuí uma campanha incrivelmente imersiva e com uma interessante narrativa, que conta com personagens interessantes que complementam a narrativa com seus dramas pessoais. Apesar de não seguir uma história única ao longo da campanha, o jogo apresenta histórias individuais de cada personagem que, apesar de não se conectarem, contam uma história “pouco conhecida” do público geral.

Seguindo os moldes de Battlefield 1, a campanha do novo jogo é dividida em 5 partes, denominadas de War Stories, que apresentam novas jogabilidades e ferramentes que o jogo trás.

Como citado anteriormente, a franquia concentra seus esforços no modo multiplayer, mas é perceptível que os desenvolvedores estão voltando um pouco mais a atenção à campanha, o que é bom, pois foge um pouco do padrão e aumenta o valor do jogo. A campanha é relativamente curta, você pode levar cerca de 5 à 7 horas para completa-lá, mas de qualquer forma, apresenta uma incrível história com pontos históricos interessantes.

Multiplayer

O modo multiplayer de Battlefield é sempre inovador, retornando com mapas gigantescos, muita movimentação e imersão em um ambiente totalmente destrutivo. Confesso que por ser um grande fã da franquia, fiquei satisfeito com os elementos que o multiplayer proporciona. Como citado anteriormente, esse modo é o foco principal da franquia, então é perceptível que o nível de detalhes e polimentos durante os combates permanecem, trazendo novas armas, mapas, veículos e aquela emoção única da franquia.

O jogo retorna com o clássico modo Conquista, que consiste em um mapa gigantesco cujo objetivo é capturar os pontos de controle e zerar a pontuação do time adversário. Além do modo Conquista, o jogo trás o modo Combined Arms, onde o objetivo é navegar pelo campo de batalha e completar objetivos que são gerados aleatoriamente. Grand Operations trás confrontos que se estendem por mais de uma batalha, onde cada time possuí os seus objetivos de ataque e defesa.

Gráficos e Jogabilidade

Battlefield é especialmente conhecido por seus mapas, cenários detalhados e uma incrível jogabilidade, porém apesar de sentir que os gráficos não são os mais bonitos da franquia, eles ainda se mantém muito bem feitos, com ambientes vivos e um sistema de destruição dos cenários que está ainda mais aprimorado.

Em relação à jogabilidade, ela segue os padrões dos jogos anteriores, mas com novos elementos e equipamentos, que seguem os moldes dos jogos anteriores da franquia e de qualquer outro FPS. Há momentos em que você pode se perder durante a seleção dos equipamentos durante o modo cooperativo, mas nada que a prática não resolva e, é claro, uma boa esquematização deles.

Considerações Finais

Como fã da franquia, fiquei bastante animado com esse lançamento e posso dizer que Battlefield V pode proporcionar muita diversão e uma experiência única, onde os fãs e mesmo os mais novos jogadores, ficarão satisfeitos e ansiosos por futuros jogos da franquia.