[ANÁLISE] Forza Horizon 5 | Correndo poucos riscos para trazer muita qualidade

Forza Horizon 5 é o novo jogo da franquia desenvolvida pela Playground Games, que promete continuar como o melhor jogo de corrida da atualidade e um dos grandes exclusivos do Xbox nesse início de geração.

Após ser ambientado em países como Estados Unidos, França, Austrália e Reino Unido, o game nos leva ao México, lugar onde as paisagens são bem construídas e densas, deixando a experiência ainda mais realista e viva.

Jogabilidade

O novo título não apresenta muitas diferenças de seu antecessor, mas isso não é ruim, já que os controles são precisos e extremamente confortáveis.

No jogo, temos a liberdade de seguir uma campanha onde seu personagem principal é totalmente personalizável, podendo inclusive escolher um apelido e suas características físicas, expandindo o que foi visto em Forza 4.

O sistema de progresso retorna e dá uma dinâmica diferente ao jogo, pois cada carro possuí seus níveis de experiência e habilidades que podem ser adquiridas ao longo da campanha.

No mapa, você encontrará ambientações lamacentas e com poças de água que dificultam um pouco a jogabilidade, mas que tornam o jogo ainda mais divertido. Um elemento que também será encontrado diversas vezes são as tempestades de areia, que criam momentos de aflição durante as partidas e deixam o jogo ainda mais empolgante.

Forza Horizon 5 com um leque de mais de 500 veículos, que trarão várias horas de jogo para os que gostam de desbloquear tudo, além de contar também com o recurso em que você pode analisar cada parte do veículo, tornando-o não só um jogo de corrida padrão, como também um catálogo detalhado dos veículos obtidos.

Gráficos e Performance

Como vimos nos muitos trailers do jogo, os gráficos são o grande destaque e eles se mantêm no mais alto nível de qualidade, com cenários ricos em detalhes e extremamente vivos.

Os detalhes visuais dos veículos também são o ponto alto do jogo, pois mesmo sem ser rodado em plataformas que não oferecem suporte ao Ray Tracing, apresentam uma qualidade de sombra e iluminação que impressionam.

Apesar de ser um jogo muito bem-feito em quesito dos gráficos, os tempos de load são um pouco demorados durante algumas transições de cenas, levando cerca de 30 a 40 segundos para serem concluídas.

Em relação a bugs, ficamos em ver que o título não apresentou erros graves, exceto por alguns bugs visuais de cercas atravessando o chão em alguns momentos e algumas falhas gráficas em poças de água, mas nada que prejudique a jogatina. Isso é um ponto bem positivo, considerando a recente leva de jogos que têm sido lançados com erros grotescos.

Trilha Sonora

Outro ponto que vale ser ressaltado é a trilha sonora, que conta com uma tracklist que vai de músicas clássicas até o rock, que apesar de não serem conhecidas, divertem durante as intensas corridas e te animam ainda mais.

Considerações finais

Forza Horizon 5 não se arrisca em inovações, mas também não fica para trás em relação a ser um dos melhores jogos do gênero, trazendo diversão e interação entre os cenários.

Os gráficos se mantém com seu alto nível de qualidade e geram a imersão e impressionismo necessários para mostrar que a nova geração é algo empolgante para se investir.

*Agradecemos à Xbox Brasil por ter nos cedido uma cópia para análise do jogo no PC.