[ANÁLISE] Sackboy: Uma Grande Aventura | Diversão garantida para todas as idades!

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Você pode não reconhecer o nome Sackboy de primeira, mas se jogou nos consoles da Sony, é provável que já tenha esbarrado com ele nos jogos da série LittleBigPlanet.

O boneco de pano é um dos avatares da franquia 2D que tinha como principal objetivo permitir que o jogador criasse níveis para exploração e os compartilhasse com a comunidade. O sistema de criação em LittleBigPlanet evoluiu tanto que acabou dando origem ao jogo Dreams, lançado esse ano, que foi aclamado pela crítica.

6 anos depois de sua última aventura em LittleBigPlanet 3, a Sony decidiu tornar Sackboy o protagonista de um dos títulos de lançamento do PlayStation 5 e retirar o modo de criação, levando o jogo para uma direção diferente da que os fãs estavam acostumados, investindo pesado nesse derivado da franquia LittleBigPlanet.

História

A aventura começa quando os sackianos, povo ao qual Sackboy pertence, são atacados pelo vilão Vex, um ser mítico composto pelo caos e medo, que invade o Artemundo e pretende corrompê-lo, escravizando-os e retirando o elemento mais importante para eles: a criatividade. Sackboy consegue fugir e precisa encontrar uma forma de salvar seu povo e livrar-se de Vex.

Durante a sua jornada, Sackboy encontrará personagens carismáticos que irão auxiliá-lo fornecendo itens e informações do mundo a ser explorado, sempre com muito bom humor e diversão.

A história é simples e cumpre bem a proposta de contar uma trama familiar com muita diversão e momentos cômicos. A aventura principal pode ser concluída por volta de 15 horas, caso o jogador apenas preocupe-se em terminar as fases sem explorá-las, o que seria um pecado, já que o jogo esconde diversos segredos legais.

Jogabilidade

Sackboy: Uma Grande Aventura abraça completamente o gênero plataforma, adotando a perspectiva 3D. A decisão é acertada e injeta um grau de novidade muito bem-vindo a série.

O título adota a identidade visual de LittleBigPlanet, com cenários improvisados utilizando itens comuns como papel, cartolina, esponjas e madeira para criar cenários riquíssimos de detalhes e muito criativos.

Tudo isso fica mais visível nas fases musicais, que foram as minhas preferidas. Em certos estágios, uma música irá tocar fazendo com que o cenário e os personagens mexam-se de acordo com o ritmo da melodia.

Uma das primeiras músicas é Uptown Funk, de Mark Ronson, e é sensacional ver como a Sumo Digital integrou a música ao nível, fazendo um verdadeiro show jogável diante dos jogadores.

O jogo possui comandos simples, bem típicos dos jogos do gênero: Sackboy pode pular, carregar itens e lançá-los em seus inimigos, rolar e desferir socos. Mas as mecânicas não limitam-se a isso.

Durante as fases, Sackboy pode obter ferramentas bem úteis, como o bumerangue que dá cabo de inimigos e coleta itens distantes ou o “o bugigancho” que permite que o boneco faça rapel e alcance locais antes inacessíveis.

O fato de não tornar os itens e certas mecânicas fixas, mas sim atreladas a certos níveis, dá um tom de variedade aos estágios que força o jogador a adaptar-se às mudanças, fazendo com que cada nível acabe sendo um desafio diferente do anterior.

Os inimigos possuem uma boa variedade e comportamentos interessantes, dando uma dinâmica legal ao combate, por mais simples que ele seja. Alguns deles podem ser facilmente derrotados com pulos e socos, outros irão demandar serem atraídos para algum local que exponha seu ponto fraco e assim por diante.

O mapa do mundo segue a ideia de plataformas clássicos: você precisará viajar entre níveis para abrir novos e chegar ao final de cada planeta, onde um confronto com chefe o aguarda.

Para acessar o chefe final, é necessário coletar esferas brilhantes, espalhadas pelas fases, que desbloqueiam seu “passe” para a batalha final. Algumas estão bem escondidas e irão requerer uma exploração mais apurada, mas mesmo que eu não pegasse todas as esferas (em alguns estágios, não peguei nenhuma), conseguia acessar o chefe sem precisar ficar repetindo as fases.

Nos 2 últimos planetas, é provável que você precise repetir níveis e desafios para ganhar mais esferas caso você tenha sido apressado e jogado sem explorar os níveis adequadamente.

Sackboy possui uma curva de aprendizado suave, mas não é um jogo que deve ser subestimado. Por mais que os primeiros estágios sejam bem simples, alguns níveis são desafiadores, mas estão longe de serem impossíveis e acabam sendo os mais divertidos. No máximo, você precisará de algumas tentativas para completar certos níveis, mas está longe de ser uma experiência frustrante.

As fases possuem uma classificação ao final que permitem desbloquear itens cosméticos para Sackboy. O boneco pode ser completamente personalizado, desde seus olhos e até mesmo vestindo fantasias espalhafatosas.

Mais itens podem ser comprados na loja de Zom Zom e a quantidade de itens estéticos impressiona. Caso você goste deste aspecto, é certo encontrará opções interessantes para o seu Sackboy.

Há fases feitas exclusivamente para o multijogador, o título suporta coop local para 2 a 4 jogadores e numa atualização futura prometida para o fim de 2020, adicionará coop online.

Aspectos Técnicos

O jogo possui dificuldades para rodar no PS4, mas não são graves, sendo resumidas a meros problemas gráficos, sendo mais notável a dificuldade de renderização de algumas texturas.

Na performance, ambas versões rodam em 60 fps mas o grande destaque é o PlayStation 5 que roda em 4K dinâmicos e consegue entregar uma experiência visual incrivel com gráficos detalhados e efeitos de iluminação incríveis.

O jogo conta com legendas e aúdio em português e vale citar o trabalho espetacular da dublagem brasileira. As vozes casam perfeitamente com os personagens de tal forma que parece que foram criados especificamente para seus respectivos dubladores.

A trilha sonora é memorável, da seleção de músicas famosas que embalam as fases musicais até os efeitos sonoros, ajudando a dar vida ao mundo mágico do jogo, contribuindo para a imersão do jogador na aventura.

O Dual Sense marca presença mostrando os recursos novos da geração, como os efeitos da vibração para simular os diferentes tipos de solo em que Sackboy corre e os gatilhos adaptáveis que simulam tensão ao agarrar e puxar certos objetos.

Considerações Finais

Sackboy:  Uma Grande Aventura é um título divertidíssimo que abre a nova geração com chave de ouro. Com gráficos incríveis, uma história cativante, trilha sonora fabulosa e desafio na medida certa, o jogo irá agradar jogadores de todas as idades e não poderá faltar na coleção dos fãs do gênero plataforma.

*O jogo foi testado no PlayStation 4 e PlayStation 5. Agradecemos a PlayStation por nos ceder uma cópia.