Como Justiça Jovem se tornou uma das melhores adaptações da DC

0
559

Uma série animada focada nos ajudantes dos grandes ícones da DC Comics é a premissa básica. Durante duas temporadas fomos apresentados aos desejos, ações, aflições, aspirações e pensamentos dos ajudantes de Batman, Superman e companhia. Foi assim que Justiça Jovem, em apenas duas temporadas, se tornou uma das melhores adaptações da DC.

O que faz Justiça Jovem ser tão especial são seus ótimos personagens. Todos eles tem seus momentos de glória e de dor. A narrativa faz questão de dar espaço para cada um ser desenvolvido e bem trabalhado no decorrer da trama. A sensação é de estar lendo um quadrinho em movimento, onde você consegue se identificar e criar empatia e amor pelos personagens que aparecem e tem seus dramas expostos.

É impossível não se emocionar com o Dick Grayson na cena em que ele relembra sua vida no circo. Ou quando o Superboy se vê sozinho no mundo, tendo poucos meses de nascimento. O momento em que Wally West “some” é gibi puro, e uma boa referência. A própria Liga da Justiça assume um papel de coadjuvante no seriado, fazendo somente aparições pontuais.

Os vilões possuem um arco tão bem construído e elaborado, que automaticamente nos remetem às grandes histórias da DC, como Crise Infinita, Reino do Amanhã e Crise Final, porém, com os jovens heróis assumindo o protagonismo. O clima de conspiração mundial deu o tom ao grupo antagonista, e apesar das pistas liberadas, a revelação no final da 2ª temporada foi inesperada e digna de aplausos.

O roteiro foi a base que estabeleceu a qualidade da adaptação. Gigantes da indústria dos quadrinhos também contribuíram – como Peter David – trazendo assim uma conciliação perfeita entre material original e o material adaptado. A inteligência imprimida no texto foi tão grande, que muitos episódios decisivos na história são imprevisíveis e cheios de surpresas.

Assim como a aparição da Legião na 8ª temporada de Smallville, a série animada da Liga da Justiça, a franquia de jogos Batman: Arkham, o primeiro filme de Christopher Reeve como Superman e tantos muitos outros exemplos, Justiça Jovem trouxe o melhor do que tem no Universo DC, firmando uma das melhores adaptações da editora numa mídia que a própria conhece muito bem, e domina.

A próxima temporada será lançada pelo serviço de streaming DC Universe em 2019.