Como Zack Snyder falhou em ser um diretor visionário

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Zack Snyder é idolatrado por muitos fãs de filmes de super-heróis, e chegou a até mesmo ser “carinhosamente” apelidado de “Snydeus“, mas será que a idolatria e a fama do diretor são merecidas?

Neste artigo dividido em duas partes, iremos fazer um raio-x completo na carreira do diretor e de suas abordagens duvidosas para os personagens da DC Comics nos cinemas. Não temos como objetivo desmerecer os méritos de Snyder, apenas apresentar fatos concretos sobre como a perspectiva dele para os personagens pode ser errônea e ter acarretado no insucesso de filmes como Batman vs Superman e Liga da Justiça.

Antes de mais nada, devemos ressaltar que, assim como Francis Lawrence, Snyder começou sua carreira cinematográfica como diretor de videoclipes e comerciais de TV, e ao longo dos anos, chegou ao almejado posto de diretor em Hollywood.

O falso Deus

“Eu tentei”

Começando em 2004, com o remake do clássico filme de terror Madrugada dos Mortos, Snyder buscou dar uma nova roupagem ao icônico trabalho de George Romero. Depois de um filme razoavelmente bem-sucedido, Snyder lançou seu nome para o estrelato, e passou a assumir produções cada vez maiores.

Foi com 300 que Snyder realmente marcou seu nome em Hollywood e chamou a atenção dos estúdios e dos fãs de quadrinhos. Com um orçamento de produção de cerca de US$ 65 milhões, o longa arrecadou impressionantes US$ 456 milhões mundialmente.

Antes de passarmos para os próximos filmes do diretor, temos de fazer um breve relato sobre como funciona a indústria de arrecadação dos cinemas.

Em 2017, Rob Cain, colunista da Forbes, consultor financeiro de filmes e antigo executivo de cinemas, fez um artigo sobre a arrecadação desastrosa de Liga da Justiça, e forneceu algumas informações interessantes sobre a indústria do cinema.

Em seu artigo, Cain considerava um orçamento de produção de cerca de US$ 300 milhões, e mais US$ 150 milhões usados para promover o longa (eventos, cartazes, trailers, divulgação em TV e rádio e etc), dito isso, temos um orçamento de US$ 450 milhões para um filme que arrecadou mundialmente US$ 657 milhões. Você pode achar que foi o suficiente para que o estúdio cobrisse os gastos e ainda tivesse lucro, mas não é assim que as coisas funcionam.

Cain explica que desses US$657 milhões, a Warner Bros. fica com cerca de 52% dos lucros da bilheteria doméstica, e uma média de 38% do lucro vindo de países estrangeiros (sendo 25% do total de US$106 milhões na China, e 42% dos demais países ao redor do mundo).

Isso daria uma média de $258 milhões em lucros de cinema que entram para os cofres da Warner Bros. Mas parte desse lucro ainda precisa ser repassada para outras pessoas.

Ele estima um lucro mundial para lançamentos domésticos (DVD e Blu-Ray), incluindo plataformas de streaming e vendas online, como US$170 milhões. Isso equivale à 55% do valor de US$310 milhões feitos por Vingadores: Era de Ultron no mesmo mercado, além de 45% dos lucros mundiais de US$1.4 bilhões feitos pela equipe. Revendedoras mundiais de TV devem fazer cerca de US$100 milhões. A estimativa de vendas de produtos promocionais é algo complicado, pois as vendas de produtos licenciados das franquias Batman, Superman e Mulher-Maravilha geram cerca de US$800 milhões à US$1 bilhão anualmente, levando cerca de US$100 milhões anualmente para a Warner Bros, então não é possível prever quanto o filme gerou de lucros em produtos licenciados, se é que Justice League gerou algum lucro.

Além disso, o estúdio possui taxas de anúncios e publicidades, o que poderia ser cerca de  US$30 milhões indo para a Warner Bros.

Se pegarmos os lucros domésticos somados aos lucros do mercado doméstico, TV e taxas, teríamos algo em torno de $558 milhões indo para a Warner Bros. Contra isso, deduzimos os custos de US$300 milhões usados para promover o filme, US$150 milhões do marketing, US$60 milhões para os custos de lançamentos domésticos ao redor do mundo, US$20 milhões para direitos autorais, US$20 milhões em empréstimos, algo em torno de, US$50 milhões em participações de lucros para os diretores, produtores, artistas e outros. Pessoas como Zack Snyder, Ben Affleck e o produtor Chuck Roven não custam barato. Cain afirma que uma de suas fontes disse que as participações de lucro em Liga da Justiça não seriam pagas até que o filme tivesse batido a meta de lucros, mas não pode confirmar, por isso, manteve o valor de US$50 milhões no cálculo.

Custo Estimado da produção: US$600 milhões. Deduza isso dos $558 milhões em lucros do estúdio, e temos um prejuízo de US$42 milhões.

Essa explicação toda é necessária, pois esse não é o primeiro filme em que o diretor deu prejuízos para o estúdio.

Watchmen, um dos filmes mais idolatrados pelos fãs de Snyder, foi um fracasso absoluto, onde se teve um custo de produção de cerca de US$130 milhões, e arrecadou-se mundialmente apenas US$185 milhões. O caso se repete com a animação A Lenda dos Guardiões, que custou cerca de US$ 80 milhões e arrecadou mundialmente cerca de US$ 140 milhões.

Sucker Punch: Mundo Surreal, seja talvez seu pior fracasso, arrecadando míseros US$ 89 milhões para um filme que custou US$ 82 milhões. Embora O Homem de Aço e Batman vs Superman: A Origem da Justiça tenham feito lucros mais expressivos, os longas sequer chegaram perto do verdadeiro poder comercial dos personagens, e se considerarmos todos os custos usados no cálculo de lucros de Liga da Justiça, veríamos que a arrecadação dos filmes com os dois maiores super-heróis da DC foi no mínimo irrisória.

A análise continua na página seguinte com o Superman do DCEU.