[CRÍTICA] Castlevania: Noturno – 1ª Temporada | Uma aventura épica e sangrenta na Revolução Francesa

Castlevania: Noturno é a nova série animada da Netflix que serve como derivada da série Castlevania, baseada nos jogos Konami.

A animação dá continuidade ao universo que nos apresentou Trevor, Sypha e Alucard, se passando quase 300 anos depois dos acontecimentos de Castlevania.

Castlevania: Noturno Condessa Sangrenta

A trama de Castlevania: Noturno se desenrola na França de 1792, durante a Revolução Francesa, conectando-se à figura de Elizabeth Báthory, a famosa “Condessa Sangrenta” do século XVI, conhecida por seus supostos rituais de beber o sangue de mulheres para preservar a juventude.

Richter Belmont, um descendente da linhagem Belmont, assume o papel de protagonista e continua a luta contra vampiros neste spin-off. Maria Renard, uma habilidosa praticante de magia, desempenha um papel crucial liderando um movimento rebelde.

A animação explora os temas da revolução, da liberdade, da opressão, da escravidão, da fé e do destino, colocando os personagens em situações complexas e desafiadoras. A animação também mistura elementos históricos, fantásticos e de terror, criando um universo rico e fascinante.

Os Personagens

Castlevania: Noturno Quarteto

Os personagens de Castlevania: Noturno são carismáticos e bem desenvolvidos, com personalidades distintas e motivações críveis. Temos um jovem Richter Belmont, o mais recente de uma linhagem de caçadores de vampiros, que se une a Maria Renard, uma feiticeira em ascensão, Annette, uma ex-escrava caribenha em busca de vingança, e Edouard, um cantor de ópera cujo futuro o levará a lugares sombrios. Cabe a esse quarteto enfrentar o Messias dos Vampiros e as hordas de Criaturas da Noite que buscam trazer uma era de noite eterna.

Richter, como personagem principal, é completamente diferente de Trevor Belmont, que comandou a série animada anterior. Ele não enfrenta os vampiros com tanta coragem e sarcasmo; às vezes, prefere dar um passo para trás quando é preciso, enquanto lida com um evento sombrio de seu passado, que o assombra no presente.

Quando se trata dos personagens que estão na linha de frente, Annette se destaca com mais contexto. Um episódio completo é dedicado a explicar o que a motivou a buscar vingança, o que a torna a personagem mais desenvolvida na história.

Os personagens não têm exatamente o mesmo nível de química que o trio original de Trevor, Sypha e Alucard tinha, mas essa relação levou tempo para se formar. É compreensível, afinal, que a primeira temporada da animação precise estabelecer o mundo antes de explorá-los profundamente.

Estética

Castlevania: Noturno - Richter Belmont

A estética da animação é impressionante, com uma animação mais fluida e detalhada que a série anterior de Castlevania. Ela explora bem as cores e as sombras para criar um clima sombrio e gótico. As cenas de ação são empolgantes e violentas, com muitos golpes, sangue e criaturas monstruosas. A trilha sonora também é um destaque, com músicas que remetem aos jogos da franquia e que combinam com as emoções das cenas.

O figurino e a fotografia são muito bons, conseguindo nos transportar diretamente para a época e o cenário da animação, ao mesmo tempo em que dão um visual único e autêntico aos personagens. O figurino escolhe roupas que casam perfeitamente com as características de cada personagem, como suas cores, tecidos, acessórios e até mesmo suas armas, tudo isso adiciona um toque especial à história. A fotografia faz um ótimo trabalho com luzes, sombras, cores e filtros, criando um visual que é sombrio, mas ao mesmo tempo vibrante e cheio de cor.

A influência dos jogos

Embora a série animada Castlevania: Noturno e os jogos Castlevania: Rondo of Blood e Castlevania: Symphony of the Night, em que Richter é protagonista, compartilhem personagens e ambientações semelhantes, existem diferenças significativas na trama e nos conflitos apresentados. A série animada expande o universo de Castlevania e introduz novos elementos à história, enquanto mantém a essência dos jogos originais.

Considerações Finais

Castlevania: Noturno é uma série animada que honra a saga Castlevania e que oferece uma nova perspectiva sobre o universo dos vampiros. A série é uma ótima opção para os fãs da franquia e para os apreciadores de animações adultas, com uma história cativante, personagens interessantes e uma estética impressionante. Castlevania: Noturno é uma animação que vale a pena assistir e que promete muitas emoções e surpresas.