[ANÁLISE] Capcom Fighting Collection | Uma viagem para a era de ouro de jogos de luta

Sendo uma das empresas pioneiras no gênero de jogos de luta, a Capcom já trouxe diversos clássicos do gênero em sua época de ouro dos arcades, sendo o mais popular, obviamente, o grande Street Fighter II. Com o passar dos anos, o gênero foi se tornando bem menos popular, com apenas os gigantes permanecendo relevantes nas novas gerações, inclusive atualmente. Contudo, nada impediria a Capcom de trazer de volta alguns dos títulos que foram sucessos daquela época para os dias de hoje… E foi exatamente o que ela fez.

Com 10 jogos no total, a Capcom Fighting Collection reúne não somente uma das muitas versões de Street Fighter II, como também traz de volta uma das franquias que eu simplesmente adorava e que pouquíssimos hoje recordam (exceto pela participação de algumas personagens em Marvel vs Capcom), que é Darkstalkers. Além deles, a coletânea ainda conta com Cyberbots, Puzzle Fighter, Gem Fighter e, pela primeira vez nos consoles, Red Earth.

Para alegrar ainda mais a situação, todos os jogos contam com port para partidas online, o que torna a experiência ainda mais interessante ao retornarmos para esses grandes títulos de outrora, que também tiveram melhorias gráficas e que voltam em suas versões clássicas dos arcades.

Boa dose de nostalgia dos arcades

No fim das contas, todos os games estão nas suas versões clássicas, com nenhuma melhoria significativa nas mecânicas ou algo do tipo. No caso de Red Earth, tivemos apenas a mudança dos comandos de arcades para consoles, mas não deixa de ser diferente dos já conhecidos comandos dos jogos de luta da Capcom.

Desse modo, para os jogadores que viveram o auge dos arcades, retornar a todos os títulos disponíveis nessa coleção é uma perfeita dose de nostalgia, especialmente para aqueles que sonham há muito tempo pelo retorno triunfal de Darkstalkers, uma série que tinha um potencial gigantesco, mas que foi esquecida pela Capcom, assim como muitos títulos que estão na geladeira da empresa (Que saudade de Megaman X, meu Deus…). Sendo assim, retornar aos quatro jogos da série é gratificante, tanto pelos grandes personagens como Demitri e Jedah, além das populares Morrigan e Felicia, que vez ou outra dão as caras em outros jogos da produtora.

Além da nostalgia, a Fighting Collection é uma excelente porta de entrada para novos jogadores descobrirem estes grandes jogos de outra época. No meu caso em específico, conheci pela primeira vez o Cyberbots, de onde surgiu o personagem Jin Saotome, um dos meus personagens preferidos do primeiro Marvel vs Capcom. No game, controlamos os robôs gigantes no meio de cenários de destruição, que lembram muito os populares tokusatsus do Japão. Com uma ótima mecânica de combos e poderes, o game é um diferencial em relação aos outros jogos de luta da coleção, especialmente para os amentes de robôs gigantes.

Na coletânea também temos o Puzzle Fighter e Gem Fighter, dois games extremamente fofos com versões “mini” de icônicos personagens da empresa. O primeiro sendo uma espécie de Tetris da Capcom, e o outro sendo mais tradicional e tendo uma luta controlada pelos jogadores, mas com mecânicas diferentes e o uso de gemas para melhorar as habilidades dos personagens.

Ambos os jogos, além de terem um visual fofo e mais cartunesco, trazem um frescor em relação aos outros da coleção, graças às suas mecânicas e diferenciais. Mesmo que sejam mais fáceis ou simples de se jogar, nenhum dos dois games ficam atrás de todos os outros clássicos que estão juntos na coletânea.

Continuando a lista, temos o que pra mim foi a melhor surpresa da coleção: Red Earth. Misturando elementos de jogo de luta com RPG, o game traz um mundo perfeitamente original e complexo, com uma história simples, óbvio, mas que te cativa rapidamente graças aos visuais dos personagens e suas jornadas ao logo das lutas. Além disso, o game tem um sistema de níveis, em que você pode melhorar ainda mais seus personagens com o passar do tempo, algo que ajuda bastante na rejogabilidade, gerando diversas formas diferentes de se jogar ao longo do tempo.

E por fim… obviamente, temos mais uma versão do icônico Street Fighter II, que mistura todos os modos anteriores em um jogo só, onde o jogador pode escolher logo no menu de seleção de personagens quais das versões ele quer controlar. Para quem cresceu com o game na sua vida, retornar ao grande clássico é sem igual, especialmente com as partidas online, fazendo com que os jogadores testem suas habilidades e combos com todos os personagens da série.

Se embasando muito na nostalgia, a Capcom Fighting Collection é também uma viagem pela história dos videogames, especialmente para uma época em que muitos de nós íamos para os inesquecíveis fliperamas para jogar o bom e velho Street Fighter. É uma jornada belíssima, é uma porta de entrada para o passado… É um retorno deslumbrante.