[ANÁLISE] Samurai Shodown | Um retorno triunfal e afiado!

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Samurai Shodown é uma clássica série de jogos de luta, que marcou a infância de muitos jogadores. O primeiro jogo, lançado em 1993, arrebatou uma legião de fãs por apresentar um combate inteligente e altamente competitivo. Na época, víamos jogos se passando nos tempos atuais e com combate desarmado. Samurai Shodown impressionou por apresentar uma história única, situada no Japão feudal, além combate focado primariamente na utilização de armas. 

A série, como quase todos os jogos de luta antigos, passou por reformulações. Inclusive, passando do estilo de jogo 2D para 3D. Seu último lançamento inédito foi Samurai Shodown: Edge Of Destiny, em 2008, que foi mal recebido pela crítica e pelo público. Vimos uma coletânea da série em 2009 e desde então, a série andava esquecida. Mas, felizmente, tudo mudou neste ano de 2019. Samurai Shodown voltou com tudo, agradando os fãs antigos e trazendo novos jogadores. Uma das coisas extremamente agradáveis foi a volta do estilo 2D. Muitos jogos de luta que nasceram no 2D e se aventuraram no 3D, estão voltando ao estilo antigo, injetando uma dose de nostalgia muito bem vinda. Samurai Shodown 2019 tem como proposta ser um reboot, sendo uma excelente porta de entrada para novatos, mas não afasta os veteranos por respeitar o passado sem medo de inovar.

A franquia se destaca por não ser um jogo focado em combos, como seus concorrentes. É um jogo de posicionamento e estratégia. Apertar o botão certo, na hora certa, irá te recompensar com uma vitória, mas um erro pode ser fatal e te custar uma derrota. A diversão está em aprender seu personagem e saber como abordar seu adversário, sabendo que o mesmo, está fazendo a mesma coisa que você: estudando seus movimentos e pronto para reagir. Este estilo de jogo rende momentos épicos e divertidos. Perder uma batalha em Samurai Shodown não é chato, é recompensador. Com seus erros, você aprende melhor a utilizar as qualidades de seu personagem e passa a reconhecer as limitações do mesmo.

A ambientação é fantástica. A história se passa em 1787, no sétimo ano da era Temnei. Um novo conselho formado pelo xogum, Matsudaira Sadanobu foi escolhido para reformar o país na era Kansei. Porém, com a nação em ruínas, fome e destruição, uma nuvem negra joga a nação nas sombras porque um grande mal se aproxima.

O jogo conta com vozes em japonês, o que aumenta mais ainda a imersão. Os efeitos sonoros são extremamente realistas, completando o pacote.

Os gráficos são desenhados e belíssimos, tendo detalhes riquíssimos. As armas, roupas e até cabelos foram muito bem trabalhados, com um capricho louvável. À medida que a batalha se intensifica, você notará os personagens sujos de sangue, dando um toque brutal e dramático. Um fator surpreendente é que o jogo não teve timidez com a violência, o sangue jorra a cada golpe de sua arma e nos golpes finais, é possível desmembrar o seu oponente.

O jogo é acessível a todos os jogadores, mas dominar todas as suas mecânicas, requer um pouco de dedicação. Quanto mais você jogar, mais irá perceber que ele não é fácil como parece. Algumas mecânicas podem ser complexas e se seu adversário dominá-la e você não, ele irá derrotá-lo com facilidade. Pensando nisso,  a SNK colocou um modo tutorial, onde você pode treinar desde os golpes mais básicos até os especiais únicos.

Quem é acostumado com jogos de luta, não terá problemas em aprender. Novatos deverão ter um pouco de paciência para entender como tudo funciona, mas a caminhada é prazerosa. É bom prestar atenção nos comandos durante o treinamento, porque pode confundir alguns jogadores. Por exemplo: no treino de chute, é mostrado um botão de joystick azul com K (kick). Isso acaba fazendo com que desavisados possam apertar o X, botão azul no joystick do Xbox One, sendo que na realidade, você deverá apertar A, o botão verde, fazendo com que desavisados fiquem perdidos. 

O elenco conta com 16 personagens: 13 clássicos e 3 novos. O grande destaque do elenco é o balanceamento diversificado. Cada um deles conta com um acervo de habilidades que devem ser bem exploradas para se alcançar a vitória. Algo extremamente bacana é a variedade de personagens disponíveis, agradando aos diversos estilos dos jogadores.

Earthquake, um personagem gigante, fortíssimo e agressivo, porém, é lento e acaba tendo diversas aberturas para ser atacado. Saber como lidar estas aberturas e contra atacar será algo que você aprenderá com o tempo, depois de algumas derrotas.

O personagem que mais me afeiçoei e recomendo tanto a novatos quanto veteranos é o ronin Haohmaru, grande protagonista da franquia. O clássico personagem é o equivalente de Ryu, da série Street Fighter. Haohmaru é um personagem extremamente balanceado e fácil de se jogar. Se você nunca jogou nada da série, não conhece os personagens e não sabe como funcionam as mecânicas, ele será uma excelente escolha.

A jogabilidade conta com quatro botões básicos: golpe fraco, golpe médio e golpe forte, onde seu personagem utilizará a arma, além do botão de chute, devendo ser utilizado como medida defensiva para repelir seu inimigo ou uma reação rápida de contra-ataque.

A defesa é como nos jogos clássicos, basta que mantenha pressionado o botão para trás. Bloquear na hora certa permitirá que se efetue uma defesa perfeita, dando a oportunidade de seu personagem reagir rapidamente. Buscar bloqueios perfeitos é extremamente arriscado, mas recompensador, te dando a abertura perfeita. Ainda temos a mecânica de esquiva, que como o nome diz, te permite desviar de um ataque, além dos golpes especiais que podem ser utilizados apertando os botões principais de ataques juntos ou então, mais facilmente para novatos, utilizar os gatilhos do joystick.

Todo lutador possui uma barra na parte inferior da tela, chamada de Medidor de Fúria. Entender como esta barra funciona é fundamental para a vitória. Conforme você vai tomando golpes, a barra vai enchendo. Se você demorar demais a utilizá-la, terá que enchê-la de novo, pois a mesma irá esvaziar. O jogo conta com uma mecânica extremamente interessante aliada à esta barra: desarmar o oponente. Isso pode ser feito apertando LB (Xbox) ou L1 (PS4) e meia lua, juntos quando a barra estiver cheia. Isto fará com que seu oponente perca a arma, se tornando vulnerável a diversos ataques.

Desarmado, ele poderá se defender com socos e chutes que são pouco efetivos contra uma arma, mas também poderá contra atacar tirando a sua arma, algo que é extremamente épico mas requer um timing perfeito. Essa é uma das belezas de Samurai Shodown, mesmo o jogador estando em desvantagem, ele poderá virar o jogo contra o seu oponente.

Outra habilidade interessante que se torna algo decisivo na mão de jogadores habilidosos é poder utilizar a barra de fúria em qualquer momento para “estourá-la” e ganhar acesso ao chamado ataque relâmpago. O ataque relâmpago é devastador e tem que ser muito bem calculado. Ele é um golpe semelhante ao que vemos nos filmes e animes de samurai, onde o espadachim se projeta para frente e passa pelo adversário, após alguns instantes, vemos o sangue jorrar e o oponente cair, por causa do corte cirúrgico. A barra, neste momento, irá decair e você terá que ver o momento certo para utilizar o golpe. Se você errar, o personagem defender ou deixar a barra se esgotar, ela irá SUMIR pelo resto da partida, não do round. Portanto, requer sabedoria e paciência.

O jogo, apesar de muito bom, conta com um pequenos defeito: as legendas em português contam com alguns erros de tradução e falhas. Por exemplo, antes de cada luta, as interações entre os adversários não é legendada, somente no modo história. Se você não sabe japonês, só te resta ficar imaginando o que os personagens estão falando, porém isso não tira o brilho do jogo e muito menos diminui  sua diversão. Além disso, existe a possibilidades de correções serem lançadas em algum patch futuro. Os loadings podem deixar alguns jogadores bem impacientes. Para um jogo de luta, são um pouco demorados, mas nada que vá tirar a sua vontade de jogar.

Entre os modos presentes, temos os tradicionais modo história, versus, online, sobrevivência e algumas coisas novas como os modo Punho de Aço. Este modo permite que você enfrente todos os personagens do elenco, em sequência. As disputas contam como somente 1 round e perder, irá terminar este modo.

Temos também um modo de corrida contra o tempo, que consiste em você enfrentar lutadores numa batalha contra o relógio.

O novo modo Dojo tem uma ideia extremamente interessante. Você poderá lutar contra as sombras de adversários, criadas pelo jogo, baseadas no estilo de jogo deles. Infelizmente, a execução não é tão boa. Todos os oponentes que enfrentei, mesmo estando em níveis altos, tinham uma inteligência artificial que não se comportava de acordo. Por exemplo: a sombra do jogador de nível mais alto que encarei se comportava de forma errática, pulando e dando golpes aleatórios, sem fazer o menor sentido, o que permitiu que eu o vencesse sem tomar dano, em ambos os rounds. Creio que este modo seja aprimorado, porque é extremamente promissor.

O online tem as tradicionais disputas versus casual, em que você pode organizar salas de até 10 jogadores , em 1 x 1 , e para os que gostam de desafio, o modo ranqueado, em que você enfrentará jogadores com nível semelhante ao seu, permitindo partidas extremamente equilibradas em que todo seu conhecimento das mecânicas do jogo fará toda a diferença. Testando o jogo online, foi perceptível sua fluidez e estabilidade online, algo fundamental a qualquer jogo de atualmente. 

O modo história segue a linha dos jogos clássicos. Vemos um pequeno vídeo de introdução do período em que a trama se passa, nos dando uma noção dos problemas graves que o Japão passava na época. Após o vídeo, somos apresentado ao personagem escolhido, onde o mesmo deverá encarar uma série de batalhas até encontrar o seu rival. Esta batalha é uma das mais importantes e conta com uma apresentação única, onde uma antiga rivalidade será encerrada. Por cada personagem possuir um rival diferente, é interessante jogar com todos para ver como tudo se desenrola na história. Após o rival, é hora de encarar o último chefe. Como todo último chefe de jogo de luta, espere uma batalha difícil com um personagem que apela. Após a vitória, uma animação padrão irá passar e logo após, você verá o final do seu personagem. Simples, porém divertido e também, nostálgico.

Samurai Showdown 2019 consegue atingir seu objetivo, sendo um excelente jogo de luta, com capacidade para trazer os veteranos fãs da franquia de volta e novos jogadores, em busca de desafios. O jogo pega tudo de bom que a franquia tinha no passado, aprimorando e revigorando para entregar um jogo atual, competitivo e extremamente divertido com um grande diferencial de ser acessível aos jogadores de todos os nichos, mas que irá requerer dedicação dos mais hardcores para dominar as mecânicas complexas. Se você é fã de jogos de luta, seja no moddo offline ou jogando online ou reunindo seus amigos na sala para uma jogatina, Samurai Shodown 2019 é obrigatório na sua coleção.

O jogo já está disponível em mídia digital para as plataformas Xbox One e PS4 e chegará em mídia física no dia 28 de Junho.