[ANÁLISE] Ghostbusters: Spirits Unleashed – Nostalgia e diversão para você e seus amigos

0
120

Nos dias de hoje, jogos com foco no multiplayer fazem um enorme sucesso por todo o mundo, seja pela diversão conjunta ou pelo simples fato desses produtores serem um prato cheio para streamers. Dito isso, não é novidade quando alguns estúdios apostam em franquias conhecidas para conquistar o coração dos fãs e jogadores, seja com conteúdos especiais em games populares, ou com a criação de um jogo completo.

E é aí que entra Ghostbusters: Spirits Unleashed, novo jogo 4v1 desenvolvido pela Illfonic, traz de volta a popular franquia para o mundo dos jogos de um jeito que, além de nostálgico, dá um novo ar para a série, que promete se tornar extremamente popular graças ao novo título.

Em Spirits Unleashed, temos uma gameplay que deve lembrar muitos jogadores outros títulos como Dead By Daylightou o jogo de Sexta-Feira 13, este último inclusive também desenvolvido pela Illfonic. Com isso, será que o estilo de game combinou com os Caça-Fantasmas?

Fico feliz em dizer que sim, o jogo é uma excelente adição para o catálogo de produtos da franquia. Além de conter uma ótima dose de nostalgia nas suas cinemáticas, com rostos conhecidos dando as caras para explicar um pouco do que está acontecendo, as mecânicas de Spirits Unleashed fazem o jogador e seus aliados se sentirem completamente como um Caça-Fantasmas.

Seguindo a linha de jogos 4v1 assimétricos, o game coloca quatro jogadores na pele de um grupo novo de Caça-Fantasmas, enquanto o adversário será o fantasma que está assombrando o mapa. Embora pareça injusto a princípio, as mecânicas do game tornam as partidas extremamente balanceadas, e todos os jogadores devem usar não somente as habilidades e opções disponíveis dos personagens, como também estratégia e, no caso dos caçadores, o trabalho em equipe.

Outro ponto interessante do game é o seu traço cartunesco, sobretudo nos fantasmas, que dá um tom mais leve para o título e o torna um pouco diferente de outros jogos semelhantes, além, é claro, de emular os visuais dos seres fantasmagóricos vistos nos filmes da série.

E já que falei sobre o game ser diferente de outros jogos multiplayer assimétricos, vale ressaltar que, embora o traço seja de fato bem diferente de outros títulos do gênero, Spirits Unleashed não é nada muito inovador em outros pontos, sobretudo na sua gameplay.

Claro que, ao jogar tanto como os Caça-Fantasmas quanto com as assombrações, existem algumas questões que diferem de outros jogos, como as clássicas armadilhas e armas laser do grupo de caçadores, ou até mesmo as diversas maneiras dos fantasmas assustarem e causarem caos, mas, no cerne de tudo isso, não chega a ser nada diferente de outros títulos já conhecidos, o que não interfere totalmente na jogatina, especialmente com outros amigos, que é o ponto forte de Spirits Unleashed.

Inclusive, vale destacar o fator crossplay do jogo para facilitar ainda mais as partidas com os amigos. Com isso, não é necessário que todos possuam uma cópia de Spirits Unleashed em um console específico para poder jogar, e a ferramenta funciona de forma extremamente efetiva, afinal, o trabalho em equipe e as disputas entre amigos é a principal ferramenta do jogo.

Dito isso, Ghostbusters: Spirites Unleashed é uma ótima pedida para jogadores que buscam um novo ar em games multiplayer assimétricos. Além disso, a dose de nostalgia é aplicada de um jeito excelente durante todo o jogo, fazendo com que os fãs da franquia Caça-Fantasmas se sintam mais uma vez no maravilhoso universo da série, e também servindo como boa porta de entrada para novos fãs.