[ANÁLISE] Starfield é tudo isso mesmo…?

0
176

Caro leitor, eu quero passar primeiras impressões sinceras e mais do que diretas sobre o jogo, então, já para responder o meu próprio título: Sim, Starfield é tudo isso mesmo!

Starfield é o mais novo lançamento da Bethesda, o provável título mais ousado que a empresa lançou e um dos maiores do ano também. Com sua recente chegada, o jogo já conseguiu bater números incríveis em vendas, públicos e até mesmo em haters…

Podemos dizer que estamos presenciando um momento quase que semelhante ao que vimos em The Last of Us 2 quando comentários maldosos se misturaram com críticas relacionadas ao projeto.

Porém, apesar de uma forte crescente do efeito manada, o jogo vem conquistando corações, incluindo o deste que vos fala, e vou explicar o motivo disso! Além de claro, apontar alguns problemas que não podem existir para os próximos títulos Bethesda, principalmente em casos de Triple A.

Problemas de ritmo na história?

Narrativa de Starfield explora a vastidão do Universo

Starfield inicialmente possui alguns problemas de ritmo. Quests tutoriais que poderiam ser facilmente substituídas pela primeira main quest do jogo que ajuda bem o jogador a entender o que precisa. Mas calma, leva algumas horinhas, infelizmente, mas é algo quase padrão aos jogos antigos da Bethesda, como Fallout NV e também Skyrim.

Mas a partir disso, você encontra um jogo que tem muito a oferecer em uma história intrigante e interessante, além de sidequests únicas e cheias de personalidade. Como uma que faz referência ao Batman e outra a One Piece!

Starfield é um Skyrim ou Fallout no espaço?

Starfield e suas gigantescas naves espaciais

Olha, é difícil negar semelhanças aqui e ali, mas tá tudo bem! Pois o que temos de melhor em ambos os títulos, nós temos em Starfield. E mesmo com elementos que conhecemos já presentes, Starfield ainda é um jogo único e original. Então não se deixe levar por conversas do tipo “Fallout no espaço“, afinal, isso não é demérito algum, pelo contrário.

Até mesmo comparações com No Man’s Sky são feitas com objetivo de criticar o jogo, porém, desde as primeiras novidades do jogo e até os seus Showcases, Starfield nunca prometeu uma liberdade que existe graças a um jogo que é arcade.

Entretanto, Starfield oferece a verdadeira liberdade e exploração de um Bethesda Game! Você vai perder horas e mais horas vasculhando planetas, até mesmo os mais inóspitos, como o atual planeta Terra, que acabou devido problemas na magnetosfera causada pela poluição do lixo espacial, mas você pode entrar em construções famosas como a pirâmide de Gizé e muito mais.

No mais, as comparações que são feitas usando Starfield possuem o objetivo de desencorajar a gameplay. Entretanto, o jogo, como já disse, é único e é um bom acerto da Bethesda ao inovar com algo totalmente fora da sua zona segura. Mas lembre: Starfield é um NASA Punk, não espere No Man’s Sky ou qualquer outra coisa que aí você vai de fato se decepcionar.

Jogabilidade de Starfield é boa?

Jogabilidade de Starfield é semelhante a outros jogos da Bethesda

Sim! Eu dificilmente gosto de combates do tipo RPG com shooter, mas Starfield capricha bem. Apesar da I.A inicialmente terem uma inteligência pra lá de duvidosa, elas vão melhorando de acordo com a dificuldade e você sente o evoluir das armas, que é outro ponto bastante positivo, pois há uma variedade absurda de armamentos.

Os inimigos não são esponjas de danos e muitas vezes você pode se deparar com esse comentário que afirma isso, mas não há sentido. É possível que se tornem se você ousar ir em lugares de mais alto nível sem poder responder da mesma forma! Aí não tem para onde correr mesmo.

Batalhas espaciais de Starfield

Ainda no tema de jogabilidade, precisamos destacar as batalhas entre naves que Starfield nos proporciona. É importante destacar que, apesar de não termos toda aquela liberdade geral de entrar e sair de um planeta ou universo sem loading, a nossa nave ainda proporciona ótimos momentos!

Você pode ameaçar outras pessoas com sua nave, travar combate e a partir disso invadir elas quando os motores morrem, além de conhecer estações abandonadas, que por sua vez podem se revelar grandes dungeons para o jogador.

O jogador pode alterar a força dos motores da nave, mísseis, lasers e muito mais, é realmente interessante e upgrades ajudam bastante a sua nave.

Entretanto, as batalhas de nave mesmo eu não cheguei a gostar, talvez seja falta de costume, pois eu evito elas sempre que posso, mas isso não chega a ser um ponto negativo.

Starfield oferece tanto um combate terrestre interessante quanto também um espacial de tirar o fôlego em certos momentos!

A trilha sonora e os gráficos de Starfield

Exploração de Starfield é um dos pontos altos

Starfield entrega uma OST bem única e marcante em todos os momentos do jogo! Para quem é fã de John Williams e Hans Zimmer, pode acabar notando algumas inspirações, o que mostra que o pessoal também não economizou nessa parte!

Gráficos do jogo

Starfield tem gráficos bonitos, até mesmo em suas configurações personalizadas mais baixas podemos notar isso. Seja no PC ou XBOX, o jogo possui texturas muito bem trabalhadas e que encantam, além da direção de arte que fez um trabalho fenomenal em cada uma das várias cidades do jogo.

Entretanto, essa beleza toda que Starfield propõe tem um valor mais alto do que deveria… E eu vou explorar isso melhor no seguinte tópico.

A performance de Starfield no computador beira o desastre

Agora deixando bem de lado os elogios, precisamos conversar sobre problemas claros! Como falei acima, mesmo na configuração mais baixa o jogo oferece boas imagens, entretanto, isso acaba pesando para todo mundo.

O critério mínimo para rodar bem Starfield, mesmo no low, acaba ficando muito alto e isso não é bom. O jogo não só sofre com alguns problemas de má otimização, como também de mal dimensionamento, algo que o PC Facts inclui também em seus testes e opiniões sobre o port.

A parceria com a AMD por sua vez torna tudo ainda mais complicado para Starfield. Conhecido por sempre trazer aos computadores performances das mais duvidosas como em Jedi Survivor ou The Last of Us, usuários de Nvidia precisam recorrer a mods que mudam o FSR para o DLSS da Nvidia.

Ambos por sua vez podem acabar capando muito a qualidade gráfica do jogo no geral, mas devido sua natureza desproporcional em relação a desempenho, Starfield meio que torna esses BÔNUS (um destaque a mais nessa palavra, pois infelizmente os Devs tem usado tal ferramenta como muleta e isso é errado em vários níveis) em algo necessário para se tornar aceitável.

Engine da Bethesda

A Bethesda precisa, de forma urgente, trocar a sua Engine. Infelizmente, mesmo com uma boa adaptação a atual geração de jogos, a Engine datada acaba por fraquejar em certos momentos e entrega limitações aos seus jogos.

Então, para elevar o nível que tivemos com Starfield e também para melhorar os futuros lançamentos, essa tecnologia precisa ser substituída ou receber algum upgrade, pois pode se tornar um retrocesso.

No mais, aguardo que saia algum patch que vise melhorar esse desempenho. A AMD também diz não proibir o DLSS em Starfield, então talvez caiba agora aos nossos amigos da Nvidia trabalharem uma atualização que inclua? Só o tempo dirá o resultado disso, mas até lá, Starfield sofre com problemas de desempenho e precisa de configuração personalizada para rodar relativamente bem.

Os problemas de loading de Starfield

Novamente, com mais um problema para destacar nós temos os famosos loading da Bethesda. É loading para sair um local, loading para entrar na nave, para levantar voo, para usar a dobra espacial e para aterrissar… Apesar de que podemos facilmente burlar 90% dos loading do jogo graças ao Fast Travel que temos, eles ainda são um problema por afastar novos jogadores (ou até os mais velhos da época do Skyrim).

Mas para nossa alegria, os loading são bem rápidos e não fiquei incomodado com eles, afinal, aprendi também a burlar eles. Porém, alguns lugares realmente não precisavam ter tantos… Isso também economizaria algumas ladainhas.

Veredicto sobre Starfield

Apesar dos pesares, vá sem medo. Starfield é uma experiência única e que te diverte, te cativa e te encanta conforme você vai avançando em suas quest, sejam elas main ou side. Os NPC são interessantes e divertidos, vão se envolver com você e isso trará uma visão de jogo ainda melhor para o final do game em si.

Além de também entregar uma personalização de personagem muito boa, com direito a backgrounds super legais e atributos que vão te fazer criar vários novos personagens a todo momento.

Starfield é um grande acerto para Bethesda que teve como último lançamento significativo o Fallout 76, que por sua vez não foi nada bem recebido no começo. Torcemos para que continue assim e nos traga mais jogos do nível para o XBOX e PC!

Obrigado aos nossos amigos da Bethesda pelo acesso antecipado com a key da versão Premium do jogo! É sempre uma honra.