[ANÁLISE] We Are Football | Finalmente temos um substituto para Football Manager?

0
1489

We Are Football é um jogo estilo gerenciador de futebol, que permite que você gerencie seu time ao mesmo tempo em que você treina a sua equipe. Desenvolvido pela Winning Streak Games e THQ Nordic, o jogo chega ao mercado para competir com o consolidado Football Manager.

Objetivo

O objetivo do jogo é consolidar o seu clube a longo prazo, focando em tarefas de gerenciamento. Aumente seu time, sua equipe técnica, a infraestrutura do seu clube, os torcedores e muito mais. Assim sendo, os jogadores do seu time possuem personalidades individuais e histórias próprias.

Jogabilidade

O ponto de partida do jogo é o clássico: criar o seu próprio avatar e selecionar o time. E aqui, temos alguns pontos interessantes.

O primeiro ponto é definitivamente positivo, que é a presença dos campeonatos femininos. Essas competições não são muito diferentes dos campeonatos masculinos, porém é uma adição agradável ao jogo.

Já os outros pontos, são totalmente negativos. Poucas ligas disponíveis e a total ausência de licenças, tanto no que se refere aos clubes, que muitas vezes têm os seus próprios nomes inventados, quanto pelos nomes dos jogadores, que não possuem nada em comum com aqueles que conhecemos na realidade.

Porém, a desenvolvedora resolveu incluir um editor de dados dedicado ao jogoO editor pode ser usado para alterar as informações de quase tudo que é carregado em um save.

O jogo apresenta poucos conceitos e não se aprofunda em alguns aspectos, começando pelos próprios jogadores. Os talentos são identificados apenas através de nível geral, não tendo nenhuma estatística sobre os atributos dos jogadores, como por exemplo: drible, finalizações, marcação, etc.

Diferente de Football Manager, o We Are Football permite que você adicione diversas habilidades específicas para vários jogadores, que são desbloqueadas conforme você vai jogando, parecido com um sistema de RPG.

O seu avatar não foge muito disso, pois jogo após jogo, você pode adquirir novas experiências e subir de nível e ganhar pontos de ação, que são usados para o crescimento de um jogador.

Quanto às famosas táticas, 4-4-2, 3-5-2 e 4-3-3, elas praticamente não existem. Os ícones dos jogadores podem ser movimentados à vontade em campo, ampliando assim as suas escolhas, porém isso acaba sendo um ponto negativo.

Em We Are Football, podemos motivar a equipe com algumas frases antes do apito começar. Existe também uma forma de incentivar economicamente o seu time, caso você esteja em uma partida decisiva. Também há meios de sabotar o adversário, como não aumentar o arremesso, perder tempo de forma antidesportiva nos minutos finais, ligar os irrigadores durante a partida ou até desligar a luz do seu estádio.

As partidas não são mostrados por meio de um 3D, igual como Football Manager. Um outro ponto negativo é que o jogo não apresenta muitas estatísticas da sua partida, como por exemplo: a porcentagem da posse de bola.

Um dos pontos positivos é que o jogo permite que você visite os locais do seu centro de treinamento, além da possibilidade de expandi-lo e visitar o museu do seu clube, onde são guardados os troféus conquistados. Também é possível que você tenha uma vista do seu estádio e até altere a estrutura dele.

Um outro ponto positivo é que é possível negociar contratos com patrocinadores. O modo de negociação é bem parecido com as contratações de jogadores. Também podemos promover encontros com fãs e até organizar uma reunião com a torcida organizada.

Considerações Finais

We Are Football, é um simulador de futebol leve com algumas ideias interessantes, porém oferece uma experiência bastante crua e pouca complexidade. É bem improvável que os fãs de longa data de Football Manager abandonem o jogo para testar um outro simulador de gerenciamento de futebol, ainda mais um que possui tão poucos recursos, especialmente no ponto de vista tático.