[EXCLUSIVO] Black Mirror | Detalhes sobre o episódio gravado no Brasil!

0
588

Em 5 de Junho, chega ao catálogo da Netflix a aguardada 5ª temporada de Black Mirror. Nessa temporada, teremos apenas três episódios, mas o episódio Striking Vipers, estrelado por Anthony Mackie (Vingadores: Ultimato) e Yahya Abdul-Mateen III (Aquaman), chama a tenção por ter sido produzido parcialmente no Brasil.

Nossa equipe conversou exclusivamente com um dos membros da equipe de efeitos especiais, e iremos comentar um pouco sobre o processo de produção.

CN: Primeiramente, se apresente e nos diga como foi contatado pra trabalhar nesse projeto:

Meu nome é Daniel Rivers, sou fundador e professor na Rivers – Escola de Games e Design. Sou Artista 3D na área desde 2010, atuando em produção de games, aplicativos, simuladores e etc. Atualmente, estou atuando como Diretor e Diretor de arte da produção de um Game de terror chamado Golem.

A Conspiração Filmes, que produziu o episódio aqui no Brasil, me contatou através de um contato que eu tinha há anos. O projeto já estava em andamento e precisando de soluções visuais 3D urgentemente.

CN: E o que você fez exatamente na produção?

Fui artista 3D da produção, mais especificamente na parte de Props (objetos). Minha responsabilidades era elaborar o Design e funcionalidade de objetos que vão aparecer em um episódio. Obviamente, esse design sempre depende de rascunhos, prototipagens em 3D, apresentações e uma impressão 3D do objeto. Assim, todos conseguindo ter ideia de qual seria a interação total daquele objeto.

CN: Você teve contato com a equipe internacional da Netflix ou foi tudo intermediado pela Conspiração Filmes?

Trabalhei diretamente com o diretor da série, produtor e diretora de arte. Eles vieram para o Brasil para cuidar diretamente de todo o processo. O processo que participei era mais voltado para os Storyboards, planejamento de enquadramentos e etc. Por isso, fiz o design das peças, para que eles fossem valorizados nos ângulos corretos.

CN: Com base nos seus trabalhos anteriores, qual foi a maior diferença de trabalhar num projeto como esse?

Eu nunca havia trabalhado com um projeto como esse, uma série famosa! Já trabalhei em simulações que foram aparecer em programas de TV, jogos com bastante número de downloads, mas nada como esse.

Meu maior desafio foi focar 100% na ergonomia da peça em si. Em Games, as artes tendem a ser muito mais visuais do que focadas em usabilidade. Nesse projeto, fambas as partes ficaram bem evidentes, além da peça ser funcional, ela tinha que ter uma estética atrativa e coerente com o roteiro. Sem falar a pressão de 3 pessoas de outro país e da própria equipe nacional, que ficavam “minha cola”, cobrando qualidade o tempo todo [risos].

CN: Você pode nos dizer o que podemos esperar do episódio?

Obviamente, eu não posso falar muita coisa, mas garanto que terá muita diversão e empolgação. Black Mirror sempre nos despertou ideias mirabolantes, roteiros geniais e isso com certeza não irá mudar nessa nova temporada.

CN: Existe a possibilidade de novos trabalhos como esse no futuro?

Tem chance sim! Em um futuro próximo poderemos ter notícias.